Turismo gastronomico.



Turismo gastronômico, gastronomia e o evento "JF sabor"






VILLER SANTOS



Resumo:Este artigo tem o objetivo de mostrar a importância do turismo gastronômico para o Brasil e o crescimento ao longo dos anos em eventos como o jf sabor e também ressaltar a importância destes eventos na economia. alem de tudo este artigo tem Como função nos proporcionar uma visão mais ampla do que é a gastronomia como esta está incluída dentro da cultura de determinada região e como é maravilhoso se aventurar neste mundo de sabores,sensações e experiências.


Palavras chaves: turismo, gastronomia, cultura, economia.




Abstract: This article aims to show the importance of gastronomic tourism and growth in Brazil over the years at events like the JF flavor and also highlight the importance of these events in the economy. besides all this article is to function in providing a broader view of what the food as this is included within the culture of a region and how wonderful it isto venture in this world of taste sensations and experiences.


Kay words tourism,gastronomy,culture,economy.






Nós estamos o tempo todo tentando fugir da rotina a procura de algo que nos proporcione prazer e que nos enriqueça culturalmente ,então como fugir do stress do dia a dia aliando prazer e conhecimento?"Uma forma seria o turismo gastronômico, pois esse consegue aliar esses dois, como diz: Castrogiovanni (2003)" turismo gastronômico é parte do turismo cultural e traduz a história, os ritos, modos, costumes e as tradições de um povo. Conceitua-se como o turismo planejado, tendo como atrativo turístico à atividade gastronômica "para alguns essa forma de turismo pode não ser um atrativo, pois viajar simplesmente para saciar uma necessidade básica como alimentação pode parecer um tanto desanimador contudo se torna quase que impossível você ir a uma região seja por diversos outros motivos e não provar a culinária local ,como diz ( Maria Lise in a importância da gastronomia como patrimônio cultural no turismo "baiano)"o turismo e a gastronomia são inseparáveis,pois não se pensa em turismo,sem prever entre outros itens,a alimentação para curta ou longa permanência,onde o viajante não pode abster-se dela e,sempre experimenta as cozinhas locais"diversos são os eventos que tentam através da gastronomia atrair o turista como por exemplo o que temos em juiz de fora (MG) o JF sabor um evento que cresce a cada ano e mostra todo seu potencial como um grande atrativo de turismo para JF


("A gastronomia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia) diz" A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados" A gastronomia sem duvida sempre foi e talvez sempre será uma das formas mais faceis de nos proporcionar prazer pelo fato de se basear em uma necessidade fisiológica do ser humano e por não conseguirmos viver sem nos alimentarmos, esta a meu ver nos se apresenta sempre surpreedente, pois sua combinação de sabores é muitas cada combinação de sabor gera um novo sabor se tornando assim infinita as possibilidades de novos sabores e nos proporcionando sempre novas experiencias e sensações como diz (LEBOUTTE,J IN artista das panelas GASTRONOMIA A ARTE DE REDESCOBRIR)" Na gastronomia não se permite que a imaginação encontre limites, é preciso despertar a mente e torná-la um reino pensante, criativo e sempre disposto a descobrir algo novo, é preciso viajar a um mundo surreal, ousado e inusitado, ver o mundo como um vasto universo abstrato". Diante desta constatação podemos entender porque a gastronomia e tão importante do ponto de vista do turismo, pois na forma de turismo gastronômico abre portas inumeráveis para os estudantes, empresários e comerciantes, este se torna um atrativo cada vez mais procurado pelos turistas, por toda essa novidade gerada na confecção de novos pratos, por voce ir a algum lugar e não ter essa noção de qual sera o sabor deste lugar qual tipo de tempero que eles usam sendo assim uma consatante novidade e essas novas experiencias
Geram possibilidades enormes pra quem quer viajar ou simplesmente ir a um restaurante.








Turismo gastronomico : definição:" turismo orientado para a exploração do patrimônio gastronômico de uma dada região".(http://www.instituto-camoes.pt/lextec/por/domain_8/definition/15773.html) dentro desta definição podemos tirar varias conclusões de como o turismo gastronômico funciona seja em relação à cultura seja em relação ao seu potencial como atrativo turístico, pois se fomos analisar a gastronomia sempre vai fazer parte da cultura de determinado lugar porque a própria cultura se baseia nisso, na transmissão de crenças, costumes, como diz (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura) cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é "aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade", ou seja, se fomos pensar a gastronomia ja faz parte da cultura de determinado local, pois esta faz parte dos costumes da crença de um local como podemos observar na india que tem uma gastronomia que não se inclui a carne de vaca, pois esta é um animal sagrado nestes pais.
A gastronomia se torna um atrativo turistico quando pensamos em turismo cultural pois como vimos anteriormente esta faz parte da cultura de um lugar sendo assim o turismo gastronomico é um atrativo não so pra quem quer experimentar novos sabores mais tambem pra quem quer se aventurar no profundo conheçimento sobre outras culturas porque como diz( BRIZOLLA,T ET AL in turismo cultural ,orientações básicas 2006 pag. ("" "10)" Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos signifique cativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura "". O turismo gastronômico uniu o útil ao agradável por isso este tem uma grande potencial em relação a ser um atrativo de grandes proporções para este século em que opõe, mas se valoriza e a busca por novas experiências vivencia e sensações como diz (Molina S in o pós-turismo) assim as empresas do ramo de restaurantes industriais culminavam seus trabalhos com a preparação do prato; as pós-industriais concebem o prato vinculado a uma função mais complexa, o serviço. por sua parte, as organizações pós turisticas percebem o prato e o serviço como componentes de um sistema maior, que é a experiencia. Na pratica isso implica que o cliente não só se ofereçe um prato e o serviço que o acompanha, mas que a função de alimentar-se e receber um serviço lhe agregam um valor, o de uma experiencia: uma diversão ou um entrenimento, uma fantasia que ultrapassa o cumprimento de uma nessecidade fisiologica e de segurança.




Jf sabor : minas gerais é sem duvida um dos estados mais famosos do brasil em relação a gastronomia, talvez pelo seu clima agradavel de região serrana que pede para acompanhar um bom vinho e uma boa comida nos dias de inverno . Esse estado se transforma em um dos mais atraentes do pais para quem quer comer bem e apreciar oque a alta gastronomia tem a nos afereçer, em todo o brasil ir a minas gerais é sinonimo de comer bem .como diz(http://viagemhoje.com/descobrindo-o-turismo-gastronomico.html) Um dos estados mais famosos por abrigar uma vasta cultura alimentar é Minas Gerais. Além da sua história na construção do país, diversas cidades históricas e festas durante todo o ano, o estado é famoso por seus quitutes e pratos típicos. A alimentação está tão arraigada aos costumes mineiros que é comum dizer que, se já foi para Minas Gerais e nunca comeu um pão de queijo ou uma colher de doce de leite ? lamento informar ? você não foi pra Minas de fato. Além da mesa farta, Minas Gerais é um estado famoso por produzir diversas marcas de cachaça fabricadas artesanalmente, o que é uma boa pedida para quem aprecia esse tipo de bebida. Diante desse fato cresce e muito os ampresarios e comerciantes do ramo de turismo dessa região do país que investem nessa forma de atrair os visitantes que é o "turismo gastronômico" criando assim vários eventos que tem como objetivo a contemplação da gastronomia, um deles é o JF sabor que possibilita ao visitante o acesso a verdadeiras obras primas da gastronomia. "O JF Sabor é o Festival Gastronômico de Juiz de Fora e Região, organizado pela Abrasel JF. O festival gastronômico de reconhecida importância cultural para a região oferece diversas possibilidades de participação, uma vez que se subdivide em vários eventos paralelos, com grande repercussão na cidade e arredores. De setembro a outubro JF Sabor toma conta de Juiz de Fora. São em media 40 dias de receitas especiais com o charme da cozinha mineira, workshops com chefes e profissionais renomados, atividades culturais, sorteios, festivais da cachaça e de vinhos, jantares temáticos, uma infinidade de atrações para todos que apreciarem a arte da boa gastronomia. Da abertura oficial até o encerramento cada item da programação recebe tratamento especial. Para participar do festival os restaurantes, participantes devem criar um prato inédito, que será comercializado durante todo o evento". ( http://jfsabor.com.br/) :


ALGUNS DO PRATOS AFEREÇIDOS NO EVENTO:

Escondidinho Mineiro ? Este prato foi criado para o 1º JF Sabor em 2001, com o recheio de cubos de carne seca envolvidos em molho especial, recobertos com purê de batatas, coroado com 4 queijos, fatias de bacon e levado ao forno para gratinar... O sucesso foi tamanho que diversificamos os recheios dos escondidinhos para mais 8 opções além do de carne seca. São eles: Maça de peito, peito de frango, língua de boi, lombo de porco, filé mignon, camarão, bacalhau e carne de sol. E para incrementar o que já era gostoso, recentemente aprimoramos o purê de batatas por batatas raladas tipo suíça, intercalada com uma farta camada de catupiry. Por cima, mantivemos os 4 queijos, as fatias de bacon e o gratinado. Uma verdadeira tentação!!!
Jabá de Jagunço ? Este foi o prato mais vendido no 2º JF Sabor, em 2002 e é o grande favorito até hoje, não só pelo sabor, mas também pelo visual como se apresenta. Ele é preparado com molho de lombo, lingüiças finas, bacon e ervas finas, repousado sobre camadas de polenta cremosa e queijos derretidos e é recoberto com costelinhas, lingüiças e torresmos à pururuca. Um espetáculo!!!
Galo de Espora ? No 3º JF Sabor, em 2003, apresentamos saborosas contra-coxas desossadas ao molho caipira sobre camadas de polentas cremosas, iscas de bacon, queijos derretidos e 4 contra-coxas pururucadas coroam esta gostosura.
Boi de Jaleco ? Um suculento molho especial com champignon e alcaparras (opcional) envolvem pedaços de maça de peito cozidos. Aromatizada com ervas finas, esta delicia é servida dentro do pão italiano crocante sem miolo e enfeitado com cheiro verde. Esta foi a opção que servimos no 4º JF Sabor em 2004. Um show!!!
Mulato Matuto ? Para o 5º JF Sabor em 2005 pensamos em servir um prato para aquelas pessoas que adoram um combinado de feijão com carnes. Assim, envolvemos o feijão de corda com lingüiças finas e carne seca. Iscas de bacon, vinagrete e cuscuz de milharina agregam sabores. Ovinhos de codorna, mandioquitas, linguiças e torresmos à pururuca completam o lindo visual. Uma delícia!!!
Brega e Chique ? Fatias de picanha grelhadas e regadas com molho especial de cerveja caracu são repousadas sobre camadas de polenta cremosa e queijos derretidos. Esta opção foi apresentada no 6º JF Sabor, em 2006, quando elegemos o Brega sendo a picanha e o Chique como a polenta cremosa preparada com o genuíno fubá. Um luxo só!!
5º Pecado ? A Gula ? Preparamos para o 7º JF Sabor, em 2007, um delicioso prato à base de leitão à pururuca embriagado no vinho, encurralado por batatas noissetes, recobertas com catupiry e iscas de bacon. Um delicioso molho agridoce com abacaxi acompanha esta maravilha. O nome "A Gula" é inevitável para alguém que vai, com certeza, cometer este 5º Pecado. E que pecado!!!
Bumba Meu Boi ? Famoso como o próprio nome que remete a festas regionais, preparamos o "Bumba Meu Boi" para ser apresentado durante o 8º JF Sabor, em 2008. Um suculento filé tornedor grelhado e recheado com queijo minas padrão, tomates secos e manjericão fresco. Depois é recoberto com um molho especial à base de queijo gorgonzola e ervas finas, salpicadas com castanhas de caju trituradas. Esta delicia é acompanhada por arroz branco e batatas fritas, à moda portuguesa. Uma gostosura!!!

Mineirinho Come Quieto ? Um delicioso fondue de 5 queijos é cuidadosamente preparado, bem quentinho e servido dentro do pão italiano sem miolo. Assim entre um papo e outro, pedacinhos de pão são mergulhados neste espetacular fondue de queijos e degustados com maior prazer. Ah! O por quê do nome? É que mineiro tinha mania de esconder sua comida na gaveta da mesa antiga das fazendas quando recebia alguma visita inesperada. Neste caso, nossas mesas já não tem mais gavetas e quando não queremos repartir nosso "mineirinho", simplesmente colocamos a tampa sobre o pão italiano recheado com fondue e assim, ninguém vai querer comer pão puro. Eta mineirisse!!!
Quarteto Uai ? A copa do mundo levou um grande numero de pessoas aos bares para assistir aos jogos e, nos intervalos, degustar um bom petisco. Pensando neste publico o Pró-Copão entrou no clima e vestiu o bar, os garçons de verde e amarelo com uniformes exclusivos. Na ocasião lançou o "Quarteto Uai" que é composto por lingüiças finas, mandioquitas, torresmos e carne seca e o enfeitou com bandeirinhas do Brasil e tiras de pimentões verde e amarelos também
FONTE:( Nepomuceno,J in cidade gastronômica, (http://curtindoumeventoadoidado.blogspot.com/2010/09/cidade-gastronomica.html)




O JF sabor e um dos maiores eventos gastronomicos de minas geria ofereçendoo melhor da comida mineira e seus respectivos derivados é um evento de grandes proporções considerando o turismo em jf e cresce a cada ano , impulsionando assim a economia de Juiz de Fora e fortalecendo o desenvolvimento da cidade.como diz: (http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?Modo=link2&idnoticia2=18192F): "A 8ª edição do Festival Gastronômico de Juiz de Fora, o JF Sabor, além de pratos variados, possibilita aumento significativo do movimento dos restaurantes e contribui para a geração de novos empregos. Os dados divulgados pelos organizadores do evento confirmam que os 40 restaurantes participantes atendem 30% a mais de consumidores no período do evento, que acontece de 17 de setembro a 26 de outubro". O jf sabor e um evento de grande importância para a cidade de juiz de fora pois este evento tem a funçaõ de alavancar a economia da cidade não só no período do evento mais também o ano inteiro porque o ramo da gastronomia possibilita grande lucratividade para os comerciantes e empresários que investem nesta área como diz : (Nepomuceno,J in cidade gastronômica (http://curtindoumeventoadoidado.blogspot.com/2010/09/cidade-gastronomica.html) "Este evento é muito importante para Juiz de Fora, pois mobiliza muitos turistas de regiões próximas, interessados na área, e apreciadores da boa comida mineira e o retorno financeiro é grande, pois a culinária é uma área em que se tem muito investimento".




Abaixo segue o quadro de evolução do evento;
Este quadro nos mostra que ao longo dos anos o evento teve um crescimento considerável não só nos estabelecimentos e nos pratos mais também na quantidade de pessoas e de pratos vendidos então podemos concluir que a quantidade de turistas que passaram a freqüentar o festival foi aumentando gradativamente ao longo dos anos.
JF Deguste Evolução do Festival Gastronômico em números:
2001 ? 1º JF Sabor:
15 dias ? pariciparam 34 estabelecimentos com 3.600 pratos vendidos para um publico de 7.000 pessoas.
2002 ? 2º JF Sabor:
30 dias ? pariciparam 42 estabelecimentos com 12.000 pratos vendidos para um publico de 20.000 pessoas.
2003 -3º JF Sabor:
30 dias ? pariciparam 40 estabelecimentos com 13.500 pratos vendidos para um publico de 23.800 pessoas.
2004 -4º JF Sabor:
30 dias ? pariciparam 42 estabelecimentos com 15.000 pratos vendidos para um publico de 25.000 pessoas.
2005 -5º JF Sabor:
40 dias ? pariciparam 34 estabelecimentos com 17.000 pratos vendidos para um publico de 27.000 pessoas.
2006 -6º JF Sabor:
40 dias ? pariciparam 40 estabelecimentos com 20.000 pratos vendidos para um publico de 28.000 pessoas.
2007 -7º JF Sabor:
40 dias ? pariciparam 46 estabelecimentos com 23.000 pratos vendidos para um publico de 30.000 pessoas.
2008 -8º JF Sabor:
40 dias ? pariciparam 41 estabelecimentos com 25.000 pratos vendidos para um publico de 32.000 pessoas.
2009 -9º JF Sabor:
35 dias ? pariciparam 51 estabelecimentos com 28.000 pratos vendidos para um publico



Fonte :( http://jfsabor.com.br/)

















conclusão




Contudo que vimos anteriormente podemos observar que a valorização da gastronomia é de fundamental importância para a cultura de determinado local e mais esta faz parte da cultura porque ela transmite a forma como um povo vive em seu dia a dia através da alimentação e representa os costumes mostrando que a valorização do turismo gastronômico e de grande importância para o turismo, pois quando viajamos estamos à procura de algo novo que nos faça mudar toda a percepção que tínhamos anteriormente sobre determinadas culturas e essa modalidade de turismo tem esse poder, o de transforma o conceito das pessoas, pois se podem experimentar os pratos mais deliciosos nos lugares mais simples os pratos mais horríveis nos lugares mais refinados, podemos também concluir que para economia ela é de fundamental importância, pois ajuda no crescimento desta, mesmo que às vezes seja apenas o crescimento de uma localidade como a cidade de juiz de fora pôr que se transmitido para todo pais terá um grande efeito na economia geral, ou seja, o turismo aliado à gastronomia e uma forma rentável e no mínimo deliciosa de se fazer turismo






Nepomuceno,J in cidade gastronômica
FONTE http://curtindoumeventoadoidado.blogspot.com/2010_09_01_archive.html


(http://viagemhoje.com/descobrindo-o-turismo-gastronomico.html)


(http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view. php? Modo=link2&idnoticia2=18192F)

( LEBOUTTE,J IN artista das panelas GASTRONOMIA A ARTE DE REDESCOBRIR ,FONTE: http://chefleboutte.spaceblog.com.br/r733/Artigo-n-1/

Http://jfsabor.com.br/


Http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia


Turismo e gastronomia.
Fonte: http://pt.shvoong.com/society-and-news/news-items/483277-turismo-gastron%C3%b4mico/#ixzz1o8zcp1lk

(Maria Lise in a importância da gastronomia como patrimônio cultural no turismo baiano)

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura

BRIZOLLA, T turismo cultural,orientações basicas tania brizola 2006 .

Autor: Viller Santos


Artigos Relacionados


Gastronomia

Mealhada

Educação De Qualidade Alimentar Em Meios De Hospedagens De Regiões Turísticas

Turismo Rural: Porquê?

Desenvolvimento Do Patrimônio Histórico E Cultural De Tiradentes - Mg

Desenvolvimento Do Patrimônio Histórico E Cultural De Tiradentes - Mg

O PatrimÔnio Cultural E Sua ImportÂncia Para A Atividade TurÍstica