CONTO "QUATRO ENCONTROS"



Joaquina Jeane Ribeiro Parente

Análise critica do conto "Quatro Encontros".

No conto "Quatro Encontros" de Henry James retrata a escola literária o "Romantismo". O romantismo procura mostrar o Byronismo. O byronismo exprime o pessimismo romântico que se volta contra Deus e a criação. A figura do Byron confundiu com um de seus heróis: melancólicos, sombrios e misteriosos.
Segundo JAMES (1963, p.100, 101), sobre o Byron: "(...) Responde que sim e tentei citar alguns versos de Byron, mas fracassei no meu intento."
Sobre o byronismo, tive grandes influências na Europa, mas logo após esse aspecto a Europa com o passar dos anos estava desbyronizada.
A Europa era um país sonhado pelas pessoas da época, pois a sociedade rica ia visitar a Europa (como forma de cultura). E o homem para ser cultural tem que fazer "The Grand Tour": Um fez por ano a sociedade tem que visitar determinados países e a duração dessas viagens é de dois anos (turismo).
Também no conto "Quatros Encontros" têm outro aspecto romântico. Spencer é uma personagem sonhadora. Ela não tem interesse pelas coisas sócias. Spencer é uma personagem que se caracterizada de forma indireta. O narrador fala que a imaginação é mais forte do que a experiência, pois o mais importante seria o pitoresco.
Segundo JAMES (1963, p.100), relata através de fotografias como Spencer é uma menina sonhadora, querendo conhecer tudo:

(...) As fotografia eram, quase todas de coisas que eu conhecia-panoramas da Suíça, Itália, Espanha, paisagens, reprodução de estátua, quadro de edifícios famosos.

Outro ponto a ser retratados no conto "Quatro Encontros" são dois aspectos: O psicológico e a moralidade.
O psicológico retrata como é o personagem da obra. São as características dos personagens e como esses personagens podem viver com essas caracterizações. Também trabalha o interior desses personagens.
Segundo JAMES (1963, p.99), mostra a descrição da personagem Miss Spencer com a caracterização do psicológico:

Miss Carolina Spencer não era exatamente uma beleza, mas tratava de uma figurinha encantadora. Perto dos trinta, como devia estar, tinha, no entanto um corpo quase de menina e uma pele de criança. Sua cabeça era bonita, com os cabelos arrumados de modo a parecer o mais possível aos bustos Greco (...).

A moralidade é o segundo aspecto que prevalece no "Quatro Encontros". A preocupação moralista busca mostrar através dos textos lidos pelo leitor como a sociedade realmente é.
Segundo JAMES (1963, p.115), busca descrever como as pessoas podem se apropriar da inocência por dinheiro. É o caso do primo de Spencer que pela astúcia retira de Spencer o seu dinheiro.

Soltei uma exclamação rubricas, e nesse momento o primo de Miss Spencer, o afortunado possuidor da sua preciosa bolsa e da mão da condessa provincial emergiu na pequena sala do jantar.

São esses dois aspectos que prevalece no conto "Quatro Encontros" como forma do leitor se entreter no enredo. O narrador é homodiegético, pois o narrador é personagem, mas não protagonista. Esse tipo de narrativas situa-se no espaço e no tempo. Não tem introdução e vai logo para a história. O autor cria uma perspectiva maior para a compreensão do leitor e com isso a linguagem se torna linear e uma leitura agradável.
No conto "Quadro Encontros" vai contar quatro recordes de encontros que vão ser de forma rápida. Onde por poucos tempos o narrador já irá traçar os aspectos psicológicos dos personagens. Então o narrador vai observar Spencer. Na verdade o narrador não sabia o que Spencer sentia. A narrativa se torna ambígua, pois não tem certeza dos fatos.
Ao contar a historia do conto "Quatros Encontros", o narrador busca retratar a temática do contraste entre America e a Europa. A personagem principal é a Spencer. Spencer simboliza a rude personagem que mora no interior da America. No enredo, o narrador busca falar da Europa; Spencer por ser um personagem rústico, seu maior sonho era visitar novos países, principalmente a Europa.

Segundo JAMES (1963, p.103, 108, 109), relata de forma convicto como a Europa era um sonho de luxo para Spencer:

(...) Eu ficaria louca se não fosse para Europa e certamente enlouqueceria se fosse.
(...) Afinal tomei a liberdade de observar que Havre não era exatamente um lugar a se escolher como uns dos pontos estéticos de uma viagem pela Europa. Era um lugar de convivência e nada mais; Um lugar de trânsito devia ser rápido. Recomendei a Miss Spencer que fosse a Paris, pelo trem da tarde e enquanto isso se distraísse com a visita antiga. Fortaleza no bocado porto-aquela pitoresca estrutura circular, que trazia o nome de São Francisco (...).

O narrador ao falar da Europa e da America, procura mostrar de forma linear os conhecimentos culturais. E faz um jogo de palavras, quando Spencer vê as fotografias.
Portanto, no conto "Quatro Encontros" busca retratar a parte psicológica do personagem. E com isso o leitor inicia o interesse pela leitura. É importante dizer que o narrador, também procura falar da moralidade da história que acaba prevalecendo no conto como forma de mostrar a sociedade como realmente é.


BIBLIOGRAFIA


ROSENFELD, Anatol. 1973. "Reflexões sobre o romance moderno." In: Texto / Contexto. São Paulo, Brasília: Perspectiva, INL, (Debates, 7), p. 75-98.
JAMES, Henry. "Quatro Encontros". In: Contos Norte-Americanos. Trad.: Vinicius de Moraes. Rio de Janeiro: Biblioteca Universal Popular, 1963. (BUP, Antologia, vol.1), p. 98-128.




Autor: Joaquina Jeane Ribeiro Parente


Artigos Relacionados


Resenha Do Livro Quem Mexeu No Meu Queijo?

O MistÉrio Do Gato Preto E Da Gata Gorda E O Narrador PÓs-moderno

Análise The Raven (o Corvo) De Allan Poe

Análise Do Conto Um Corpo Sem Nome De Adonias Filho

A Hora Da Estrela - Clarice Lispector

O Jogo Da Narração Em To The Lighthouse

O Jogo De Dramas Na Vida Do "mÉdico", Personagem Do Texto "o Rosto", Da Obra "o Homem De Duas CabeÇas??, De Almeida Fisher.