DESEMPENHO DE BOVINOS EM PASTAGEM



DESEMPENHO DE BOVINOS EM PASTAGEM DE Hemarthria altíssima CV. FLÓRIDA COM DIFERENTES ALTERNATIVAS DE SUPLEMENTAÇÃO DURANTE O INVERNO
O. C. filho1, J. L. Moletta2, C.E. Nadal Iansen,T.B.C. de Souza3.
1 Acadêmico do 6º período de Zootecnia do CESCAGE ? Bolsista do PIBIC/CNPq 2004/05. 2Prof. e Coordenado do Curso de Zootecnia do CESCAGE, Pesquisador do IAPAR, 3Acadêmicos do curso de Zootecnia do CESCAGE. [email protected], [email protected]

Realizou-se um experimento na Estação Experimental Fazenda Modelo do IAPAR, em Ponta Grossa ? PR, entre 17 de julho a 18 de setembro de 2004, objetivando avaliar alternativas de suplementação durante o inverno em pastagem de Hemarthria altíssima CV. FLÓRIDA sobre o desempenho de bezerros. Foram utilizados 32 bezerros ½ Purunã, com peso médio inicial de 177 kg, distribuídos em 5 tratamentos: T1 ? Testemunha (Pastagem de Hemarthria sem suplementação); T2 - Suplementação com Multi-mistura (Sal Proteinado: 20% sal mineralizado, 25% de sal branco, 4% de uréia, 10% de farelo de soja e 41% de milho moído), com um consumo médio de 300g/animal/dia; T3 ? Suplementação com 2 kg/animal/dia de concentrado; T4 ? Acesso à pastagem de aveia e, T5 ? Acesso à pastagem de Aveia e 2 kg/animal/dia de concentrado. O Concentrado utilizado era composto por 28% soja, 50% milho, 20% triguilho e 2% sal mineralizado.
Cada lote de animais foi mantido em 2 há, sendo que os animais dos tratamentos com acesso à aveia, 1ha era de hemarthria e 1ha de aveia.
Os ganhos de peso dos animais mantidos com suplementação de concentrado T3 (811 g/animal/dia) e T5 (910 g/animal/dia), foram superiores (P<0,05) ao dos animais que foram suplementados com proteinado T2 (556 g/animal/dia) e com pastagem de aveia T4 (468 g/animal/dia). Todas as alternativas de suplementação superaram (P<0,01) ganho de peso observado para os animais mantidos exclusivamente em Hemarthria T1 (291 g/animal/dia)
. A opção por uma das alternativas de suplementação dependerá das condições da propriedade e especialmente da análise de custo/benefício. No entanto, fica evidente que as opções de suplementação com concentrado são mais eficientes.
Palavra-chave: bovinos, ganho de peso, suplementação
Autor: Orlando Carneiro Filho


Artigos Relacionados


Desempenho Em Confinamento De Novilhos De Corte

Produção De Leite E Desempenho Dos Terneiros De Vacas De Corte De Diferentes Grupos Genéticos

Desempenho De Borregos Barriga Negra Em Roraima

Situação Atual Da Ovinocultura Em Roraima

Bovinocultura De Corte Em Roraima

Viajar Para Itália Com O Seu Animal De Estimação

Projetos Agropecuários Bovinocultura De Leite