DEUS USA OS FALSOS PROFETAS



DEUS USA OS FALSOS PROFETAS?

Manoel Huíres Alves


INTRODUÇÃO

Resolvi escrever este artigo (o assunto aqui, em questão, trata somente desta nova revelação e não, exclusivamente, a pessoas ou alguma igreja em particular) depois de tomar conhecimento do absurdo ensinamento de que Deus usaria, sim, alguém que vivesse na carnalidade deste mundo no serviço de profecias ou nos demais serviços ministeriais do Espírito (1 Coríntios 12.4-11).

E não teria sido escrito, sendo desnecessário, se os cristãos que apóiam essa nova "teologia", andassem na luz da Palavra de Deus.

"... porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nos somos santuário do Deus vivente..." (2 Coríntios 6.14-16).

Ou, perguntaria eu: Que relação há entre Deus e os falsos profetas?

OS FALSOS PROFETAS

"Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos PREGUE EVANGELHO QUE VÁ ALÉM DO QUE VOS TEMOS PREGADO, SEJA ANÁTEMA. Assim, como já dissemos, e agora repito, SE ALGUÊM VOS PREGA EVANGELHO QUE VÁ ALÉM DAQUELE QUE RECEBESTES, SEJA ANÁTEMA. Porventura, procuro eu agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo". (Gálatas 1. 8-12).

Assim como os falsos profetas foi uma praga para Israel, são hoje, da mesma forma, uma praga para a igreja do Senhor Jesus Cristo.

Uma praga, pois, apresentando-se, sempre, debaixo de uma falsa piedade cristã, querem ensinar ao povo as suas "novas revelações", e, assim levar muitos a rejeitarem a palavra de Deus pelo colorido dos seus "cultos doutrinários".

QUEM SÃO OS FALSOS PROFETAS

Quem são eles? São os semeadores da mentira, sedutores de almas, que andam com a Bíblia debaixo do braço, e caminham isolados do corpo de Cristo com suas doutrinas antibílicas.

Apresentam-se, sempre na forma "piedosa" do ponto de vista religioso e se escondem por detrás de uma cortina de fumaça dos chamados dons espirituais.

Na verdade são instrumentos "piedosos" a serviço de satanás para enganar, se possível, os escolhidos e impedir o crescimento da obra de Deus.

"Levantar-se?ão muitos FALSOS PROFETAS e ENGANARÃO a muitos". (Mateus 24.11-24).

O diabo procura imitar tudo aquilo que Deus faz. E para iludir e enganar os cristãos, o grande trunfo de satanás é passar-se por Deus, enquanto age sorrateiro e dissimuladamente, falsificando as manifestações do Espírito Santo de Deus.

O Que Diz as Escrituras

Em quase todos os livros da Bíblia encontramos citações contra os falsos profetas.
Aqui, resumidamente, trataremos brevemente de três delas, que, serão suficientes para nos mostrar a verdade sobre este assunto.

1. Deus: "Eis que Sou Contra"

O profeta Jeremias, no seu livro, prega a sentença de Deus contra os falsos profetas e os seus procedimentos mundanos, que dão razão para os pagãos não se converterem ao Senhor.

"Portanto, eis que sou CONTRA esses PROFETAS, diz o Senhor, que FURTAM AS MINHAS PALAVRAS, cada um ao seu companheiro. Eis que sou CONTRA esses PROFETAS, diz o Senhor, que PREGAM A SUA PRÓPRIA PALAVRA e afirmam: Ele disse. Eis que sou CONTRA os que PROFETIZAM SONHOS MENTIROSOS, diz o Senhor, e os contam, E COM SUAS MENTIRAS E LEVIANDADE FAZEM ERRAR O MEU POVO; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor". (Jeremias 23.30-32).

Uma das características dos falsos profetas é mentir e não falar segundo a palavra de Deus; preferindo o engano das suas visões falsas do que a veracidade da Palavra de Deus.

2. Jesus: "Acautelai-vos"

Jesus, quando aqui esteve, ensinou muito a respeito dos falsos profetas. Ele chamou-os de "sepulcros caiados", e disse: "Acautelai- vos dos falsos profetas".

"ACAUTELAI-VOS dos FALSOS PROFETAS, que se vos apresentam disfarçados/ aparência externa/ de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores". (Mateus 7.15).

Na expressão "disfarçados de ovelhas" subentende-se que os falsos profetas terão a aparência exterior dos verdadeiros: o que não é de si admirar, pois o "próprio satanás se transforma em anjo de luz", e os seus "ministros de justiça" (2 Coríntios 11.13-15).

3. Espírito Santo: "Provai-os"

O apostolo João, o amado de Jesus, falando pelo Espírito Santo, também nos ensinou muitas coisas importantes a respeito dos falsos profetas (veja entre parênteses as explicações).

"Amados, NÃO DEIS CRÉDITOS a qualquer ESPÍRITO (uma mensagem sobrenatural pode vir da parte de Deus, através do seu Espírito, ou da parte de satanás, através de um demônio); antes, PROVAI OS ESPÍRITOS (mensagens, doutrinas, práticas religiosas...) se procedem de Deus, porque muitos FALSOS PROFETAS têm saído pelo mundo fora... Filhinhos, vós sois (filhos e testemunhas) de Deus e tendes vencidos os FALSOS PROFETAS (confrontando-os pelo testemunho da Palavra de Deus), porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo (aquele que está dentro de nós e dá testemunho da verdade é o Espírito Santo; aquele que está no mundo e dá testemunho da mentira é satanás). Eles PROCEDEM DO MUNDO; por essa razão, FALAM DA PARTE DO MUNDO, E O MUNDO OS OUVE (o mundo não somos nós, os cristãos, embora estejamos no mundo). Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos o ESPÍRITO DA VERDADE E O ESPÍRITO DO ERRO". (1 João 4. 1,4-6).

Sim meu irmão, Deus e a sua palavra são um só, e concordam entre si; logo toda mensagem ou manifestação sobrenatural deve ser julgada pela Palavra de Deus (1 Co 14.29) ou pela vida do homem de Deus (Mt 7.17- 20); porque, em qualquer ocasião em que Deus venha nos falar, sempre será de acordo com a sua palavra.

Nisto conheceremos o verdadeiro homem de Deus, pois o verdadeiro homem de Deus baseia toda a sua vida e o seu trabalho na Palavra de Deus.
E, contudo, nossas palavras devem está em harmonia com a Bíblia, pois, do contrário seremos falsos e mentirosos e a mentira nem o engano, devem está presente na vida do homem de Deus (Jo 6.13).

ESPÍRITOS ENGANADORES

Nem todo pronunciamento ou mensagem sobrenatural vem da parte de Deus, o diabo também opera neste campo; e nem todos que profetizam são do Senhor, o diabo também tem os seus mensageiros.
"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque MUITOS FALSOS PROFETAS TÊM SAIDO PELO MUNDO FORA". (1 João 4.1).

Vivemos, certamente, numa era de demonismo, onde a cada dia, os espíritos enganadores procuram um novo campo de ação. E nas investidas do inimigo milenar nem as igrejas ficam à parte:

"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a ESPÍRITOS ENGANADORES e a ENSINOS DE DEMÔNIOS". (1 Timóteo 4.1).
Ora, assim como Deus, quer nos revelar as suas profundezas (1 Cor 2.10), o diabo também tem "profundezas" (ensino de demônios) para revelar ao homem (Ap.2.24).

"PPOFECIAS"

O diabo, portanto, usará todos os meios que puder para desviar os cristãos da Palavra de Deus. E, infelizmente, as "profecias" tem sido a principal porta de acesso dos espíritos enganadores à igreja. Não que eu seja totalmente contrário ao dom de profecias, não ? pois usado do modo correto como ensina as escrituras, é uma bênção para a igreja - mas discordo, sim, da maneira errada que este dom é ensinado e da forma carnal que ele é praticado.

E mais: o abuso e o uso errôneo desse dom têm levado muitos cristãos sinceros, e até mesmo dirigentes de igrejas, ao abandono da Palavra de Deus para a própria destruição ? deles.

"Assim como, no meio do povo, surgiram FALSOS PROFETAS, assim também haverá entre vós FALSOS MESTRES, os quais introduzirão, dissimuladamente, HERESIAS DESTRUIDORAS, até ao ponto renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre SI MESMOS REPETINA DESTRUICÃO". (2 Pedro 2.1).

As escrituras foram escritas por homens santos, da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo (2 Pe 2.21); sendo assim, Deus jamais usaria hoje o homem profano para distorcer as escrituras e ensinar heresias (ensinos de demônios) ao seu povo. Deus não, mas o diabo, sem dúvida tentaria um descalabro deste.

OS FALSOS PROFETAS E O NOME DE DEUS

Os falsos profetas poderão até usar o nome de Deus, nada os impede, nem prova que Deus esteja com eles, ou do lado deles, não.
Abaixo, veremos mais desta verdade:

"Disse-me o Senhor: os profetas profetizam mentiras em MEU NOME, NUNCA OS ENVIEI, NEM LHES DEI ORDEM, NEM LHES FALEI; VISÃO FALSA, ADIVINHAÇÃO, VAIDADE E O ENGANO DO SEU ÍNTIMO É O QUE PROFETIZAM. NÃO MANDEI esses profetas, todavia eles foram correndo; NÃO LHES FALEI eles, contudo profetizam. Porque FALSAMENTE VOS PROFETIZAM EM MEU NOME; EU NÃO OS ENVIEI, DIZ O SENHOR". (Jeremias 14.14; 23.21; 29.9).

"Muitos, naquele dia hão de dizer-me: Senhor! Porventura, não temos nós PROFETIZADO EM TEU NOME, E EM TEU NOME NÃO EXPELIMOS DEMÔNIOS, E EM TEU NOME NÃO FIZEMOS MUITOS MILAGRES? Então LHES DIREI: NUNCA VOS CONHECI (se não eram conhecidos, muitos menos usados, não acham?). Apartai- vos de mim vós que praticai a iniquidade". (Mateus 7.22-23).

Os falsos profetas usam o nome de Deus somente, e unicamente, como uma boa "isca" ? um truque para enganar os salvos do Senhor; pois sem o nome, dificilmente, conseguiriam "fisgar" os seus seguidores e adptos.

E sobre este estratagema do diabo, Jesus mesmo prenunciou, ele disse: "Vede que ninguém vos engane. Muitos virão em meu nome... E enganarão a muitos" (Mc 13. 5,6).

PASSIVIDADE TOLERÂNCIA

A passividade do homem de Deus, diante dos falsos profetas, compromete o seu trabalho; pois Deus terá contra ele a tolerância de tais "profetas" na obra do Senhor.

"Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que A SI MESMA SE DECLARA PROFETIZA, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos". (Apocalipse 2.20).

Notemos a doutrina desta falsa profetiza: era a mesma de Balaão, que "ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição" (Ap 2.14). Ou seja, ensinava o povo a dar mais valor às coisas materiais e mundanas, às coisas espirituais e morais, deturpando assim as Escrituras.

VERSÍCULOS ISOLADOS E MAL INTERPRETADOS QUE USAM EM APOIO A ESSE FALSO ENSINAMENTO

Buscando uma razão e apoio para desculpar as suas hipocrisias e carnalidades, tentam os que defendem a idéia de Deus usar alguém que vivesse na carnalidade deste mundo no serviço de profecias confundirem o povo com alguns versículos isolados, supostamente interpretados por eles mesmos e ensinados de modo arbitrário.

Veremos, abaixo, os versículos de uso mais comuns entre eles:

1- A Jumenta De Balaão: (Balaão é descrito na Bíblia como o profeta mercenário que negociava os seus dons):

"Então o Senhor fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancastes já três vezes? Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim: quem dera tivera eu uma espada na mão, porque agora te mataria. Replicou a jumenta a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que toda a tua vida cavalgaste até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? Ele respondeu: Não". (Números 22. 28-30).
Usando a conversação entre a jumenta e Balaão, querem ensinar que Deus usa até mesmo os corrompidos. E esquecem que Deus usou o animal justamente para se opor e refrear a insensatez de um desses enganadores (2 Pe 2.16).

Tudo bem! Sabemos que Deus age como quer e usa também quem Ele quer, pois, quando quis castigar Balaão usou a jumenta, quando quis alimentar Elias usou os corvos, quando quis trazer Jonas ao arrependimento usou o peixe, quando quis lembrar Pedro da traição usou o galo e quando quis entrar na cidade de Jerusalém usou uma jumenta; mas, certamente, jamais usará a serpente para enganar os seus filhos como o diabo usou para enganar Eva:

"Mas receio que, ASSIM COMO A SERPENTE ENGANOU A EVA COM A SUA ASTÚCIA, ASSIM TAMBÉM SEJAM CORROMPIDAS AS VOSSAS MENTES E SE APARTEM DA SIMPLICIDADE E PUREZA DEVIDAS A CRISTO". (2 Coríntios 11.3).

E mais, a crença de que Deus usou a jumenta de Balaão no serviço de profecias, prova a mentira deste ensino falso, e a distancia onde estão da verdade; pois aqui, o instrumento usado, foi próprio Anjo do Senhor (Nm 22. 35).

2- "Porquanto O Senhor Vosso Deus Vos Prova":

Outro versículo que usam, encontra-se, no livro de Deuteronômio, capitulo 13, verso 3:

"Não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo vosso coração, e de toda a vossa alma".

Deus, ao criar o homem, lhe deu o direito de escolher, e o homem tem toda a liberdade de escolher entre a Palavra de Deus e a voz enganosa dos falsos profetas.

Muitos querem servir a Deus, e pensam que poderão servi-lo de qualquer maneira. Querem ser usados por Deus, e pensam que serão, mesmo que suas vidas não combinem com a Palavra de Deus. Se assim fosse verdade, estragaria a boa fama do cristianismo, pois não haveria nenhuma diferença entre aqueles que servem a Deus e aqueles que se entregaram aos prazeres deste mundo.

Não, Deus não usa os falsos profetas, más aproveita a existência dos mesmos, para testar ou provar a nossa fidelidade para com Ele e sua palavra. Deus permite a atuação dos falsos profetas, mas nos dá a sua palavra para seguirmos na verdade e vencermos toda ação mentirosa procedente deste mundo.

E não obstante, a posição de Deus diante dos profetas que profetizam e falam mentiras é totalmente oposta e adversa. No verso quinto, do mesmo capitulo, ficamos sabendo da punição de Deus e da ordem de extermínio a estes profetas, leiamos: "Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o Senhor vosso Deus, para andardes nele. Assim eliminarás o mal do meio de ti".

A disciplina do Senhor, embora severa, é explicita e clara: "Assim eliminarás o mal do meio de ti".

3- Saul Entre Os Profetas Depois do Espírito do Senhor Ter Se Retirado Dele.

"Então foi/ Saul/para a casa dos profetas em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá". (1 Samuel 19.23).

No caso de Saul nem profeta foi. Era, na verdade, um rei desobediente que perdeu a coroa, pois a expressão "serás mudado em outro homem" (Sm 10.6) não se referia a uma mudança espiritual, mas tratava-se de uma mudança social: um camponês que passaria a ser rei.

E, logicamente, o que houve, neste caso foi uma manifestação casual de um estado religioso, por parte de Saul (e de seus soldados), manifestada mediante pronúncias ocasionais.

E mais: o fato de Saul (e de seus soldados) terem profetizado na presença dos profetas nos mostra que Espírito do Senhor pode agir por indução. O mesmo ocorre aos incrédulos, ao agirem como se fossem salvos, estando presente no meio do povo de Deus, quando na verdade não são.

CONSIDERAÇÃES FINAIS

Finalmente, quero deixar algumas indagações, ao terminar:

Se Deus usa o falso profeta, por que exigiria a santificação do seu povo?

Se Deus usa o falso profeta, poderia Deus exigir o concerto do mesmo ou condená-lo?

Se Deus usa o falso profeta, seria o mesmo exemplo de arrependimento para o pecador e santificação para o seu povo?

Se Deus usa o falso profeta, que segurança teria o novo convertido que acabara de abandonar o pecado?

Se Deus usa o falso profeta agora, porque mais tarde, na eternidade, o condenaria ao inferno?

Se Deus usa os falsos profetas, os cristãos ao resisti-los não estariam se opondo à vontade de Deus?

Se as tradições invalidam a palavra de Deus, uma vida alheia à vontade de deus não faria o mesmo (Mt 15.6)?

Se Deus usa o falso profeta, como Ele faria diferencia entre o santo e o profano, e entre o imundo e o limpo (Lv. 10.10)?

Se Deus usa o falso profeta, como Deus honraria quem lhe honra e desmereceria quem lhe despreza?



Autor: Manoel Huires Alves


Artigos Relacionados


Espiritos Enganadores

Como Indentificar Falsos Profetas

A Doutrina Da Palavra De Deus

Jeremias 28 - 1 Ao 16 - Escolhendo Profecias Que Nos Agrade...

Deus Muda De IdÉia?

RevelaÇÕes De Deus Para NÓs E As Nossas CondiÇÕes Espirituais Para RecebÊ-las.

Batismo Com Fogo