Mentes Brilhantes De Que o Mundo Esquece



A humanidade foi marcada por muitas pessoas consideradas geniais. Inventores, cientistas, filósofos, matemáticos, biólogos e químicos que criaram, mostraram, ensinaram e imaginaram. Transformaram inúmeros conceitos, quebraram dogmas, descobriram e divulgaram as leis da natureza. No entanto, não é sobre essas mentes brilhantes que quero dissertar. Essas dificilmente são esquecidas, especialmente para quem teve a oportunidade de estudar. Vai dizer que nunca ouviu falar de Isaac Newton, Leonardo Da Vinci ou Sócrates?
Já as mentes brilhantes de que o mundo esquece são aquelas mais evitadas pela mídia, você dificilmente irá escutar o nome delas na televisão ou no rádio. Isso é proposital para que se tenha o mínimo possível de informações sobre quem foram essas pessoas. Pessoas estas que não aceitaram viver em mundo tão desigual, injusto e preconceituoso. Mahatma Gandhi, Martin Luther King, John Lennon, Ernesto Chê Guevara e Luis Carlos Prestes são alguns exemplos.
Gandhi com sua política da "Não Violência" conquistou a independência da Índia a partir do massacre covarde de Amritsar. Luther King lutando contra o preconceito fervoroso dos americanos para com os negros. John Lennon com protestos em praça pública e em frente a Casa-Branca contra a guerra do Vietnã e com músicas fantásticas como "Imagine", "Give Peace a Chance" e "Working Class Hero". Chê Guevara libertou Cuba dos estadunidenses . Cuba finalmente pode deixar de ser o "bordel" americano para se tornar um país sério. Infelizmente, após a vitória de Chê, ainda continuou por muito tempo sofrendo boicote econômico dos Estados Unidos. E ainda assim, hoje possui um dos melhores sistemas de saúde pública no mundo e vive uma duradoura fase de sucesso em inúmeras competições esportivas internacionais. Prestes lutou bravamente contra a ditadura no Brasil, contra a desigualdade social e descaso do governo com vários estados brasileiros em estado de pobreza .
Talvez nenhuma dessas pessoas mencionadas fossem tão gênios como Newton ou Da Vinci. Isso prova que não precisa ser gênio para mudar o mundo. Basta ter a consciência de que cada ser humano deve fazer sua vida valer a pena e de que males como a desigualdade social, o preconceito, o racismo e a ignorância nos impede de ir além, de evoluir, de pensar grande, de parar de viver no mundo da "caverna" como diria o grande filósofo Platão. E então, você vai ficar aí de braços cruzados se contentando com todos esses males ou vai acordar pra vida?

Autor: Ian Zani


Artigos Relacionados


Martin Luther King

A Crise Dos Mísseis De Cuba

A História De John Lennon Em Carreira Solo

Dia Da ConsciÊncia Negra

O Lado Branco Do Racismo

Resenha Crítica Da Vida Política De Martin Luther King

A CondenaÇÃo Do Povo Cubano: Reflexos Do Boicote