Vencendo A Ansiedade



Vencendo a Ansiedade

"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" (I Pe 5:7)


Introdução:

O que você pode dizer acerca da ansiedade? Em algum momento já a experimentou? Os motivos para a ansiedade em sua vida foram ou são justificáveis? Há já um plano pra se livrar dela?

Nesta lição veremos os pontos mais importantes sobre este esta doença que atinge em torno de 24 milhões de brasileiros, e apenas 1,7 milhões tem conhecimento de que tem o problema, é possível que através deste aprendizado pela revista da Escola Biblica Dominical muitos passem a deixar de fazer parte de um rol real e desagradável.

[Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto revelou que a doença é pouco conhecida e atinge 13% da população brasileira e somente 1% das pessoas sabe ou tem conhecimento]

. É verdade que nos deparamos em momentos que somos cercados pelos desprazeres e então somos levados à beira de uma situação como tal. Mas não podemos nos esquecer de que temos um auxilio que vai além da razão humana, Jesus o único capaz de perguntar: Porque estais ansiosos? Ao fazer a pergunta Ele estava conduzindo os seus ouvintes a estarem cientes da afirmativa que fez em sua palavra de esperança, ao determinar que olhassem para muitas coisas que não tem o mesmo valor que Deus dá a seus filhos: "muito mais valeis vós, do que os lírios dos campos, do que os passarinhos" Jesus estava dizendo: Não é preciso ter ansiedade, vocês não precisam ter uma preocupação excessiva, Deus esta cuidando de vocês.

. O medo de perder algo que julga ser de tão grande importância, a preocupação com o dia do amanhã, a incerteza de alcançar a conquista dos seus projetos, a insegurança diante de tantas ameaças, a falta de confiança em Deus, o cometimento de falhas que são passiveis da desaprovação de outros, expectativa aflorada de algo que pensa em vir e assolar o seu bem estar; estas e outras situações são fatores que possivelmente levam uma pessoa a estar em ânsias.

DEFINIÇÂO DE ANDIEDADE: aflição angustia grande inquietação, desejo veemente, impaciência, pressa, ambição, estado da psique acompanhado de excitação ou inibição que comporta um estreitamento.

Por ser um mal que atinge o sistema nervoso central, a ansiedade tende indiretamente, levar o ansioso demasiado a séries complicações até mesmo patológicas, emocionais e espirituais.

Por ser o nosso século, o mais avançado entre todos os demais, com a ciência em aumento e desvalorização do ser humano no sentido de utiliza-lo para os fins diversos que o homem pode realizar, as preocupações tem aumentado, a ânsia está refletida no exterior das pessoas, e isto vemos pelo comportamento individualizado das pessoas.

Mas há uma dimensão além das preocupações, e que podem ser alcançadas com a aplicação da fé, vivenciando a cada dia os rumos orientados através da palavra de Deus.

I - CAUSAS DA ANSIEDADE

. Temos que pela definição dos estudos que a psicologia com clareza nos deixa ao aprendizado sobre a ansiedade: é um estado emocional caracterizado pelo seu modo intra-doloso, e imprime a inquietude e medo;sempre enfileirado pelo processo desencadeante de desorganização de todo o sistema funcional nervoso do individuo; então é possível ver e poder compreender algumas das causas que não busca somente uma classe de pessoas, embora a ansiedade tenha atingido em maior percentagem da casa dos vinte aos trinta anos, as mulheres,via de regra este percentual não é regra taxativa, e quando olhamos para a palavra de Deus vemos que a mulher foi feito vaso mais frágil, é possível explicar esse grande número do seguinte ponto de partida: Com as exigências do nosso século, a mulher tem se visto parece que obrigada a entrar no contexto mercadológico, e como os seus níveis estão o como vaso mais frágil, não consegue desenvolver à mesma altura da potencialidade do homem. Com isto não se diz que a mulher é incapaz, pelo contrário a sua capacidade e estremamente elevadíssima, pois busca e atinge além das suas forças.

. Fé Vacilante Encontramos no texto bíblico que a fé é o firme fundamento. Fundamento é a base de toda estrutura, seja ela física ou abstrata.

Uma fé frágil, sem consistência, vacilante; é a causa principal do medo, da insegurança, do estreitamento do campo de ação de cada individuo.

Acontece sempre uma inconseqüente inquietação ante um perigo que possa existir ou não, ás vezes criado na imaginação da pessoa como a exemplo: o medo de não fazer sucesso em suas projeções, medo de enfermidade que pensa existir em seu corpo, medo do dia do amanhã, da morte, de perder o emprego.

. A incerteza tem provocado medo nas pessoas, a fé vacilante é como onda no mar, ora está alta, ora está baixa. Ora! Se a fé é o firme fundamento é somente encher se de fé, e a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. Lembremos-nos de Pedro quando estava afundando na águas, Jesus o tomou e disse: Levanta homem de pouca fé. Isto constantemente o Mestre está fazendo por nós.

. Cuidados Excessivos Com a Vida há muito que tem tanto cuidado com as coisa que passa a ser uma mania comportamental que resulta na perda da auto crítica em relação ao seu comportamento, tornando se chacota para os outros e perda da concentração necessária para o desenvolvimento de suas atividades: Observemos abaixo alguns destes cuidados:

a) Cuidados com ascensão social. Por vivermos em uma competição constante é comum vermos pessoas passando e atropelando as outras, querendo a desvalorização dos demais; e isto fazem buscando angariar para si uma posição de status elevado, fazendo de tudo para alcançar seu alvo. Um comportamento assim leva qualquer na mesma condição a uma perda da sua capacidade de raciocinio, pelo que é levado facilmente a um problema mais grave em sua saúde.

Todo o ramo de trabalho que alguém possa fazer parte no mundo capitalista em que presenciamos no nosso século, é incentivado a ser levado a uma constante competição; pois a competição aumenta os lucros, há uma disputa e todos fazem parte dela. E é exatamente essa uma das maiores competições do nosso século e tem causado ansiedade em muitos. A causa de muitas derrotas em diversos tipos de disputas tem sido a ansiedade.

Ao lermos a história de Saul, vemos que era um rei que causou sérias complicações para Davi. O mesmo Saul enfrentou também problemas emocionais, espirituais e físicos. Davi ao tocar seu instrumento acalmava o espírito de Saul, seu medo de perder o reino lhe causava ansiedade, tinha pressa para descobrir as coisas, consultou a feiticeira.

b) Cuidado com o acúmulo de bens materiais. Lembremos nos das palavras de Jesus que disse: "a traça e a ferrugem consomem" os bens materiais são dádiva de Deus ao homem, desde que seja alcançado de forma honesta, mas o cuidado que não devemos ter é a incontinência, nunca se farta, o que tem é sempre pouco, endeusam as riquezas usando o nome de Deus, esta situação tem levado muitos a ansiedade, tornam, se excessivos em suas tarefa e afligem os outros para encher seus cofres de documentos de bens adquiridos.

Precisamos ser cautelosos quanto a nossa forma de administrar os nossos impulsos para não querer adquirir bens entrando pelo caminho da ansiedade.

A bíblia sagrada diz que o homem pode trabalhar e querer trabalhar e ainda querer, mas para o trabalho do homem não há fim. Todos tem o dever de aprender o que a palavra de Deus no ensina: Que devemos ter contentamento. Onde estiver o tesouro ai esta o coração, o homem é muitas vezes incapaz de se limitar, e quer a cada vez mais.

II - O ESTRESSE COMO CONSEQUENCIA DA ANSIEDADE

. A ansiedade por ser a porta de entrada para diversos tipo de enfermidades, é uma das principais para o estresse. Quando a ansiedade atinge o sistema nervoso central, começa a irradiar sinais de descontrole para todas as áreas do organismo pois sobrepõe ao funcionamento normal e altera o metabolismo promovendo sequencialmente distúrbios, ora na mente, ora coração, ora aparelho digestivo, etc.

O estresse é provido no ser humano pela continuidade de uma determinada tarefa que o corpo se habilita a desempenhar, seja de ordem física. Emocional, vindo a atingir as questões do ser humano relacionadas à mente.

O estresse está relacionado ao esgotamento do todo de um ser humano, onde ele perde suas habilidade de ordem física, emocional e espiritual, o estresse sempre se apresenta sem que o individuo queira, mas cada individuo o faz surgir pelos seus exageros comportamentais.

. Os estresses é a junção de varias reações do organismo e da mente que são diagnosticadas quase que sempre em um estado já avançado.

É uma enfermidade que atinge todas as classes de pessoas, não escolhendo, etnia, origem, religião; todos os ramos que compõe a sociedade, tem sido atacado. Grandes homens da bíblia passaram por uma experiência assim. Todo cristão precisa exercer um auto-controle para não se tornar um crente com sinais de estresse que afeta seu circulo de convivência.

. Gostaria de lembrar que é possível que em dado momento o pastor precisa ser compreendido pelos seus cooperadores, houve um momento que Moisés quebrou as tabuas da lei.

Os momentos que o apóstolo Paulo viveu na Ásia chegaram a leva-lo ao desespero da vida (2 Cor 1:8) as aflições foram mais do que podiam, ficaram estressados.

Estes momentos são de fato possíveis de ocorrer na vida do cristão, mas como o mesmo apóstolo disse: "posso todas as coisa naquele que me fortalece" Assim dizemos também.

a) Os causadores do estresse são diverso fatores inoportunos, como perdas familiares, separações no casamento, perdas financeiras, excessividade laboral, auto culpabilidade, desconfiança demasiada, excesso de preocupação. È necessário reconhecermos que não há dignidade em nós para tão grande benção da parte de Deus, porém o senhor nos faz dignos de recebê-las. Ao lermos o salmo de numero 73, vemos o salmista fazendo queixas e logo então reconhecendo que Deus o havia feito digno, pois havia algo mui melhor reservado aos fiéis.

b) Sintomas do estresse são perceptíveis de maneira mais freqüente através da estafa, um cansaço inexplicável, fadiga do excesso de trabalho. Pela fraqueza do corpo físico resultando em indisposição para a auto realização, a dificuldade de raciocinio e memorização pode ser auto detectada, é somente fazer a observação de que se tal pessoa dantes era assim com seqüelas de problemas congênitos.

. O desanimo ocorre pela falta de forças psicológicas que levam a uma saliência às dificuldades. Vai aqui também uma orientação para os casais que em muitos momentos, a falta de apetite sexual regular é conseqüência de estresse, necessitando assim uma compreensão de ambos os conjunges A falta de apetite pode se desenvolver como característica de uma pessoa com ansiedade e estresse, atinge também a capacidade de filtrar pensamento de negatividade levando a o portador a consumir energias além das em situação em estado normal, o que causa ainda maior debilidade em todos os aspectos existenciais do ser humano como por exemplo: Tomar decisões sensatas, falta de produtividade, complicações no relacionamento, afastamento das pessoas ou isolamento, produtividade de aspectos negativos como se fossem reias.

. Não nos esqueçamos que o cristão deve cultivar a existência da operação do poder de Deus em sua vida, pois é segundo este poder que alcançamos as bênçãos de Deus em nossas vidas, isto diz o apóstolo Paulo em Efésios 3, Deus pode fazer muito mais alem do que pedimos ou pensamos.

III - COMO EVITAR A ANSIEDADE

. A melhor forma de combater qualquer mal e a prevenção, e isto em todos os aspectos da vida. Na vida cristã a exemplo de tudo é necessário uma dedicação ao sagrado na busca de conhecimento bíblico, da vivencia e experimento continuo da graça divina. A nossa prioridade em tudo é Deus. Buscai primeiro o Reino dos céus e as demais coisas vos serão acrescentadas. Vejamos algumas situações:

Diante das finanças. A palavra de Deus condena o materialismo, o cristão deve portanto atentar para não ceder às ofertas das riquezas que são apresentadas como sendo a única forma de se ver abençoado por Deus, Jesus disse: " os pobres sempre tendes convosco"

. Os bens materiais, a prosperidade material são dádivas divinas e todos temos o direito de desfrutar, no entanto uma busca desenfreada destes valores fogem aos desígnios de Deus para a vida do homem, a avareza tem tido incentivo por parte de homens que usam o nome de Deus para suas justificativas desqualificadas textualmente pela bíblia sagrada. As verdadeiras característica do reino de Deus não são equivalentes às formas aberracionais pregadas nos dias de hoje, "As demais coisas vos serão acrescentadas"

. Diante das necessidades cotidianas A credibilidade dada À palavra do Senhor não deve em momento algum ser colocada em cheque pré-datado, como que querendo ver "acontecer "

O justo pela sua fé viverá" Jesus afirmou que não devemos nos preocupar com o dia do amanhã com o que haveremos de comer, beber ou vestir; não estais inquietos acerca de coisa alguma, o Senhor tem prazer em suprir as necessidades dos seus filhos, a alegria de Deus é sorrir ao ver seus filhos se deleitarem confiadamente Nele.

. Todos os nossos intentos pessoais devem ter em primeiro lugar a direção divina em nossas vidas, prezar mais Deus do que o trabalho que realizamos para Ele é uma meta de cada cristão orientada pelo texto bíblico "O senhor se agrada mais em obedece-lo do que lhe oferecer sacrifício"

IV - COMO VENCER A ANSIEDADE

. A confiança em Deus é um privilégio adquirido pelo crente para sobressair à sua dificuldade, então devemos colocar nas mãos Dele todos os nossos cuidados pedindo lhe sabedoria afim de que sejamos sempre fiéis a Deus e não cobiçosos e possamos ser sempre vitoriosos.

Sejamos fiéis . A fidelidade ao Senhor deve ser uma constante em nossa vida. Havendo riquezas ou não, serviremos sempre ao Senhor com disposição para ama-lo sem reservas.

. A cobiça tem sido um mal sutil e atraidor de muitos que se deixam levar pelo engano dos olhos. A suficiência Divina é altamente impregnante para proporcionar aos que Nele crêem os desígnios das benções tanto espirituais como materiais.

Sejamos sempre fieis, qualificando-nos diariamente através da oração e meditação nas escrituras sagradas, só assim desfrutaremos vitórias.

. Confiança na provisão Divina A certeza de que Deus está cuidando dos seus filhos não pode faltar nas nossas vidas, devemos compreender que Deus conhece as nossas necessidades, e Ele sabe fazer bem como lhe é peculiar, não deixando à espreita os seus filhos. Deus e um ser que conhece todas as coisas, e é conhecedor e galardoador daqueles que o buscam, creia que o senhor está conosco até a consumação dos séculos. A confiança inteiramente em Deus é a única forma de vencer. Deus está sempre atento a nós, creia nisto.

CONCLUSÂO

O nosso intenso desejo deve ser pelo Deus que servimos, pela busca da sua presença, deleita-te no Senhor e Ele te abençoará sem reservas, a decisão de ser imediatamente livre das algemas da ansiedade e estresse e de cada interessado, portanto anele por isso e faça isso, decida deleitar no senhor imediatamente, tire todo desanimo, levante os olhos aos céus e louve a Deus pela sua vitória!

Jesus disse: "aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" corra aos braços acolhedores de Jesus e deixe Ele acalentar te com os desígnios cumprido em sua vida.

Autor: Timoteo Gueiros


Artigos Relacionados


Jesus é O Nosso Sábado!

O Reino De Deus é Virtude.

Deus Trabalha No SilÊncio

Ore, Sem Cessar E Sem Desfalecer.

Liberte-se De Toda Ansiedade

Obtenha A Palavra De Entendimento Para Viver Bem Em Tudo.

Caminhada Dificil