Dons, ferramentas do Espírito na Igreja



Dons, ferramentas do Espírito na Igreja
Nada pode substituí-los!

O apóstolo sob a inspiração do Espírito Santo escreveu à Igreja de Corinto: "A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes" (I Cor.12:1). Já que o Espírito de Deus disse por meio de Paulo que não queria que a Igreja em Corinto fosse ignorante a respeito dos dons espirituais, certamente não posso crer que Ele almeje que a Igreja de hoje seja ignorante a respeito dos dons. Mesmo assim, fico pasmo ao ver que há tanta ignorância concernente aos charismatas do Espírito.
Existem Igrejas que não sabem absolutamente nada a respeito dos dons espirituais; outras que sabem algo a respeito de alguns deles, porém seu conhecimento é muito limitado. Mas, ainda há igrejas que nem sabem da existência desses dons. Acham que eles acabaram com o fim da era apostólica (Converti-me numa Igreja que cria desta maneira). Isto não é o cúmulo do absurdo?! Porém, eu creio que nestes últimos dias, o Espírito Santo está tirando o véu da ignorância da liderança da Igreja, para que haja manifestações de dons espirituais nos cultos ao Deus vivo.
Faz sete anos que o Espírito Santo me disse, quando eu estava ministrando numa Igreja Batista: "Restaurarei no meio da Igreja os meus dons espirituais. Manifestarei de forma tão poderosa que não haverá como ignorá-los. Operando eu, quem impedirá?!" Depois que o Senhor falou por meu intermédio estas palavras, houve em várias partes do nosso País, seminários sobre dons espirituais e muitos artigos e livros foram escritos sobre o assunto. O véu da ignorância de muitos líderes, nestes últimos anos, tem caído, e a FANEROSIS do Espírito Santo trazendo dons, tem estado em evidência em muitos ministérios. Sei que ainda existem Igrejas que não crêem nos dons para os dias atuais, mas estou consciente que isto é só uma questão de tempo, porque o Espírito Santo também cumprirá a sua palavra sobre essas Igrejas que estão sem equipamentos de trabalho.
As Escrituras nos ensinam claramente que os dons sobrenaturais do Espírito são equipamentos, ou ferramentas para habilitar a Igreja a realizar a obra do Senhor com eficiência. Assim, não podem ser opcionais. Os dons são tão necessários na Igreja, como o fardamento e as armas são necessários ao soldado que está engajado numa guerra. Nada pode substituir os dons do Espírito. Entretanto, hoje a maior preocupação de muitos líderes é com as Estratégias de crescimento da Igreja; porém, quero dizer que podemos ter a melhor Estratégia em nossas mãos, mas se não houver o sobrenatural de Deus revestindo essas Estratégias de crescimento, então a obra estará fundamentada na capacidade e na sabedoria humana. Nenhuma Estratégia é suficientemente boa para substituir os dons sobrenaturais do Espírito Santo. Quero dizer de antemão que, creio que toda Igreja precisa de uma Estratégia de crescimento, porque trabalhar sem um planejamento Estratégico é como tentar construir um prédio sem antes fazer a planta; mas também quero afirmar que não creio somente na Estratégia como o único meio de crescimento da Igreja, pois trabalhar confiando só na Estratégia de crescimento é como fazer a planta de um prédio e tentar construí-lo sem o material e as ferramentas necessários. Não devemos ignorar nem a Estratégia e nem os dons sobrenaturais do Espírito.
Neste momento desejo trazer uma palavra de informação para aqueles irmãos que dizem: "A Igreja da Colômbia e da Coréia cresceram sem precisar dar ênfase para este negócio de dons". Eu pergunto: "Será se isto é verdade?!" se dermos uma lida nos livros de César Castellanos e do Paul Y. Cho, veremos claramente que esses homens de Deus têm as suas Estratégias de crescimento da Igreja, porém, o Espírito Santo é quem dá o crescimento, revestindo essas Estratégias com os seus charismatas sobrenaturais. Tanto na Colômbia como na Coréia há Estratégia de crescimento, mas os dons estão plenamente em evidência por meio do ministério de oração. Portanto, tomemos o exemplo desses dois homens de Deus que, mesmo usando Estratégias de crescimento, não ignoraram os dons sobrenaturais do Espírito em suas vidas e ministérios. Não é por acaso que César é o Pastor da maior Igreja da América Latina, e o Cho é o Pastor da maior Igreja local do Mundo!
Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]







Autor: Ronaldo Carvalho


Artigos Relacionados


O Propósito Dos Dons Na Igreja

Espírito Santo, O Seu Fruto Em Nós.

O Evangelho Da Graça - Dons E Fruto Do Espírito

Doutrina Do EspÍrito Santo No Novo Testamento.

Ii Campanha Os 7 Mergulhos De NaamÃ

Enchei-vos Do Espírito...

O Batismo