Psicologia x Religião



PSICOLOGIA X RELIGIÃO

"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram (Isaías 61:2-2)"

É muito comum ouvirmos sermões, nas Igrejas Evangélicas, abordando a psicologia, como cura interior e outras doutrinas com teses que vinculam as frustrações humanas aos ascendentes, como pais, avós, etc.

Essa Doutrina de cura interior tem raízes num movimento chamado G-12, trazido ao Brasil pelo Pastor Cesar Castellano, que nada mais é que um misto de praticas espirituais, adicionado ao Evangelho de Jesus e a psicologia aplicada, representando assim mais uma estultícia do inimigo de Deus, como forma de se infiltrar nas Igrejas e dividi-las.

As células têm como função precípua a formação de líderes espirituais, que mais tarde irão consagrar-se pastores e bispos. Nesta doutrina há hierarquias e submissão dos membros das células aos superiores. O que nos fala a palavra de Deus a respeito disso ? Em Mateus 10:24-25 está dito: "O discípulo não está acima do seu mestre, nem o Servo acima do Senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre e ao servo como o seu Senhor".

Um fato curioso me chama a atenção nessas Igrejas e me faz discordar totalmente desta doutrina e vê-la como um mal para os servos de Deus, uma vez que os líderes distorcem a palavra de Deus. Elas pregam "prosperidade", visam muito dinheiro e poder, sendo um atrativo para pessoas ricas, de posição, assim como para aquelas que sonham com este mundo material.

O que nos fala Mateus 6:24 ? Assim nos disse Jesus, ao falar dos dois senhores deste mundo, ou seja, o diabo e o Deus verdadeiro: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (grifo nosso)

Neste mesmo livro de Mateus, Jesus nos ensina: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas" (MT 6:34).

A prosperidade é sempre buscada por todos nós, porque o homem gosta de desfrutar sempre do melhor. Isso não é proibido para nós os servos do Senhor. Todavia, jamais ela deverá estar no nosso viver como sendo a coisa mais importante. Também não poderemos divulgá-la ou cultivá-la como sendo um mandamento de Deus, pois a riqueza é classificada no Evangelho como sendo o outro Senhor, ou seja, aquilo que nos separa de Deus.

Quem já teve a oportunidade de conviver com pessoas ricas e prósperas observou que, em regra, essas pessoas não têm o temor a Deus e se acham donas do poder, chegando até a dizer que o dinheiro compra tudo. Há nos corações dessas pessoas uma soberba e um complexo de superioridade que tomam conta de suas vidas e os seus olhos não podem enxergar as maravilhas de Deus.

Quem já ouviu pregação dessas Igrejas de Células poderá avaliar a distorção do Evangelho nos sermões dos Bispos. Eles ousam dar ordens para Deus, ao ensinar as ovelhas: "ordene a Deus que você não aceita ser pobre, pois você é seu filho e ele é dono do ouro e da prata".

Esta forma de ensinar o evangelho contraria a doutrina cristã, em especial a tudo aquilo que Isaías fala a respeito de lúcifer, arcanjo dos céus, ao ser expulso por Deus, com 1/3 dos anjos que o apoiavam (Isaías 14:13 ao 23).

O que nos fala Deus acerca de sua soberania ? "Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas. Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura" (Isaías 42:6 ao 9). (grifo nosso)

Logo, não é lícito distorcer a palavra de Deus e nela introduzir doutrinas e práticas espirituais, oriundas do xintoísmo, budismo e seitas orientais, criadas por filósofos e psicólogos.

Há alguns anos atrás participei de um encontro organizado por uma Igreja Batista que aderiu ao G-12. Nesse encontro, presenciei várias práticas espirituais, praticadas pelo povo oriental, a exemplo de listar nome de pessoas que julgamos ser nossos inimigos e queimá-los em uma fogueira. Também assisti ao processo de regressão – práticas da psicologia ou do espiritismo (?) – onde vi uma jovem quase enlouquecida, chorando e gritando por se sentir culpada pela morte da mãe.

A instrução dos líderes naquele momento era de que "cada pessoa deveria ficar com um travesseiro e confessar os pecados a si mesma" pois isso ajudaria a pessoa a se livrar da culpa, não podendo ninguém tentar ajudar a outra, caso essa pessoa chorasse ou passasse mal, pois ali estaria uma psicóloga para ajudá-la.

Ao meu lado, estava aquela jovem desesperada e aos berros, vinha de sua alma um sentimento de culpa muito grande, que quase a fez enlouquecer. Então, eu fui conversar com ela uma vez que nenhuma psicóloga apareceu para lhe assistir.

Após aquele encontro, pude avaliar as Igrejas que adotam o G-12 e tudo que nelas é ministrado. Procurei ler mais as Escrituras para que o ensinamento estivesse em mim, guardado no meu coração e eu pudesse dizer não aos falsos mestres e as falsas doutrinas de que falava Paulo, João, Pedro.

Vejam o que nos fala Pedro quanto aos deveres dos que ministram nas Igrejas:

"Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória." ( I Pedro 5:1 ao 4).

Fiquei pasma ao assistir uma pregação onde o Pastor crucificava Jó e afirmava que ele não era nenhum "santinho", que era soberbo e que o diabo havia orado a Deus para deixá-lo em suas mãos. Confesso que até agora não encontrei no capítulo 1 e 2 de Jó esta oração, mas o conceito que o livro me passa de Deus em relação a Jó é de amor e de uma extremada confiabilidade com relação aquele servo, pois mesmo doente, pobre e se lamentando, ele não maldiz ao Pai.

O exemplo acima nos dá uma visão do tipo de culto ministrado nas Igrejas que adotaram a doutrina do Pr. Cesar Castellano. Também já ouvi sermões com críticas severas e distorcidas acerca das irmãs de Lázaro. Estes são exemplos típicos das distorções a fiel palavra de Deus (I Co 3:10 ao 17).

Outro aspecto que tenho mencionado nos estudos da palavra de Deus diz respeito a parte financeira da Igreja. Hoje, há uma consciência de que a manutenção da casa de Deus é dever dos membros, enquanto fizerem estes, parte como associados, membrados numa Igreja. Jesus, ao mencionar o fato da viúva ter depositado tudo que tinha no gazofilácio não ensejava dizer que deveríamos dar todos os nossos bens a Igreja. Na verdade, esta palavra de Jesus significa trazer a nossa meditação o pecado da avareza, praticado por aqueles que muito têm e não se compadece de ninguém, muito menos da Igreja que estava sendo implantada.

Relatos são dados por pessoas que entregaram tudo na Igreja e receberam "dobrado, cem vezes mais e mil vezes ainda..." O ato de se dar, não deve ser objeto de divulgação, propaganda, pois a palavra nos ensina que quando dermos esmolas, não veja a mão esquerda o que fez a direita. Quem tiver sabedoria, aplique-a ao que nos diz a palavra de Deus e entendam que a nossa realidade exige, no presente tempo, uma reflexão por parte dos dirigentes de Igrejas, com relação a esta questão de dízimo e ofertas. Porque a forma como tem sido vendido o Evangelho pelas Igrejas é vergonhosa e é sem dúvida, a maior causa de esfriamento do crente e abandono da Igreja. (EZ 34:1 ao 10).

CONCLUSÃO

Certamente o Pai está triste com a sua Igreja. Muitos estão esfriando, já não há esperança no coração de alguns, porque não tiveram sabedoria e paciência para suportar os tempos presentes. Todos nós precisamos ter guardado no coração o ensinamento de Jesus. Os sinais acompanham os que creram e todos os que são fieis a Deus são felizes, porque vê a sua palavra se cumprindo no tempo ( I TM 4:9).

Os falsos profetas e mestres, assim como a apostasia (falsas doutrinas) também são manifestas e estas são a causa principal da deserção do povo das Igrejas Evangélicas. As práticas espirituais adotadas pelos líderes desse século estão sendo vistas pelo Pai e estes darão conta a Deus de suas obras, visto que esqueceram ou ignoraram a palavra do Senhor.

Vejamos os que nos fala Paulo, na Epístola de I a Timóteo 6: 3 a 10: "Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com o ensino segundo a piedade, é enfactuado, nada entende, mas tem mania por questões e contenda de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e o que vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores".

As pessoas precisam entender o Evangelho de Cristo Jesus, principalmente os pastores e dirigentes de Igrejas, que fizeram da fé um banco de investimento que dá altíssimos lucros. Se somente os dízimos fossem empregados para alimentar os mais pobres, e a manutenção da Igreja, muitos não passariam fome e necessidades. Querer utilizar-se da palavra do Senhor, interpretando-a na carne, de forma não discernida pelo Espírito Santo, é utilizá-la de forma vil, com a intenção de usufruir dos recursos alheios em benefícios próprios. Vejam o que nos fala Isaías 58:5 ao 7.

O Profeta Miquéias fala acerca da mente de Deus: "Poderei eu inocentar balanças falsas e bolsas de pesos enganosos? Porque os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a língua deles é enganosa na sua boca" (MQ 6:11 e 12).

Todo o trabalho é edificante na vida de um homem e de uma mulher. Mas nada é tão dignificante do que ser escolhido pelo Pai para trabalhar com a sua palavra. Ela é comparada ao ouro mais fino e a água mais pura. Portanto, quem manchá-la dará contas a Deus, porque neste caso, os meios não justificam os fins. Nas Leis Divinas não há injustiça, razão porque diz Deus que não se utilizará de pesos enganosos, tal qual faz o homem.

Para os que lhes são obedientes, nos fala o Senhor: "Quão famosos são os pés dos que anunciam coisas novas" (RM 10:15). Ele unge as nossas cabeças e livra os nossos pés dos caminhos do mal.

Paz seja com todos !

Zenaide Alcântara de Sousa

Irmã em Cristo Jesus


Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


Chaves Espirituais

Reformadores Do Pentateuco

Doe Amor!!!

Jesus Me Ama

Você é Escolhido(a) De Deus!

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!

AbenÇoar E Orar