A Importância do Conhecimento Para a Costrução de uma Pesquisa Eficaz



INTRODUÇÃO

Sabe-se que a leitura é um dos mais importantes fatores no processo de desenvolvimento intelectual, e que através dela o individuo contribui para seu enriquecimento pessoal como também para sua própria compreensão do mundo, visto que o crescimento econômico e social de uma nação depende em grande parte do grau de instrução de seu povo. Ler é ampliar a percepção, é ser motivado à observação de fatos que antes passavam despercebidos, enfim ler bons livros é capacitar-se para ler a vida.
A leitura é essencial, indispensável. Não existe vida fechada, e a vida aberta é a vida daquele que enxerga, mas não enxergar no sentido de apenas estar vendo cores, o ambiente, mas enxergar sabendo o que está enxergando, conhecendo o que se vê, não sendo analfabeto funcional, mas lendo, fazendo a leitura de mundo, fazendo a leitura de vida.
Com a Globalização e as tecnologias existentes para detenção de informação com mais velocidade, o individuo tem que possuir o mínimo de conhecimento global.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a "leitura do mundo do pequeno", mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da "palavra mundo".
A importância da leitura para a construção do conhecimento

Antigamente a leitura era considerada simplesmente um meio de receber uma mensagem importante. Hoje em dia, porém a pesquisa definiu o ato de ler como um processo mental de vários níveis e que contribui muito para o desenvolvimento da inteligência.
Por essa razão a leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é também um dos meios mais eficazes de desenvolvimento da linguagem e da personalidade.
Ela possibilita uma melhor compreensão do mundo, permitindo ao indivíduo uma visão crítica da realidade. Aquele que não critica apenas assimila não forma sua opinião própria, repete apenas o que recebe. Por isso, não é por acaso que as sociedades menos desenvolvidas e mais dominadas são as que não lêem, são aquelas que admitem o analfabetismo com naturalidade.
Por esses e outros motivos é que a leitura e os livros devem estar constantemente presentes na vida das pessoas, não bastando apenas completar a sua educação escolar. A tarefa do futuro é a educação permanente, ou melhor, a auto-educação permanente.
O mais importante da leitura é encontrar o livro certo, no momento certo, para a pessoa certa, livros que satisfaçam o interesse de vários grupos diferentes de pessoas, devendo-se respeitar a escolha do leitor, pois quando se lê o que gosta, faz-se com prazer, do contrário, o comportamento mais comum é recorrer a outros tipos de passatempo ou informação, ou seja, contentar-se com a ociosidade intelectual. Qualquer pessoa que leia meia hora por dia ficará surpreendida com os grandes progressos que fará na leitura.O interesse é a pedra de toque do progresso, do prazer e da utilidade da leitura. É o gerador de toda a atividade voluntária de leitura.
Pressupostos para a introdução á leitura

O primeiro refere-se à significação de um ambiente cultural na formação do leitor. Desde muito pequeno os alunos podem "ler" textos de formas não literárias: quando o professor ler para a classe, quando o aluno conta as suas vivências na roda, quando o aluno ouve o colega contar ou descrever algo, quando o aluno ouve uma cantiga e sua letra, quando o aluno lê ilustrações de um livro, quando tem acesso constante aos livros da sala ou da biblioteca, quando sabe que a leitura é uma atividade valorizada pelo professor, essas e outras estimulações despertará o gosto pela leitura desde muito cedo.
Outro pressuposto refere-se ao grau de complexidade do texto e das atividades com os textos. Não se deve poupar o aluno de novos desafios. A função da escola é ensinar novidades, é ampliar o repertório do aluno com a exposição de maior diversidade de gêneros textuais. A dosagem e a experiência devem ser planejadas considerando que a formação do leitor é um processo de amadurecimento. Quanto antes começar mais sentido fará na vida do leitor.
Considerações Finais

Portanto, o que se pode concluir é que a leitura amplia os horizontes do conhecimento e faz com que o indivíduo viaje no mundo das idéias permitindo-lhe uma visão crítica do mundo real. Porém a que se concluir também que a leitura desprovida de crítica pode levar a simples aceitação mecânica dos argumentos e situações. Por isso é de fundamental importância desenvolver as capacidades críticas juntamente com as capacidades da leitura.
A leitura é o melhor meio de impedir o perigoso raciocínio em "preto e branco", (o bem contra o mal) de contrabalançar os instrumentos de persuasão e manipulação subconsciente, pois ler é trocar, ler não é só receber. Ler é comparar as experiências narradas pelo escritor, comparar o próprio ponto de vista dele, recriando e idéias e revendo conceitos.
Com a tecnologia principalmente a informática (Informação Automatizada), ou seja proporciona mais informação em menos tempo possível. Em uma era em que devemos ter "mais produção em menos tempo possível", considerando agricultura, criações, industrializações e informações.
Enfim, o indivíduo que tem capacidade de buscar o conhecimento para solução de problemas e aprendizado, consegue atingir a meta de uma pesquisa eficaz.
P.S
1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.
2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão!

Autor: Robson Barroso Dos Santos


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