Fatores de um Destino



A vida na Terra é um emaranhado impressionante. Tudo se esbarra: animais, plantas, fungos, bactérias, protozoários e vírus. É impossível viver e não afetar a vida de outro, seja da mesma espécie ou não. Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer pode influenciar na vida de outra pessoa, por mais banal que possa ser esta ação.
A complexidade deste emaranhado vai muito além do raciocínio de "para cada ação existe uma consequência". Primeiramente porque a consequência de uma determinada ação única pode variar de pessoa para pessoa, ou seja, podem existir inúmeras consequências para uma única ação. Segundo, porque ações completamente diferentes podem gerar uma mesma única consequência. Terceiro, porque, como foi dito no primeiro parágrafo, o que deixamos de fazer também é uma ação. Em outras palavras, a "falta de uma ação" também é uma ação, é a ação de não fazer algo, e como toda ação, tem uma ou mais consequências.
Vamos chamar o conjunto "ação-consequência" de "evento". Existem 4 tipos de eventos. São eles: ação banal e consequência banal, ação banal e consequência grave, ação grave e consequência banal, e por último, ação grave e consequência grave. São esses eventos que formam o emaranhado da vida. Eventos incidentes interligados dos quais não temos controle. Eventos, ás vezes, não planejados, fora de sincronismo e completamente independentes geograficamente, podem estar interligados, ou seja, gerar uma consequência em comum. Numa cadeia de, por exemplo, 10 eventos. Se apenas 9 forem realizados, isto pode quebrar a interligação que poderia gerar uma consequência comum ou pode também ainda ter uma interligação e gerar outra consequência comum. Podemos exemplificar tudo isso com inúmeros casos em nossas vidas. Casos algumas vezes taxados de "coincidências inacreditáveis". O curioso é que, ás vezes, essas coincidências inacreditáveis podem acontecer conosco e não percebemos, pois não tivemos oportunidade de saber todos os eventos interligados e quantos foram.Após toda essa reflexão e análise que percebemos um grande fundo de verdade na Teoria do Caos.
Existem exemplos fantásticos desses "fatores de um destino" no cinema e em desenhos animados japoneses (animes) que gostaria de citar:

1- O Curioso Caso de Benjamin Button

A cena do atropelamento de Daisy. Texto do filme:
"Ás vezes, nós estamos num caminho de colisão e simplesmente não sabemos. Se é por acidente ou destino, não há nada que possamos fazer. Uma mulher em Paris está indo fazer compras. Mas ela esqueceu o casaco e então volta para pegá-lo. Quando ela pega o casaco, o telefone toca. Então ela vai atender e conversa alguns minutos. Enquanto isso, Daisy ensaia no Casa de Ópera. A mulher que estava no telefone então sai e chama um táxi. Um homem se antecipa e pega o táxi que a mulher iria pegar. O taxista aproveita para tomar uma xícara de café. Enquanto isso Daisy continua ensaiando. O táxi então volta ao ponto e dessa vez a mulher que está indo fazer compras pega. O táxi é forçado a parar por causa de um homem que está indo trabalhar e atravessa a rua 5 minutos mais tarde porque esqueceu de botar o despertador para tocar. Enquanto isso, Daisy termina seu ensaio e vai tomar banho. O táxi espera a mulher que entra na butique para pegar um embrulho que não está empacotado pois a garota que devia estar empacotando brigou com o namorado na noite anterior e esqueceu. O embrulho foi empacotado e a mulher entrou no táxi e este então é bloqueado por um caminhão de entregas. Daisy agora está se vestindo. O caminhão de entregas sai e o táxi segue em frente. Daisy acaba de se vestir e espera por um amigo que está amarrando os sapatos. Enquanto o táxi está parado por causa de um sinal, Daisy e o amigo saem pela porta de trás do teatro. E se só uma coisa acontecesse diferente, se o cadarço não estivesse desamarrado, se o caminhão de entregas tivesse saído momentos antes, se o pacote estivesse pronto e a garota, portanto, não tivesse terminado o namoro, ou se o homem tivesse ligado o despertador e acordado 5 minutos antes, ou se o táxi não tivesse parado pra tomar um café, ou a mulher não tivesse esquecido o casaco. Daisy teria atravessado a rua e táxi seguiria normalmente."

2- Efeito Borboleta

O personagem "Evan" de Ashton Kutcher através de um poder mental é capaz de voltar no tempo e reescrever sua própria história, sua própria vida. Evan volta no tempo para tomar atitudes diferentes das que havia tomado para concertar seus erros do passado. Só que ao fazer isso, ele mudava não só a vida dele mas também a vida de todos a sua volta. Muitas vezes bastava apenas uma mudança dessas para a vida de todos os personagens mudarem seus caminhos radicalmente. A mensagem do filme é clara: temos escolhas importantes a fazer na vida, cada escolha vai guiar e moldar a nossa vida e a vida de outras pessoas de uma maneira única.

3- Rumbling Hearts (Kimi ga Nozomu Eien)

É um anime, famoso desenho animado japonês. Apesar de ser desenho animado, não tem nada de criança neste anime. Um anime dramático que conta a história de 4 amigos: Takayuki, Haruka, Mitsuki e Shinji. A trama do anime se constrói toda nos dois primeiros episódios. Especialmente no segundo. Neste episódio Takayuki marca um encontro com sua namorada Haruka numa estação. Takayuki já estava um pouco atrasado quando Mitsuki o encontra correndo na rua e o intercepta. Os dois conversam um pouco e Mitsuki fala que hoje é seu aniversário. Takayuki então resolve comprar um presente para ela. Takayuki olha então novamente o relógio e verifica que agora está bem atrasado para o encontro com Haruka, e sai correndo. Takayuki chega finalmente a estação. Haruka não está mais lá. Haruka enquanto esperava por Takayuki fora atropelada por um carro e agora se encontra em estado de coma a caminho do hospital. Takayuki, pelo alvoroço, encontra o local exato na estação em que tudo aconteceu, e lá então fica sabendo o que tinha acontecido com Haruka. Takayuki fica desesperado, em pedaços e sem mais vontade de viver. Enfim, uma série de acontecimentos dramáticos começa a acontecer com os 4 amigos, a partir desse acidente. A vida de todos muda radicalmente. Alguns episódios depois, Takayuki fala uma grande verdade que o incomoda dia e noite: "Se eu tivesse chegado pontualmente a aquele encontro...! Se eu não tivesse atrasado...! Haruka não teria sofrido o acidente e nenhum de nós teria sofrido emocionalmente por tanto tempo!". Vale lembrar aquela cena, descrita aqui, em que Takayuki encontra Mitsuki na rua no dia do acidente, também do aniversário de Mitsuki. Aqueles poucos minutos que Takayuki "perdeu" ali, já poderiam ter sido o suficiente para que Haruka não sofresse o acidente.

Autor: Ian Zani


Artigos Relacionados


Táxi Aéreo: Uma Alternativa Segura

Responsabilidade E Urgência

A Viúva Do Cemitério

Escolha E Consequência - Sara E Agar, Exemplo De Crise Desnecessária

Sem CalÇa E Sem Sapatos

O Amor Na Morte

A Minha Teoria Sobre O Caos