O BEBÊ, O ADOLESCENTE E O ADULTO



O bebê se caracteriza pelo desejo de intimidade e aproximação, principalmente com a mãe. Quer ser carregado, afagado, bem vindo e aceito. O amor pode ser definido como um desejo de proximidade mais íntimo. Quando a necessidade de proximidade é satisfeita, o bebê está em estado de prazer. A privação desta resulta em um estado de dor. Qualquer sentimento de amor num adulto advém dessa camada de sua personalidade.

Na infância a necessidade de uma contínua intimidade dá lugar a nova necessidade: de explorar o mundo. Sendo através desta interação que a criança irá criar o mundo em sua mente. Durante essa fase é criado a nível consciente o seu senso de ser, no decurso do qual explora imaginativamente a possibilidade de ser outras pessoas. Esta fase termina quando da elaboração de uma imagem coerente do seu mundo pessoal e do seu ser.

A adolescência é marcada por um aumento ainda maior no nível de possibilidades de excitação relacionado com o interesse emergente pelo sexo oposto e com a crescente intensidade do desejo sexual.

Um adulto é uma pessoa consciente das possíveis conseqüências do seu comportamento e que assume a responsabilidade sobre elas. Entretanto, se o adulto perde o contato com o sentimento de amor e intimidade que conheceu enquanto criança, com a imaginação criativa da infância, com suas brincadeiras e divertimentos e com o espírito de aventura e romance que marcou sua juventude, ele será uma pessoa estéril, rígida e intratável.

Um adulto saudável é um bebê, uma criança, um menino ou menina e um jovem. Seu senso de realidade e responsabilidade incluem a necessidade e o desejo de intimidade e amor, a capacidade de ser criativo, a liberdade para se divertir e o espírito de aventura. Desse modo, ele é um ser humano integrado e totalmente consciente.

Uma pessoa não pode ser bem sucedida na vida se tentar lutar contra si própria, ela é a soma total de suas experiências de vida, cada uma registrada na sua personalidade.

Autor: Carmen Regina Souza


Artigos Relacionados


Ser Adulto é Ser Uma Criança Crescida

A Infância De Nossas Crianças Está Sendo Roubada

Amor X Paixão

Platão E O Amor

Um Quarto De Bebê Que Acompanha O Crescimento

O Teu Desejo é Meu Desejo

Pescador De Desejos