Captação de Recursos



Estou ingressando no terreno da captação de recursos, não tenho nenhuma experiência, apenas alguma bagagem teórica de literatura extraída da web e site do Ministério da Justiça.
Entendi até aqui, que existem vários recursos disponíveis a serem mobilizados, dos quais, dois deles tenho observado que são: Recursos Públicos e os Dedutíveis do IR.
Bom, para que esses recursos sejam obtidos tem-se que em primeira estância ter uma entidade preparada para recebê-los. Entidade essa reconhecida pelo Ministério da Justiça nos termos da lei e qualificada pela Secretaria Nacional das Entidades como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
Toda documentação exigida foi juntada em um processo regido e elaborado por mim e um professor aposentado, encaminhamos à Brasília, e estamos esperando o órgão regulador deferir ou não nosso pedido.
A qualificação de alguma forma acontecerá, pois no caso de indeferir o processo, o próprio Ministério não quer cessar a conversação, indicando o motivo do indeferimento e fixando prazo para emissão dos documentos faltantes ou reformulados.
Com base nesta probabilidade, é que estou escrevendo esse artigo para lhes pedir que, se possível, me orientasse em questões técnicas e operacionais, que apenas um profissional da área as detém.
Na verdade, não sei quem é essa pessoa, por isso vou lhes adiantar minhas dúvidas:
? Entender os benefícios fiscais que a empresa doadora tem do IR por conseqüência do balancete (34%).
Minha necessidade é conseguir estimular a empresa à doação. Preciso então ter domínio contábil do benefício gerado.
? Como agir de maneira correta diante do Ministério da Fazenda para que eu possa formar patrocinadores ativos com prática freqüente.
Anular possíveis erros praticados por outros mobilizadores.
? Como o captador é reconhecido por uma entidade para poder ser remunerado por seus trabalhos.
No Brasil, o salário deste profissional varia conforme acordo das partes, mas pode chegar a 20% dos valores captados. Como enquadrar essa despesa das entidades, pagas com dinheiro público?
Basicamente é isso. Espero ter abordado com clareza o tema, pois como escrevi estou me adiantando para a chegada da qualificação. Caso os Senhores tiverem alguma experiência ou alguém que as têm ou qualquer material que me ajude nesta tarefa, que lhe garanto é de grande nobreza e idoneidade, por favor, me envie. Obrigado.
Meu E-mail é: [email protected]

Autor: Émerson André Oliveira


Artigos Relacionados


Na Hora De Ajudar Os Animais, Reflita Se Esta Agindo Coerentemente.

Nbr 14608

Analise Juridica: A Legitimidade Da Rede Ferroviaria Federal Nas Acoes De Revisao De Aposentadoria.

Ministério Público: O Guardião Da Sociedade

Ministério Público: O Guardião Da Sociedade!

Estou Farto

A Captação De Recursos No Brasil