DESENVOLVIMENTO TEXTUAL DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO A TECNOLOGIA



AZEVEDO, Ana Mary Melo

RESUMO: Educar em uma sociedade em mudanças rápidas e profundas obriga-se a reaprender a ensinar e a aprender e a construir modelos diferentes. Ensinar e aprender hoje não se reduz a estar um tempo em uma sala de aula. Implica em modificar o que se faz dentro da sala de aula e organizar ações de pesquisas e de comunicação que permitam a professores e alunos continuar aprendendo em ambientes virtuais, acessando páginas na Internet, nos quais encontram textos, novas mensagens, salas de aula virtuais, possibilidade de orientação a distância, entre outros. Falar de mídias quando o assunto é aprendizagem é um verdadeiro desafio. Na realidade, não se gosta muito de aceitar a capacidade cognitiva das Mídias. No sentido amplo do termo, a aprendizagem refere-se à transmissão de modelos e de valores. Toda educação na realidade subtende uma adaptação ao meio ambiente. É nessa adaptação que a família, depois a escola e também a televisão devem ajudar o indivíduo. Mas, qual é o objetivo final dessa ação? Trata-se de tornar a criança apta para seu futuro, ajudá-la a se preparar, a tornar-se um ator social, um bom pai ou simplesmente um cidadão útil e responsável. Mediante ao processo de construção do conhecimento do educando, a temática deste artigo é voltado para o "Desenvolvimento Textual de alunos no 2º Ciclo do Ensino Fundamental". Essa opção para a elaboração deste artigo foi devido às dificuldades que os alunos encontram na expressão da escrita, em adotar a tecnologia como recursos de pesquisas de diversos textos. Assim, o professor-presencial motivou-se a elucidar a temática através das investigações nas pesquisas os possíveis causadores que dificultam a expressão escrita. Para tanto, adotou-se a linha da didática em que a ação pedagógica e metodológica está voltada no relacionamento de pesquisadores entre educador/educando, educando/educador e educando/educando no continuo ensino aprendizado e em uma perspectiva crítica da construção do conhecimento utilizando como processo educativo a educação com mediação tecnológica.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia, Educação, Construção e Conhecimento.

1. INTRODUÇÃO

O lugar que a internet vem ocupando na educação, quando orientado pelos professores e pelas professoras, é caracterizado como uma estratégia democrática de expressão para os alunos e alunas. Manipular as tecnologias e as informações passa a ser uma competência que associa a habilidade técnica à crítica e à reflexão. Esta competência é, incansavelmente, referida em eventos educacionais, buscando definir a importância da tecnologia para o processo ensino aprendizado.
Atualmente é inquestionável que o advento da Internet vem possibilitando a ampliação e a rapidez no acesso á informação, provocando grande parte das mudanças e simbolizando a Sociedade da Informação e Comunicação, ao propiciar: o acesso a internet, pois está conectado é uma condição para estar incluindo na Sociedade da Informação e Comunicação.
A tecnologia através de pesquisas também auxilia aos alunos na produção textual e exercita a autoprodução, a reflexão crítica e leitura de mundo do aluno, estimulando-o ao ensino aprendizado de forma significativa, despertando no aluno a autonomia para resolução de problemas, com atitudes coerentes e com seriedade. Dessa forma, será propiciada a sociedade educacional um instrumento útil para a compreensão da produção de texto de um modo critica e teoricamente fundamentado.
A partir do exposto este trabalho tem por objetivos a construção textual; a exploração intensa do texto em estudo, de forma oral e em seguida, de forma escrita; aproveitar as idéias dos alunos na construção e reconstrução de diversos textos. Servindo então, de estímulos para ação do uso da leitura e escrita.
Conduzir a escola a exercer a função de criar oportunidades para que o aluno desenvolva discuta e use as ações cognitivas que subjazem os processos de compreensão e produção da linguagem escrita. E também, a escola poderá guiar o aluno a adquirir controle sobre suas decisões na construção do significado e sobre sua aprendizagem.
Autor: Ana Mary Melo Azevedo


Artigos Relacionados


ReflexÃo Sobre A PrÁtica PedagÓgica

Resumo: Introdução à Informática Educacional - Utilização Da Informática Na Escola

O Uso Das Tics Na Educação [artigo]

A Escrita Como Ferramenta Tecnológica Em Tempos De Internet

Proposta De Uma Ação Pedagógica Com O Uso Das Tecnologias E Mídias Em Sala De Aula.

Reflexão Sobre Produção De Material Pedagógico

A ProduÇÃo De Texto