O Movimento Da Renovação Carismática Católica Em Foz Do Iguaçu



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal finalidade, delinear a trajetória do Movimento da Renovação Carismática Católica em Foz do Iguaçu e as principais considerações a respeito de sua implantação na Igreja Católica do Município, até o ano de 2006, tendo também como objetivo secundário, demonstrar um contexto em que o aponte como um movimento social, participativo e importante para a constituição da sociedade iguaçuense, tal como, para a sua manutenção, tanto espiritual, quanto sócio política, observando a importância de tal assunto para a iniciação de uma construção histórica, que apresente fundamentos e seja pertinente a questão levantada. Para isso, se faz necessário que haja uma exposição do Movimento da Renovação Carismática Católica, desde os seus princípios e ações pré-constituintes do movimento no mundo, fazendo uma correlação com o Brasil, até chegar a se estabelecer no Oeste do Paraná.

Não se trata aqui de qualificar a Igreja Católica como o único agente transformador da sociedade, mas sim, de explicitar a sua importância social no contexto iguaçuense desde a época do surgimento do movimento carismático até o ano desta apresentação.

Para classificação do Movimento da Renovação Carismática como sendo um movimento social, precisa-se de uma conceituação do que seja tal movimento, na medida em que se necessita uma formulação concreta e verdadeira do seu objeto de oposição, como nos diz Alain Touraine

[...] o característico de um movimento social é de não ser orientado na direção de valores conscientemente expressos. Dado que ele se situa no nível do sistema da ação histórica, ele se define pelo confronto de interesses opostos para controlar forças de desenvolvimento do campo de experiência histórica de uma sociedade. Um movimento social não é a expressão de uma intenção ou de uma concepção do mundo. Não é possível falar de movimento social se não se pode, ao mesmo tempo, definir o contramovimento ao qual ele se opõe. (TOURAINE, In. FORACCHI e MARTINS, 2002, p. 291)

Segundo DE MASI (2000) a importância dos movimentos sociais, atualmente, é verificada pelo seu propósito de estabelecer ao seu membro ou participante, condições condizentes as suas reivindicações, trabalhando com a idéia de que, apoiando-se nele e o apoiando, conseguirá o que não lhe cabia anteriormente.

Atualmente as agregações se dão mais sob forma de movimentos do que de instituições, como partidos ou sindicatos. A cada ocasião decidimos nos aliar a quem nos convém mais. Há tempos, pelo contrário, nos amarrávamos, da cabeça aos pés, permanecendo toda a vida ligados a uma das partes em luta, Que, aliás, era a luta de classes. (DE MASI, 2000, p.180)

Estes fatores opositores ao movimento carismático no município de Foz do Iguaçu, precisamente, apresentam-se na forma de agentes sociais concebidos a partir da construção da Hidrelétrica de ITAIPU, devido ao problema social que foi se criando a partir do grande contingente operário que se instalava na cidade para sua construção.

Os dados estatísticos expostos, servem para dimensionar a realidade a qual vivia a cidade de Foz do Iguaçu entre os anos onde o movimento surgiu, realizando um paralelo com a estrutura da cidade na época e a do ano de 2006, também indicando números a participação Religiosa no Brasil e em Foz do Iguaçu.

Com a elaboração deste trabalho, pretende-se ainda, demonstrar com bases nas entrevistas realizadas, seus principais ideais, e as dificuldades enfrentadas para que fosse inserido e aceito no município e o ambiente em que surgiu; suas principais ações, e sua aceitação no ambiente eclesial, o que fez e o que faz, para que seu trabalho fosse e seja destacado e reconhecido entre tantos movimentos sociais da Igreja Católica nos anos após seu surgimento.

A escolha da temática abordada tem por base a vivência experimentada dentro do Movimento da Renovação Carismática Católica Brasileira e em singular presença, na Diocese de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, e também pelo fato, do movimento não ter uma divulgação significativa, mesmo tendo uma participação singular no município.

Diante do surgimento da Teologia da Libertação e sua teoria, que não era aceita pelo vaticano por entrar em conflito com o que era pregado na época pelo Papa Paulo VI, começa a despontar um Fenômeno Religioso denominado Renovação Carismática Católica. O Movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) [1] surge após a realização do Concílio Vaticano II, que foi elaborado e presidido pelo Papa João XXIII e encerrado pelo Papa Paulo VI; em linhas gerais, o Concílio pregava uma grande renovação na Igreja Cristã, mais precisamente na Igreja Católica Apostólica Romana, contextualizando que esta, necessitava de uma profunda mudança na sua postura diante da sociedade da época, dando uma maior atenção às causas sociais e a constante busca pelo Espírito Santo, regente da verdadeira mudança no ser Humano (JOÃO XXIII, 1962).

Além da questão da Renovação na Igreja Católica pregada por João XXIII, foi discutida também a questão do ecumenismo entre as Religiões denominadas Cristãs e sua fundamental participação para a tão sonhada paz mundial (JOÃO XXIII, 1962).

A Renovação Carismática Católica em Foz do Iguaçu [2] surgiu seguindo os parâmetros conceituais presentes na Igreja Católica e em sua Doutrina Social [3], pois o seu início se deu pela necessidade apresentada pela nova classe operária concentrada na cidade, que se instalou de forma desordenada e enfrentou problemas que refletiram na cidade na época e que persistem em maior grau do que em época anterior, na conjuntura atual da cidade, como a questão da violência e o crescente desemprego e falta de oportunidades sociais.

Como declarou o Padre Germano Lauck em entrevista concedida em 02/10/2006, o movimento Carismático é de grande importância para a comunidade Iguaçuense, face às transformações sociais que ocorreram nos últimos 30 anos com o início das obras da Hidrelétrica de ITAIPU.

Em sua maioria, o trabalho foi elaborado com base no uso de Fontes Orais, as quais foram recolhidas em entrevistas: uma com um Sacerdote participante do surgimento do movimento, um leigo que liderou o movimento em Foz do Iguaçu em seu início, junto a outros colaboradores, e o atual Coordenador Diocesano da Renovação Carismática. Também foram utilizadas Fontes Escritas, para referências teóricas e conceituais do trabalho, sendo que estas serviram para a comprovação de dados relatados pelos mesmos e também, para o estabelecimento de linhas de ação para a construção do trabalho.

Foram escolhidos um Sacerdote e um leigo para serem entrevistados, por que eles participaram ativamente do movimento em seu início e as fontes documentais eram escassas, mas, as suas participações, foram preponderantes para estabelecer uma linha de pensamento e realizar um cruzamento de informações que esclareceram dúvidas pertinentes à construção do trabalho escrito, concluindo com a entrevista cedida pelo atual Coordenador Diocesano.

A construção deste trabalho está intrinsecamente ligada à teoria de Jacques Le Goff que estabelece novos parâmetros à construção histórica, que toma forma com a la nouvelle histoire (A História Nova), que demonstra uma nova participação do historiador na fundamentação e elaboração do objeto histórico, buscando uma interação com outros métodos de obtenção de Fontes, não usando apenas as Documentais, mas, também depoimentos, registros civis, declarações e outras "ferramentas", que tornam o trabalho do historiador mais empolgante e acima de tudo, científico.

Aponta-se como essencial o estudo das Fontes Orais, pois sem este, não teria sido realizado com êxito este trabalho; foi tomado como referencial teórico a obra usos e abusos da história oral (FERREIRA, et al., 2005), que retrata os princípios metodológicos necessários à realização do trabalho com fontes orais e que iluminou a construção do embasamento teórico.

Foram utilizados textos referentes ao período em que surge o movimento, tanto no mundo, quanto no recorte espacial da cidade de Foz do Iguaçu, não deixando de relacionar o movimento com a conjuntura vivida na época, ao ponto que, as referências utilizadas serviram de base fundamental para construção do trabalho e sua identidade cientifica.




Autor: RAUL CLAUDIO LIMA FALCÃO


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