COCO CHANEL



Gabrielle Bonheur Chanel


Mais conhecida como "Coco Chanel",nascida em 19 de agosto de 1883 em Saumur,França, considerada uma mulher a frente do seu tempo, uma estilista muito importante que ditou moda e tendência, e influência até hoje a moda mundial.Foi a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.
Gabrielle era de familia grande , tinha 4 irmão, sendo dois meninos e duas meninas,filha de Jeanne Devolle, domestica, que faleceu precocemente de tuberculose, e AlbertChanel que era feirante ficou com a responsabilidade de cuidadr sozinho das crianças.Coco e as irmas foram criadas num colegio interno, pois o pai tinha que trabalhar, e não estava presente durante o dia para cuidar delas.Os irmãos foram trabalhar em uma quinta.
Aos 18 anos ela encontrou sua prima, que com a mesma idade tinha a mesma ambição de fugir do internato.Em 1903 começa a trabalhar de costureira em uma loja que com muita dedicação fraz trabalhos maravilhosos costurando enxovais.Nesse mesmo ano consegue sair do colegio.
Por ser muito bonita e de bela silueta, passa a viver com Etienne Balsan (1880-1953), que foi um socialite e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos que na época fabricava o uniforme do exército. Ele era criador de cavalos na França, mas o romance só dura alguns meses, ao perceber que ele não a amava mais acaba.Já em 1910 em Paris Coco conheceu o grande amor da sua vida um milionário Ingles de nome Arthur Capel. Capel ajudou-a a abrir a sua primeira loja onde vendia chapeus,essa se tornou um sucesso e aparecia nas revistas de moda a toda hora, as mais famosas de Parisde. Com este relacionamento, Chanel aprendeu a frequentar o meio sofisticado da Cidade Luz.Capel faleceu meses mais tarde num desastre de carro.
Com esta tragédia e tamanho desgosto, Chanel abriu a primeira sua casa de costura comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar cavalo.Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas. Ao se apaixonou-se por um príncipe russo pobre,Dmitri Pavilovich que tinha fugido com a sua família da Russia.
A sua relação com Paulovitch a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e, para isso, contratou 20 bordadeiras.Sua roupas vestiram as grandes atrizes de,hollywood e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Eram masculinas e feitas primeiramente para ela, que vivia no campo. Ela mostrava seu desejo de desfrutar da mesma liberdade dos homens. Com certeza foi uma grande virada na moda, ela conseguiu tornar realidade um desejo que já estava no ar que muitas mulheres já queriam, e que não sabiam como fazer esse desejo se tornar realidade, talvez por medo, ou mesmo por pressão de uma época em que mulheres não tinham opinião.
Em 25 de janeiro de 1971, as pessoas se acotovelaram para ver a última coleção desenhada por Coco. Mas Mademoiselle não estava mais sentada no topo da escada, como de costume nesses eventos Durante os três anos seguintes, as manequins não desfilaram na Maison Chanel.
Além de confecções próprias, tambem criou perfumes com sua marca, e os tailleurs que são referencia ate hoje na moda.Criando o perfume chanel nº 5 em 1921 virou celebridade.O curioso e o numero cinco que ela usou no nome do perfume, diz ela ser seu numero da sorte.Seu avô, Pierre, construiu um império, graças às vendas do Chanel N.° 5, que Coco cedeu em troca de apenas 10% dos lucros algo de que ela se arrependeu tarde demais.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se amorosamente com um oficial alemão.Voltando a reabrir a loja em 1954.No final da guerra, os franceses conceituaram este romance mal e deixaram de frequentar a sua casa. Nesta década, Chanel teve portanto dificuldades financeiras. Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender suas roupas para o outro lado doAtlantico, passando a residir na Suiça. Quando faleceu John Kennedy ex- presidente norte-americano,à admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy por Chanel, a ajudou muito,ela começou a aparecer nas revistas de moda com a criação dos seus tailleurs (casacos, fato e sapatos). Depois voltou a residir na França.
Faleceu no Hôtel Ritz Paris em 10 de janeiro de 1971 aos 87 anos de idade, onde viveu por anos. Foi num domingo, um dia da semana que ela dizia odiar: "Só aos domingos eu não invento nada" justificava. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.
A grife só voltou à glória nove anos depois da reabertura, em 1983, sob a tesoura do alemão Karl Lagerfeld, o menino prodígio de outra Maison francesa a Chloé. Na época de sua contratação existiam 19 lojas Chanel em todo o mundo; em 1990, abria-se a quadragésima, depois de uma elogiadíssima coleção, apresentada no Teatro Champs Elysées, em Paris, ao som de A Sagração da Primavera, de Stravinsky. Lagerfeld manteve os colares de pérolas falsas, os vestidos pretos, os tailleurs; sobretudo, apegou-se ao que define como "cultura do paradoxo". Ou seja, é possível manter-se irreverente na mais completa elegância.
O filme Coco antes de chanel retrata a biografia da estilista, com a também francesa Audrey Tautou representando-a.Sua exibição no Brasil ocorreu durante o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, e todos se emocionaram com a história de uma das mulheres mais chiques do mundo. Para Glória Kalil, consultora de moda e autora do livro manual de etiqueta, mas lido no Brasil, Coco "representou uma virada no universo da moda, mudou o rumo de como as mulheres se vestiam". "Chanel introduziu um tipo de roupa para uma geração que estava despontando, a mulher estava se tornando mais independente em uma época em que os homens é que mandavam", afirma Glória em conversa com o Portal Caras.

Com estilo e muita elegância, Gabrielle "Coco" Chanel conseguiu revolucionar uma época, a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis das faixas e cintas, saias amplas de muitos babados, e corpetes apertados e rígidos do final do século 19. Como um verdadeiro mito, Chanel conseguiu reproduziu sua própria imagem, e mais, a mulher do século 20, uma mulher independente, instruída, bem-sucedida, com personalidade e estilo.
Seus modelos simples, ao alcance da mulher de bom gosto e de poucos recursos, foram muito imitados e confeccionados em mais categorias de preços do que qualquer outra criação da alta-costura. Foi ela também quem introduziu as falsas jóias ao mundo da moda. Chanel sempre gostou de usar muitos acessórios, como colares de correntes ou pérolas de várias voltas.
Em uma entrevista, em 1955, perguntaram a Marilyn Monroe o que ela usava para dormir: "Apenas três gotas de Chanel N.° 5". Com a resposta, as vendas do perfume dobraram, fazendo Coco embolsar 162 000 dólares naquele ano. Sem dúvida "Coco"Gabrielle revolucionou uma época.








Autor: Mara Cecilia Bassetti


Artigos Relacionados


Tipos De Calçados – Chanel

Tipos De Calçados - Chanel

Esquadrão Da Moda

Itbag Consumo Sustentavel

A Moda De Yves Saint Laurent

Tipos De Calçados – Stiletto

Semana De Moda: Milão E A Coleção De Inverno De 2012