Naturalismo Humano



É engraçado como o ser humano gosta de analisar a natureza como se ele próprio não fizesse parte dela. Devemos reconhecer que, sem dúvidas, somos o ser vivo mais inteligente do planeta, chamados racionais. No entanto, independentemente do quão inteligente somos, é impossível fugir sempre de algo chamado instinto. Não há como fugirmos do fato de sermos animais, todo animal tem instintos.
Agimos por instinto todos os dias. Quando você está com fome e então procura a casa inteira por guloseimas, fazendo primeiramente um scaneamento completo na geladeira. Quando está com sono e sempre procura o mesmo lugar para dormir, a sua cama, e se outra pessoa dormir na sua cama você não fica muito contente e nem confortável de dormir em outro lugar. Se você tem um(a) namorado(a) e vê alguém desconhecido agindo violentamente ou abusando dele(a), a sua reação certamente será de instinto à menos que tenha um bom autocontrole e mesmo assim, o sentimento que irá sentir já é provocado por instinto. A mesma coisa aconteceria se alguém desconhecido entrasse na sua casa sem qualquer autorização. O instinto de sobrevivência também fala alto muitas vezes em nossa sociedade. Pessoas que vivem na pobreza e miséria, que não tem nem um centavo e muito menos casa, é natural que venham a roubar, a assaltar. Sendo assim, já falamos pelo menos de instinto por comida, instinto por espaço, instinto por atração por indivíduo da mesma espécie, instinto por proteção ao seu lugar e o instinto de sobrevivência.
Mesmo se conformando com o que foi dito nos parágrafos anteriores. O ser humano adora exagerar em sua superioridade. Adora se sentir como um ser especial no planeta Terra, não apenas o mais inteligente. Fácil exemplificar isso através da História. Como, por exemplo, criar uma "natureza destino" apenas para si mesmo, tais como "Paraíso", "Inferno" e tantas outras variações disso. Então só o ser humano tem o direito de ir para esses lugares após a morte? Apenas porque somos mais inteligentes? E os outros seres vivos? E o mosquito? E o carrapato? E o protozoário? E a bactéria? Eles não podem ter direito a vida após a morte? É só convite VIP Humano? "Ora Ian, é porque nós somos o único ser vivo que tem alma!". E por que nós temos e os outros não? Quem te disse isso, a Igreja? Certamente foi alguém que se sente bem com esse exagero de superioridade.
A mente humana talvez seja muito complexa para entender bem até sua própria natureza.

Autor: Ian Zani


Artigos Relacionados


"bicho-homem"!

Acróstico

A Lógica Do Instinto Animal E A Linguagem Construída

Hoje Eu Levei Um Tombo...

AtraÇÃo Humana Ao ImpossÍvel

O Filme Chucky Uma Pitada De Incentivo Para Liberar O Que Há De Mais Perigoso Na Natureza Humana

Simplesmente Mulher