Tecnologias em Educação



Este Trabalho aborda o tema: "Planejamento de formação dos Professores para o uso das Mídias", com o subtema: "A formação e os saberes necessários para os docentes no uso das mídias ? Televisão e Vídeo/DVD ? material TV Escola". O conteúdo está relacionado ao papel que desempenho na Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino Região Leste 1, Secretaria de Estado da Educação ? SP, relativo à formação e acompanhamento das ações pedagógicas referentes ao currículo.
Tem por finalidade subsidiar os professores para o desenvolvimento de um trabalho utilizando os recursos da televisão e do vídeo/DVD, já que, cabe à escola proporcionar um currículo aos alunos, com relevância social dos conteúdos e conceitos ensinados, para que favoreçam o acesso e utilização destes saberes produzidos nas mais variadas solicitações de interação com o meio em que vivem. É preciso que todo trabalho realizado em sala de aula tenha uma relação direta com a ação do aluno no mundo.
É necessário que os professores tenham domínio de temas tais como produção social e comunicação cultural, e que se desenvolvam como comunicadores escolares trabalhando com a Televisão e o Vídeo/DVD em suas aulas.
Segundo Moran (2006, p. 12), ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas e, particularmente agora, quando estamos pressionados pela transição do modelo de gestão industrial para o da informação e do conhecimento. Este curso busca apontar caminhos para que os professores desenvolvam com o apoio da televisão e vídeo/DVD a aprendizagem de seus alunos.
Durante o curso de especialização Tecnologias em Educação ? PUC-RJ, na disciplina "Mídias na Educação ? a prática do formador", discutiu-se as Propostas de utilização do Vídeo e DVD e no trecho extraído do artigo "O vídeo na sala de aula" (MORAN, J. M.) disponível no site http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm#propvideo, o autor apresenta várias formas de se trabalhar com os recursos do vídeo e DVD nas aulas, entre elas, o vídeo como sensibilização, ilustração, simulação, conteúdo de ensino, produção, avaliação, espelho e integração/suporte.
A mensagem audiovisual apresenta-se hoje como uma ferramenta de ensino e aprendizagem cada vez mais interessante, pois os alunos pertencem a uma geração que valoriza a imagem e o som.
O uso do VÍDEO/DVD como meio de enriquecer as aulas pode ser, portanto, extremamente interessante, pois seus recursos, se bem utilizados, funcionam como um indutor de conhecimento.
Um dos pontos a serem observados com maior atenção é com certeza, a troca de ambientes destes alunos, saindo da prática da sala de aula e utilizando os recursos da televisão e vídeo/DVD, além do acervo do TV Escola que sua escola disponibiliza.
A proposta para professores das escolas da rede pública estadual de São Paulo ? DER Leste 1 ? Capital, implica a necessidade de reflexão e aprofundamento deste projeto de formação, que não se restringe apenas às escolas sob jurisdição nesta Diretoria.
O projeto visa qualificar a prática pedagógica de professores para o trabalho com o uso das mídias, especificamente a Televisão e o Vídeo/DVD no cotidiano escolar, por meio da construção de conhecimentos teórico-práticos. Para tal, os professores contarão com o uso de uma metodologia diversificada, que abrange: dinâmicas de grupo; aulas expositivas; leituras dirigidas; debates; utilização de TV e Vídeo/DVD; oficinas na sala de vídeo.
A abordagem metodológica utilizada é a Pesquisa-Ação, possibilitando a reflexão crítica por parte dos participantes sobre o significado da mediação pedagógica nesses ambientes e sobre a (re) significação de suas teorias pessoais. A investigação evidencia a necessidade de formação para o uso pedagógico destas ferramentas a ser realizada em consonância com a prática docente, o que agrega qualidade ao processo ensino-aprendizagem.
Há muito se tem discutido sobre as formas em que os recursos tecnológicos devem ser inseridos no ambiente escolar e especificamente como instrumento de aprendizagem para os alunos. Como recursos tecnológicos acessíveis, a Televisão e o Vídeo/DVD estão presentes no cotidiano dos alunos e dos professores, e podem contribuir como ferramentas de aprendizagem diferenciado e imprescindíveis frente às novas demandas de ensino.
No entanto, dadas as lacunas existentes na formação de professores para o uso destes recursos, não como atividade per si, mas sim como estratégia de aprendizagem no desenvolvimento dos conteúdos.
Na elaboração deste projeto de ação minha preocupação será com a formação e os saberes docentes dos professores para o uso das mídias ? televisão e vídeo/DVD, principalmente como instrumentos facilitadores do acesso e do uso destas ferramentas e os conhecimentos que elas podem oferecer para que, não como metodologia exclusiva de ensino-aprendizagem dos alunos, sejam um instrumento a mais para suas aulas. Outro aspecto que justifica este projeto é que a escola propicia este espaço de ensino-aprendizagem, portanto, é na escola que os conhecimentos podem ser de fato socializados, garantido o acesso de todos a estes recursos.
Sobre o desenvolvimento deste projeto, percebemos que para o encaminhamento de um trabalho com o uso das mídias, mais especificamente a Televisão e o Vídeo/DVD no cotidiano da sala de aula, devemos considerar importantes fatores para que as aulas sejam trabalhadas de uma forma diferenciada das que geralmente observamos (o professor geralmente utiliza estas possibilidades como um fim e não como meio para complementar suas aulas).
Assim, a proposta aqui apresentada forneceu elementos para os profissionais que trabalham nas escolas da rede pública estadual de São Paulo, bem como para aqueles que se preocupam com as questões metodológicas.
O projeto de ação contribuirá no sentido de levar os professores a ensinarem seus alunos a aprender sobre um conhecimento que foi historicamente produzido e sistematizado, mas que possam também vivenciar de uma forma prazerosa, de acordo com suas necessidades e principalmente, com base no que já conhecem sobre o mesmo através do uso da Televisão e Vídeo/DVD. Com isso, os professores poderão estar em contato com um conhecimento até então não explorado nas salas de aulas, ampliar seus conhecimentos e identificar como estes recursos podem estar presente em suas ações cotidianas.
Ainda no que diz respeito à metodologia, será interessante trabalhar com um método que possibilite ao professor levar seu aluno a pensar sobre as ações e, consequentemente, refletir sobre a implicação dos conteúdos, mas de forma diversificada, quebrando o paradigma de só ser possível aprender dentro da sala de aula e não em outro ambiente que a escola proporcione.

Autor: Alípio Da Silva Leme Filho


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