Do Tejo ao Prata - 7 - Um Passeio Pela História



O DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA
Portugal buscava uma passagem marítima para a Índia, contornando o continente africano, mas houve um brilhante cartógrafo e navegador italiano nascido em Gênova chamado Cristóvão Colombo que convenceu o rei da Espanha ser a Terra de formato esférico e que os mares eram formados por uma única massa. No dia 23 de maio de 1492, chegou à cidade de Palos, na Espanha, a determinação real para que duas caravelas fossem cedidas para Cristóvão Colombo partir em missão especial a mando de Sua Alteza. Era uma aventura duvidosa e o mandato real provocou descontentamento entre os administradores do porto. Quando Martín Alonso Pinzón, um navegador muito experiente e de grande prestígio, chegou de Roma, o guardião dos padres franciscanos do mosteiro de La Rabida fez a aproximação entre o genovês e o marinheiro palense. Pinzón decidiu incorporar-se à expedição de Colombo e houve uma radical mudança na posição dos palenses em relação ao projeto. Logo que se propagou a notícia de que ele participaria da viagem, amigos e familiares se apresentaram, o que permitiu completar a tripulação.
Iniciaram a viagem na madrugada de 3 de Agosto de 1492, com Cristóvão Colombo comandando a nau Santa Maria, Martín Alonso de Pinzón como capitão da caravela redonda Pinta e a caravela latina Nina comandada por seu irmão Vicente Yáñez Pinzón. A tripulação era composta por um total de 90 a 120 homens, segundo divergências de autores. Devido a uma avaria, a caravela Pinta regressou e atracou em Las Palmas, a 6 de Agosto, para reparos.
Em 7 de Outubro, Alonso Pinzón corrigiu o rumo para sudoeste, o que foi providencial para evitar as correntes do golfo do México. Ao pôr do Sol de 11 de outubro foram detectados sinais evidentes da proximidade de terra e, na madrugada do dia 12, foi avistada terra pela caravela Pinta. Tinham chegado às Bahamas, na ilha de Guanahaní para os Índios, mas denominada por Colombo por ilha de S. Salvador. Estava assim descoberta a América.
Outros navegadores fizeram várias viagens às Américas do Norte e Central, mas a do Sul apareceu pela primeira vez em 1500, numa carta de Juan de La Cosa com o Brasil, as três Guianas e a Venezuela, apesar de as possíveis expedições de Duarte Pacheco Pereira em 1498 e Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500 afirmarem o contrário.


Autor: Raul Santos


Artigos Relacionados


Do Tejo Ao Prata - 8 - Um Passeio Pela História

Jamaica, Terra De Bob Marley

A Chegada Do Europeu à América

O Descobrimento Do Brasil

Os Portugueses Descobriram O Brasil?

Do Tejo Ao Prata - 1- Um Passeio Pela Hitória

Do Tejo Ao Prata - 6 - Um Passeio Pela História