Do Tejo ao Prata - 11 - Um Passeio Pela História



INVASÕES FRANCESAS NO BRASIL
No período dos sessenta anos que Portugal esteve sob o domínio espanhol, o Brasil foi invadido pela Holanda, a partir de 13 de setembro de 1598, a qual se estabeleceu em Pernambuco e desenvolveu a produção açucareira, sob a administração do conde Maurício de Nassau. Arruinado financeiramente, porém, Portugal não teve condições de expulsar os holandeses e assinou um acordo de paz, estabelecendo que a Holanda não pudesse ampliar seus domínios sobre posses portuguesas, o que não foi cumprido, pois invadiram possessões na África. Em 26 de janeiro de 1654, formalizaram um tratado na campina do Taborda, em Recife, mas a rendição total só ocorreu após a assinatura da Paz de Haia, em 6 de agosto de 1661, quando Portugal concordou em pagar oito milhões de florins, correspondentes a sessenta e três toneladas de ouro, em quarenta anos.
Com todo o empenho de Portugal e Espanha em colonizar o continente, as nações européias se sentiram prejudicadas com o Tratado de Tordesilhas. Apesar do pau-brasil ter seu valor de comércio, o das especiarias com as Índias ainda era muito mais lucrativo. Portugal tinha dificuldades financeiras e designou aos principais nobres o privilégio de explorarem o pau-brasil, mediante pagamento de impostos. Nesse período, as riquezas brasileiras eram cobiçadas por franceses, holandeses e ingleses e enviavam navios com o objetivo de também explorarem o pau-brasil. Portugal criou as expedições guarda-costas, mas os franceses se sentindo prejudicados, optaram pela invasão das terras e autorizavam os navios atacarem os portugueses como forma de indenização, além de mandar os corsários aportarem em busca do pau-brasil.
Em 1555, os protestantes franceses fugiam das perseguições religiosas, e fundaram a França Antártica no Rio de Janeiro, mas foram rechaçados pelos portugueses depois de anos de luta, em 1567, sob a liderança de Estácio de Sá. Não perderam a esperança e procuraram estabelecer colônias na região Nordeste. A seguir, entre 1582 e 1615, num período de 33 anos, quando Portugal já se encontrava sob o domínio da Espanha, sangrentas batalhas foram travadas com os franceses desde a Paraíba até o Maranhão, conforme resumo a seguir:
1. 1567 ? Portugal expulsou os franceses do Rio de Janeiro.
2. 1582 ? Portugal expulsou os franceses da Paraíba.
3. 1597 ? Portugal expulsou os franceses do Rio Grande do Norte.
4. 1602/1603 ? Portugal tentou conquistar o Ceará e o Maranhão.
5. 1612 ? Franceses fixaram residência na Ilha do Maranhão.
6. 1613 ? Portugal expulsou os franceses do Ceará.
7. 1613 ? Portugueses ocuparam a Ilha do Maranhão.
8. 1615 ? Jerônimo de Albuquerque fundou o forte de São José na Ilha do Maranhão. Em 17 de outubro, o General Alexandre Moura no comando de nove navios e 900 homens invadiu a fortaleza dos franceses, enquanto Jerônimo de Albuquerque atacava por terra. Em 3 de novembro os franceses se renderam definitivamente. Alexandre Moura nomeou Jerônimo de Albuquerque governador do Maranhão e determinou que Francisco Caldeira Castelo Branco fosse explorar o Pará.
9. 1615 ? No comando de 150 homens e três embarcações, Francisco Caldeira deixou a baía de São Marcos, em 25 de dezembro e em 12 de janeiro de 1616 aportou na baía de Guajará. Fundou o Forte do Presépio, marco da fundação da cidade de Belém, construiu a igreja de Nossa Senhora de Belém com algumas habitações e deu o nome de Feliz Luzitânea.
10. 1617 ? Chegaram os primeiros padres franciscanos na Baía de Guajará.
11. Ao longo do século XVII, os fortes de S. Pedro de Nolasco, de Nossa Senhora das Mercês da Barra, de Santo Antônio de Macapá, de Nossa Senhora de Nazaré, da embocadura do rio Tuerê, do Rio Paru, do Tapajós, e do Pauxis e Casa Forte foram construídos para proteger as terras da invasão de conquistadores.
12. 1618 ? Portugal agrupou algumas capitanias e criou o Estado do Maranhão, com capital em São Luís, subordinado ao governo de Lisboa. A Colônia ficou administrativamente organizada em Estado de Maranhão, com capital em São Luís, e Estado do Brasil, com capital em Salvador.
13. 1637 ? Pedro Teixeira partiu de Belém, no Pará, e alcançou o Alto Madeira, no Mato Grosso. Em 2 de janeiro de 1639, redigiu uma Relação da jornada Amazonas acima, endereçada ao presidente da Audiência de Quito.


Autor: Raul Santos


Artigos Relacionados


AÇÕes EuropÉias Para A Conquista Da AmazÔnia

Do Tejo Ao Prata - 12 - Um Passeio Pela História

Do Tejo Ao Prata - 8 - Um Passeio Pela História

Do Tejo Ao Prata - 10 - Um Passeio Pela História

FamÍlia Novaes

Do Tejo Ao Prata - 13 - Um Passeio Pela História

Revoltas Na Colônia