Uréia na agricultura: aplicação em sub-superfície



Uréia na agricultura: aplicação em sub-superfície

Esse pequeno texto pretende expor ao agricultor e demais interessados, a razão de se aplicar uréia no solo sempre em sub-superfície.

A uréia é fertilizante nitrogenado muito utilizado na agricultura. Ao ser aplicada no solo e entrar em contato com este e seus microrganismos, ela sofre uma quebra e se transforma em amôniO. Esse por sua vez, em condições de alta temperatura e baixa umidade que geralmente ocorrem bem na superfície dos solos agrícolas, favorecem a transformação deste composto em amôniA. Esta última é um gás e, desse modo, a aplicação de uréia na superfície provoca a exalação de um odor ruim que é o gás amôniA e constitui uma perda de fertilizante para o agricultor.

Como em camadas mais profundas (sub-superfície), a temperatura do solo é menor em relação à superfície e, além disso, geralmente há maior umidade, sendo esta última também importante para inibir a transformação do amôniO em amôniA, recomenda-se sempre aplicar este fertilizante em sub-superfície.

Preparado a partir de:

MATSON, P.A.; BILLOW, C.; HALL, S.; ZACHARIASSEN, J. Fertilization practices and soil variations control nitrogen oxide emissions from tropical sugar cane. Journal of Geophysical Research, v.101(13), p.18533-18545, 1996.

Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Escoamento Superficial De Saturação Do Solo?

Erosão: Quando Ocorrem As Grandes Perdas De Solos Em áreas Agrícolas?

Rugosidade Do Dossel?

Filosfera?

As Perdas De Nutrientes Nos Ecossistemas

O Solo

Bioturbação Do Solo?