Planear Para Gerir O Conhecimento



Quando pensamos em planear é porque temos de gerir sempre alguma coisa. O planeamento é cada vez mais um factor imprescindivel na gestão das empresas. Planear o Conhecimento é gerir e dirigir o mesmo numa organização, este que tem impacto quer na gestão de topo como na gestão operacional.

Os sistemas de informação enquanto factores críticos de sucesso, são importantes instrumentos para que as empresas possam ter melhorias contínuas da qualidade da sua informação.

Hoje em dia só é possível as empresas atingirem os seus objectivos, se os mesmos forem bem planeados, tendo como princípios fundamentais o controlo e acompanhamento.

Para que os objectivos anuais sejam concluídos, as empresas identificam a necessidade de desenvolvimento de determinados projectos, devendo estes ser planeados de acordo com a área a que pertencem.

O planeamento é o processo que ajuda a decidir sobre o que pode ser feito, por quem e quando deve ser feito. Há muitas maneiras diferentes de fazer planeamento; algumas são menos formais do que outras. Dado que muitos doadores e organizações utilizam a "abordagem da estrutura lógica de trabalho" como ferramenta de planeamento.

O conhecimento não nasce de geração espontânea. É necessário que a sua criação seja fomentada de forma consciente e intencional, realizando actividades e iniciativas com o objectivo de aumentar o património de conhecimento organizacional. A criação de conhecimento deve ser encarada como uma actividade central de qualquer organização. Para isso é necessário identificá-lo, geri-lo de forma explícita e sistemática, tornando-se evidente a necessidade de o partilhar entre todos os colaboradores.

Nádia Miranda


Autor: Nadia Miranda


Artigos Relacionados


Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!

O Impacto Dos Sistemas De Informação Na Arquitectura Organizacional Das Organizações

A Gestão Do Conhecimento Beneficia As Organizações Seguradoras!

Planificar à Esquerda E Gerir à Direita

Estratégia Crafting

O Futuro Da Administração 2

O Processo De Aprendizagem Nas Organizações