Familia e Escola: relações sociais existentes entre a família e a escola.




* Vanessa de Fátima Silva Moura


INTRODUÇÃO

Acredita-se que a família desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois ela fornece os ensinamentos e valores necessários para o seu convívio no meio social. Esses ensinamentos e valores quando absorvidos pela criança são utilizados em sua vida social, seja ela dentro ou fora da escola.

OBJECTIVOS

Seu objetivo e analisar os aspectos positivos e negativos que surgem dessa relação e em que interfere no desenvolvimento das crianças no momento de sua aprendizagem.
Para tanto, se fez necessário analisar a importância da relação família ? escola, a fim de descobrirmos como ela pode interferir no desenvolvimento de cada aluno/criança.

FUNDAMENTO TEÓRICO

I - Papel da Família

Através de Movimento de Renovação Pedagógica ocorrido nas décadas de 1960 e 1970, abriu-se uma lacuna para uma visão psicológica no ambiente da escola, onde se deu mais atenção para cada criança, individualmente, ou seja, à suas escolhas, aos seus desejos e ao seu tempo de aprender.
E no decorrer de todas essas décadas, o que pode ser observado é que a participação da família na educação dos seus filhos e o interesse da mesma, foi acolhida de maneira mais forte pelas escolas brasileiras, assim sobre isso nos fala Campos(1983, p. 19):

(...) os apologistas do ambiente da família como ideal para a educação dos filhos, geralmente evidenciam o calor materno e o amor como contribuição para o estabelecimento do elo afetivo mãe-filho, inexistente no caso de crianças institucionalizadas.

II - O papel da escola

Embora os desafios existentes atualmente sejam a busca de valores, a informação e a formação tanto do educador quanto do educando, o que se pode observar nos últimos anos é que a sociedade coloca a escola como a principal transmissora de valores morais, mais isso é causado pela falta dos pais na participação do processo de desenvolvimento intelectual e pessoal dos indivíduos. Para isso, sobre o papel da escola é argumentado por Rego (2001, p. 279):

(...) não é o de compensar carências (culturais, afetivas, sociais etc.) do aluno e sim o de oferecer a oportunidade de ele ter acesso a informações e experiências novas e desafiadoras (que incidem na sua zona de desenvolvimento proximal), capazes de provocar transformações e de desencadear novos processos de desenvolvimento e comportamento.

Portanto, cabe à escola o papel de passar aos seus alunos relações de segundo nível ao da família, transmitindo assim os conhecimentos básicos a sua racionalidade, aos processos de ensino voltado a toda a sociedade e para fins da carreira profissional.

III - Relação Família e Escola

Para tanto, juntamente com a família, a escola é considerada como o local de formação profissional em que o corpo docente pertencente a ela possa reunir subsídios necessários a toda e qualquer formação e saibam lidar com as dificuldades que possam vir a existir no cotidiano da escola.
Portanto, família e escola são instituições responsáveis pela educação dos indivíduos desde crianças até a vida adulta. A escola só assume sozinha a educação de alunos quando a família deixa escassa sua forma de educar e passar os valores a que tem direito.

METODOLOGIA

Assim, para que pudéssemos obter as informações pertinentes ao nosso tema, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa qualitativo-descritiva e a observação presencial de campo feita na Escola Municipal Zélia Gattai Amado, localizada no bairro Matadouro na cidade de Teresina- PI.

CONCLUSÕES

O que se percebe é que quando a família tem uma relação com a escola, acompanhando o rendimento do(s) filho(s), conversando com professores ou funcionários, além de ter o compromisso como acompanhar as tarefas, estabelecer horários de estudo informar-se sobre matérias e provas dentre outras, tudo isso pode levar à conclusão do êxito no desenvolvimento intelectual de seus filhos.

A partir dos dados apresentados, acredita-se que a família desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, não somente no desenvolvimento físico, mas também intelectual e comportamental, porque é dentro delas onde acontecem as aprendizagens básicas que serão necessárias para o desenvolvimento dentro da sociedade, pois a família vai moldando as características psicológicas do individuo durante o tempo em que permanecem sob seu domínio. O desenvolvimento da criança dentro da família depende também do meio social ao qual ela pertence, sua cultura e valores.

Concluí-se assim que a relação Família e Escola é de suma importância na construção da identidade e da formação educacional de seus filhos / alunos. Pois juntas, conseguem desenvolver de forma prática todo o processo de ensino-aprendizagem, isso traz a essas crianças a segurança e a competência.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


TEDESCO, J. C. (2002). O novo pacto educativo: Educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática.


REGO, T. C. R. (1996). A indisciplina e o processo educativo: uma análise vygotskiana. In: Aquino, J. R. G. (org.). Indisciplina na escola. São Paulo: Summus, p. 83-101.

ACKERMAN, N. W. (1986). Diagnóstico e tratamento das relações familiares. Porto Alegre: Artes Médicas.


CAMPOS, Jacira Calasãs, CARVALHO, Hilza. (1983). A Psicologia do desenvolvimento: influência da família. São Paulo: EDICON.


MINICUCCI, Agostinho. (1992). Relações humanas na família e no trabalho. Petrópolis: Vozes.


MORENO, Maria C; CUBERO, Rosário. (1985). Relações sociais nos anos pré-escolares: família, escola, colegas. In: COLL, César ET AL (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas. v.1. Cap. 14 e 19.


NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. 2000. Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas medias e populares. Petrópolis: Vozes.














Autor: Vanessa De Fatima Silva Moura


Artigos Relacionados


Família Na Escola: Convivência Escolar E Familiar

''disciplina E Limites Na Educação Básica E Na Família''

Família: Uma Base Social E Educativa

IdentificaÇÃo Das Necessidades E Potencialidades Para A Parceria Entre Escola E FamÍlia De CrianÇas Autistas Na Rede Regular De Dourados /ms.¹

Processo Ensino-aprendizagem: Uma Tarefa Da Escola E Da Família

ParticipaÇÃo Da Familia No Âmbito Escolar: Um Fator Primordial No Desenvolvimento Do Educando

Indisciplina