A formação inicial de professores e a aquisição de habilidades para o uso das TIC's.




* Vanessa de Fátima Silva Moura


INTRODUÇÃO

Acredita-se que a formação de professores para a utilização de novas tecnologias na educação pode vir a contribuir para o aprimoramento da prática educativa se esta for pautada pela compreensão das possibilidades e limites deste instrumento na concretização do papel educativo da escola como afirma GUEVARA& ROSINI, 2008.
A questão fundamental no processo ensino-aprendizagem é saber como prover a informação de modo que ela possa ser interpretada pelo aprendiz e que ações ele deve realizar para que essa informação seja convertida em conhecimento.

OBJETIVOS

O objetivs desse trabalho é o de aprofundar o conhecimento em relação à formação de docentes para o uso de novas tecnologias educacionais, buscando saber a opinião destes docentes a respeito de sua formação inicial como esta foi feita e questionando se a mesma lhes garantiu fundamentação e subsídios teóricos para que eles possam atender as necessidades atuais exigidas no campo profissional.

DESENVOLVIMENTO

A metodologia utilizada para a coleta de informações pertinentes a este estudo foi à pesquisa com professores da rede pública de ensino do estado do Piauí que ministram aula em series do ensino fundamental para isso foram feitas visitas a algumas escolas, assim como uma observação presencial. Através de questionário/entrevista com a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e a pesquisa em fundamentos teóricos coletados em algumas bibliografias que tratam da temática abordada neste trabalho.


FUNDAMENTOS

1.A diferença do computador paras as demais tecnologias:

O computador não é a primeira tecnologia a ser inserida no ambiente escolar e também não será a última. No entanto podemos citar como exemplos de tecnologias as enciclopédias, o dicionário, o papel, o lápis, o giz, a lousa, o retroprojetor, o rádio, a televisão, o aparelho de som, o vídeo cassete e o dvd entre outros. Sendo que a diferença está em como essa tecnologia será utilizada. Assim a diferença do computador para as demais tecnologias está no fato de que ele pode incorporar todas as outras, além de permitir a interatividade e o processamento das informações nele inseridas, onde o operador pode fazer tudo isso em tempo real.

2.O acesso e o controle das tecnologias:

Talvez o melhor fosse se tentássemos nos apropriar dos processos de desenvolvimento de habilidades que permitam o acesso e o controle das tecnologias e seus efeitos, desenvolvendo também competências nas suas relações humanas. O professor em primeiro lugar é um ser humano e como tal é construtor de si mesmo e da história nas interações de circunstâncias que o envolve.
Porém as Universidades tanto públicas como particulares, com algumas raras exceções, quando se fala em tecnologias nas instituições, tem se preocupado muito com questões técnicas de equipamentos deixando de lado o elemento central de qualquer ato pedagógico que é o professor

3. Nova dimensão qualitativa para o ensino:

Com o intuito de refletir sobre a formação docente para o uso das novas tecnologias em sala de aula, considera-se que o projeto que envolve a utilização das TICs na educação depende principalmente de um olhar para o contexto educacional com a compreensão das diferentes realidades e interdependência entre as diferentes regiões, pois cada uma vive conforme sua realidade econômica .
Contudo se o computador for usado segundo uma abordagem construcionista, este terá finalidades de implementar um processo de aprendizagem baseado em projetos e em preparar o aluno para a sociedade do conhecimento. Quando necessito de alguma informação, consulto a internet, e levo as crianças para que desde cedo elas comecem a interagir com o mundo virtual. Professora Francisca PI, 2010.
Sendo assim o computador deve ser utilizado como uma ferramenta de transformação da educação e não um meio de informatizar um processo educacional já existente.

ANÁLISE E CONCLUSÃO DE DADOS COLETADOS

Percebemos que grande parte dos professores entrevistados nas escolas que visitamos afirmaram que em relação à formação inicial, os mesmos consideram que esta deixa a desejar, no que diz respeito à formação de educadores para uso das TIC?s em sala de aula, acreditando que essa temática deveria ser abordada de forma relevante com o objetivo de fornecer os conhecimentos teóricos e práticos suficientes para que os professores em formação possam vir a tornarem-se profissionais aptos, competentes e qualificados e para que estes venham a atender as exigências atuais da escola e da sociedade no que diz respeito à utilização de novas tecnologias como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem. A minha formação inicial deixou a desejar em relação às TICs em sala de aula, nosso currículo enfatizou este assunto como se fosse algo que estaria em um futuro e não no presente. Professora Margarida PI, 2010.
Os professores afirmaram que esperam um feedback, ou seja, um retorno onde os dados fornecidos se transformem em informações processadas e compreendidas pelos alunos em sala de aula. Quando, usado de forma correta, o computador é um instrumento com múltiplos caminhos, onde todas as ações são seguidas de reações, que às vezes não condizem com uma realidade educacional vivenciada. Professor Arnaldo PI, 2010.
Resultados
Acredita-se que o computador pode se constituir em uma importante ferramenta na escola se houver uma formação inicial e continuada adequada aos professores para o seu uso, ou seja, uma formação que associe o domínio dos recursos tecnológicos a uma analise das suas implicações na educação e na cultura. Portanto com este estudo podemos concluir que fica evidenciado a necessidade de um aprofundamento de estudos e reflexões sobre este tema, uma vez que o uso de computadores na escola já é um fato.


REFERÊNCIAS


BRITO, G. & PURIFICAÇÃO, I.; Inovações educacionais e tecnologias na escola. No prelo, 2002.

D? AMBRÓSIO, U.; Tempo da escola e tempo da sociedade. (in). SEBINO, V. (ET AL) Formação de professores. São Paulo: Ed. UNESP, 1998.

GUEVARA, J. e ROSINI, M. (orgs); Tecnologias Emergentes: Organizações e Educação; São Paulo: Cengage Learning, 2008.

GOUVEIA, B.; Cidades e Régios Digitais: impacte nas cidades e nas pessoas; Ed. Universidade do Porto, 2003.

LUCKESI, C.; Independência e inovação em Tecnologia Educacional: ação-reflexão. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.15, n71/72, p.55-64, jul./out.1986.

TAJRA, F.; Informática na Educação: novas ferramentas para o professor da atualidade. 2ª ed. São Paulo: Érica, 2000.

Autor: Vanessa De Fatima Silva Moura


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