Estudos Biblicos



O CAMINHO DA SANTIDADE

Passagem Bíblica: Romanos 8.1-9
Memorizar: I Tessalonicenses 4.30
Introdução

A santificação é um dos aspectos da salvação. A santificação é uma prova de nossa justificação. O pecado resultante da queda de Adão corrompeu todas as faculdades humanas (Isaías 1.5,6). Mas, o Senhor Jesus veio para endireitar as veredas daqueles que se propõe servi-Lo (Salmo 16.11).

A SANTIDADE E A SANTIFICAÇÃO

Existe uma certa diferença entre santidade e a santificação. A santidade é um estado; a santificação é um processo. O crente deve experimentar tanto um como o outro (Hebreus 12.10,14). Como exemplo pode-se entender melhor: o crente segue por um caminho ? a santificação (Hebreus 12.14); ele está sempre em etapa deste mesmo caminho ? a santidade (Efésios 4.24).

O Que Se Pode Falar Sobre a Santidade

A santidade de Deus é um estado intrínseco e perfeito (Levitico 11.45; 19.2; 20.26). A santidade do crente é situação relativa. Isto é provado quando se lê os registros na Bíblia sobre homens fiéis.
1)- Isaías era um homem fiel ao Senhor; mas, ao contemplar a santidade divina, achou-se impuro e sentiu que iria perecer (Isaías 6.3,5)
2)- Jó, da mesma forma, reconheceu a grandeza da santidade de Deus, diante de uma revelação divina (Jó 42.5,6).
3)- Ezequiel, o profeta, caiu sobre seu rosto, diante da glória do Senhor (Ezequiel 1.28);
4)- O apóstolo Paulo que disse: "sede meus imitadores como também eu sou de Cristo" (I Coríntios 11.1), reconhecendo a grandeza da santidade de Deus, achou-se como o principal dos pecadores (I Timóteo 1.15);
5)- A reação do aposto João ante a glória e a santidade de Deus, foi de desfalecimento, caindo como morto (Apocalipse 1.17). A santidade de Deus é, pois incomparável (I Samuel 2.2); é perfeita e inspiradora (Salmo 99.2,3); refere-se à sua excelência moral (I Pedro 1.15); deve ser imitada (Levítico 11.44).

O Que Significa Santificação

O termo santificação significa separar-se, consagrar-se. É um processo que leva o crente a tornar-se uma pessoa dedicada, santa, envolvida com o que diz respeito a Deus. Assim como Deus, na antiga dispensação, separou pessoas, animais, objetos e até mesmo lugares para o Seu serviço; na nova dispensação, Ele consagra o crente para Si mesmo, separando-o do pecado (Êxodo 13.2; Lucas 2.23; Tito 2.14). A santificação é a vontade de Deus para o crente (I Tessalonicenses 4.3); mesmo antes da fundação do mundo, Ele já se preocupava com isso (Efésios 1.14). O Senhor Jesus morreu para a nossa santificação (Hebreus 13.12). Deus chamou um povo para ser santo, separado (I Tessalonicenses 4.7); Deus não admite a mistura do que é santo como o que é profano (I Coríntios 6.14-18). Quem quiser viver em comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, deve renunciar aos prazeres do pecado e tornar-se santo (Salmo 24.3,4). Deus quer ver Seu povo santo (I Pedro 1.16). A verdadeira santificação ocorre no crente partindo do interior do seu coração contrito (I Tessalonicenses 5.23).

CARACTERÍSTICAS DE UMA VIDA SANTA

Toda a vida do homem é pautada por regras, preceitos e normas. Existem, também, as normas bíblicas para que o crente expresse uma vida de santidade. O apóstolo Paulo, numa das vezes em que escreve preso, tomou conhecimento dos problemas que afetavam os crentes colossenses e, mesmo naquela situação preocupou-se com eles. Por isso, escreveu-lhes uma carta de admoestação. Os crentes estavam confusos dando ouvidos a falsas doutrinas (Colossenses 2.4-8,18). Na referida carta, Paulo também sugere o estabelecimento de regras para uma vida cristã sadia.

Normas Para Uma Vida Santa

1)- Deixar o pecado (Colossenses 3.8-10)
2)- Ser amável ? tratar as pessoas com docilidade, considerando-as e honrando-as, sem agressões ou irritabilidade.
3)- Ser compassivo ? demonstrar compaixão àqueles que necessitam de auxílio. Ajudar aos que estão enfrentando problemas. O conselho é para que o crente seja bondoso, que se compadeça do próximo quando sofre (I Pedro 3.8).
4)- Ser humilde ? não buscar benefícios somente para si, não ser pretensioso buscando glórias e honras para ser elogiado. Mas estar sempre a servir, sabendo que assim será amado por Deus (I Pedro 5.5,6).
5)- Ser santo ? não se precipitar em tomar atitude, agir com calma, não murmurar, não praticar ações que ofendam ao próximo. Tratar os demais sem agressões ou palavras ásperas (Efésios 4.2). A mansidão está sempre ligada à humildade.

Consideração Sobre a Santificação

Santo é aquele que pertence a Deus e dedica-se ao Seu serviço (Atos 27.23); como também está escrito: "De sorte que alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra" (II Timóteo 2.21).

Santificação é Limpeza

Santificar-se é lavar-se através da Palavra (João 15.3); é purificar-se espiritualmente (II Coríntios 7.1).
Na antigüidade, Deus exigia que os levitas tivessem o cuidado de limpar todos os objetos consagrados (II Crônicas 29.5, 15-18). Os sacerdotes também eram purificados para o serviço (Levítico 8.6).
Santificação para o serviço ? Santidade, bem como a santificação, não quer dizer apenas parar de viver no pecado, mas iniciar uma nova vida de trabalho para Deus (Romanos 6.19). Existem muitas maneiras de servir ao Senhor: a)- adorando-O; b)- envolvendo-se nos diversos trabalhos da Igreja; c)- pregando a Sua Palavra; d)- atendendo aos necessitados; e)- obedecendo os preceitos divinos.

A Santificação Progressiva

É a santificação crescente do cristão. Ela é objetiva; é vista através das obras, do comportamento e das ações do cristão. É o seu viver, é o seu lidar com as pessoas, principalmente os descrentes, agressivos, irônicos, sem convicção de Deus, que estão sempre criando problemas para os crentes. A atitude, a reação no trato com tais pessoas é que demonstram a vida de santificação. É o próprio Deus, através do Espírito Santo, quem opera no crente para ele se conduzir com santidade (I Tessalonicenses 5.23).

O LADO DIVINO DA SANTIFICAÇÃO

A santificação progressiva tem seu lado divino e seu lado humano. Muitos não conseguem viver em santidade porque não fazem a parte que lhes cabe no processo, Jesus teve Seu lado divino na santidade (João 10.36) e o Seu lado humano (João 17.19).

Meios Divinos Para a Santificação do Crente

a)- Santificação pelo sangue de Jesus ? (I Coríntios 1.30; João 1.7) ? O sangue de Jesus provê santificação a todos os que O recebem. É uma santificação posicional perante Deus, quando os pecados que foram perdoados por Jesus estão cancelados através da justificação. Esse mesmo sangue provê a santificação na vida diária (Gálatas 2.19-20).
b)- Santificação pela Palavra de Deus ? O fato acontece quando a Palavra de Deus é lida, ouvida, crida, obedecida e praticada (Tiago 1.22). Ela revela as impurezas e também fortalece o crente para resistir ao pecado (I João 2.14). A Palavra de Deus é santa (Salmo 105.47).
c)- Santificação pelo Espírito Santo ? Ele é chamado de Espírito Santificador (Roamnos 1.4). Ele inicia Sua Obra convencendo o pecador dos seus pecados, levando?o a abandoná?lo (João 16.8; Romanos 8.2).
d)- Santificação pela glória de Deus ? A glória de Deus, quando manifestada na vida do crente, nas obras e no ambiente, trará o efeito santificador (Êxodo 29.43); a fé e a esperança na vinda do Filho de Deus também santificam(II Tessalonicenses 2.13; I João 3.3).

O CAMINHO DA SANTIDADE
O lado humano da santificação é uma atitude, um propósito de ser separado de todo o mal, para pertencer a Deus. Isto, como resultado da providência do Espírito Santo (I Tessalonicenses 5.23).
a)- Dedicação pessoal ? O desprendimento do pecado, do mundo, das suas próprias conveniências, para dedicar-se a uma vida com Deus é uma forma de se alcançar a santificação (II Coríntios 7.1; Tiago 1.27; Romanos 12.1).
b)- Obediência ? o crente que se propões a obedecer ao Senhor, certamente, está trazendo para si condições de santificação (I Pedro 1.27); pois a desobediência é, sem dúvida, um estorvo à santificação Êxodo 19.5,6).
c)- A cooperação de outras pessoas ? os líderes da Igreja podem ajudar o novo crente a firmar-se na fé e a buscar santificação (Êxodo 19.??), aconselhando, ensinado as verdades das Escrituras e ajudando-o em oração. Os pais, da mesma forma, podem cooperar para a santificação dos filhos, orando por eles, exortando-os e ensinando-os.

A Benção da Santificação

É certo que quanto mais o crente se aproxima de Deus, mais ele experimenta a santificação. Em conseqüência, recebe benção divinas que trarão paz e felicidade para o seu viver. A santificação, portanto trará:
1- A presença de Deus conosco (Êxodo 19.10,11);
2- O conhecimento da voz de Deus, quando Ele nos falar (Êxodo 19.19);
3- A operação divina em nossa vida (Josué 3.5);
4- A visão clara de Deus (em conseqüência de uma coração limpo) (Mateus 5.8);
5- A esperança de entrar nos céus (24.3,4).

CONCLUSÃO

É possível viver uma vida de santidade, mesmo habitando neste mundo tão corrompido. Este é, pois o verdadeiro milagre da salvação. Nascer de novo é deixar o pecado, viver para Cristo, ser diferente do mundo, repudiar o mal e buscar a pureza cada dia.

Rev. Cyro Pereira do Lago
Presidente da Igreja Quadrangular em Limeira

Autor: Jackson Marques


Artigos Relacionados


Necessidade Da Santificação

Pregar A Palavra

Nossa Felicidade E ResoluÇÃo De Nossos Problemas: Pedir PerdÃo Pelos Nossos Pecados.

Elogáu E Logizomai

Salvação Completa E Misturada Com A Fé

A Trindade De Deus

"sorria, Deus Te Ama!"