Servidor Jabber com o Slackware Linux



Servidor Jabber com o Slackware Linux.
Neste artigo vou escrever como instalar e configurar um servidor Jabber (comunicador instântaneo) para sua empresa ou acesso público. O software Jabber foi adquirido pela Cisco e não é mais free, porém existem bons softwares clientes e servidores gratuítos na Internet. Basta procurar. Vou usar como exemplo o Ejabberd por ser fácil de instalar e configurar. Como cliente Jabber existem vários, mas o meu gosto foi o Pidgin.

Alguns podem estar se perguntando para que serve um serviço como esses. Vamos supor que você é o encarregado de TI da sua empresa. Está cansado com os funcionários usando msn em horário de trabalho para uso próprio. É ai que o Jabber entra em ação. Com ele é possível criar uma rede de chat´s interna ou pública (fica ao seu gosto).

Vamos pôr a mão na massa.

Parte I - Configurando o Servidor:


Distribuição Linux que ultilizei e testei foi o Slackware Linux 12.1, mas com certeza roda em qualquer outra distribuição. Optei pelo Slackware pelo fato de já trabalhar com ele há muitos anos.
Software utilizado como servidor Jabber: Ejabberd e pode ser encontrado em: http://www.process-one.net/en/ejabberd/downloads/

Baixe a ultima versão em formato .bin (para uma instalação menos complicada).

Após baixar o ejabberd, execute-o com privilégios de root.

root@ejabberd:# ./ejabberd-2.0.2_2-linux-x86-installer.bin.gz (enter)

Após executar, você vai se deparar com uma tela de licença GPL é claro ;) . Aceite a licença para começar a instalação. Em seguida virá o prompt de senha do usuário admin, escolha uma senha e não esqueça dela. Pronto, o servidor ejabberd já está instalado.

Uma observação:. O serviço de ejabberd vai pegar o nome da sua máquina como domínio, caso o nome do seu servidor seja slackware e o dominio exemplo.com, o ejabberd vai autenticar os usuários como [email protected]. Então no nosso caso, para acessar o ejabberd como admin para configura-lo será: [email protected].

Por default a instalação completa será feita no diretório /etc/ejabberd. Não configure nada diretamente dentro desse diretório. Vamos fazer toda a configuração via web. Legal né? Apenas execute o serviço ejabberd.

root@ejabberd:~# /etc/ejabberd/bin/ejabberdctl start

Abra o seu navegador favorito e entre com o endereço ip do seu servidor ejabberd escutando na porta, assim:

http://192.168.0.1:5280/admin --> Surgirá no seu navegador uma janela de autenticação. Escreva [email protected] (substitua ejabberd.exemple.com pelo nome do seu servidor e dominio) e digite a senha que foi escolhida na instalação do ejabberd.

Abrirá no seu navegador o gerenciador gráfico do ejabberd. Apartir daí você já pode ir configurando o seu servidor ejabberd. Crie as contas dos seus usuários e as senhas que eles deverão acessar.


Parte II - Cliente Pidgin.

Como falei acima, o cliente usado foi oPidgin, funciona tanto em Linux quanto no uindius. Após instalar o Pidgin, vá em conta e escolha o protocolo XMPP e digite as informações do usuário. Em avançados marque a opção Requer SSL/TLS, aponte a porta de conexão do ejabberd que é a 5222 e em Servidor de Conexão aponte para o seu servidor.

Pronto, seu servidor e o seu cliente estão prontos para serem usados.

Obs:. A lista de contatos de cada cliente é gerenciada pelo servidor ejabberd, portanto não adianta o cliente adicionar um contato se este não estiver no servidor e não adianta também um usuário remover um contato se não for pelo servidor.


Comentários serão bem vindos.


Publicado por Danilo Amorim
Autor: Danilo Amorim


Artigos Relacionados


O Básico Do Protocolo Pop3

Sistemas Colaborativos Em Rede

Alojamento Servidor Virtual Privado - Vps

O Que São Subdomínios?

Uso Prático De Software De Código Aberto

Servidor Apache

Open Source Code Por Trás Do Www.polomercantil.com.br