Não Vale a pena arriscar



NÃO VALE A PENA ARRISCAR

Fabian Carvalho dos Anjos
Um dos assuntos mais comentados no Brasil é a Copa do mundo de 2014 em nosso país, até lá, muitas discussões serão armadas, muitas seleções serão montadas em bares, restaurantes, reuniões de amigos. Respiraremos, viveremos, comeremos Copa do mundo, embora por vezes não estaremos com vontade nem sequer de ouvir falar, mas seremos obrigados, porque igual a nós, revistas, jornais, televisão estarão imersas nesse contexto dia-a-dia até a bola rolar no Morumbi em 2014.
Pois bem, destaco alguns pontos os quais considero positivos sobre essa temática: segundo o Ministério do Turismo receberemos cerca de 600 mil turistas, sem a Copa, não receberíamos esse número tão expressivo. Tais turistas terão a oportunidade de conhecer nossas belezas e poderão voltar, mesmo porque os receptores não vão mostrar o nosso lado "feio". Até o término da Copa muitas pessoas serão empregadas em diversas áreas, exemplificando a área da construção civil. Muitos cursos, diversas pessoas receberão treinamento para poder atender a demanda. Já percebemos também uma grande procura por cursos de gastronomia em virtude desse precioso evento. Haverá uma oportunidade ímpar de troca de culturas, da troca de informações de pessoas, costumes, mas é claro, geralmente isso não acontecerá com aquela grande parcela que é o povo brasileiro.
Notamos coisas boas para o país em termos de divulgação, de recepção, oportunidade, mas meus caros leitores, não estamos nos esquecendo do outro lado? È claro, acredito que estou me lembrando daquele lado que é tão importante, ou talvez mais importante que a copa. Recordo-me que existem hospitais superlotados precisando de investimentos, precisando de reformas, mas é como sempre é mais importante aparecer para o resto mundo do que solucionar os nossos próprios problemas. Veremos estrelas mundiais do futebol ao vivo. Porém isso, só para quem possui alto poder aquisitivo pois os ingressos terão valores elevados. Pensando bem, é melhor seguir os vendo pela televisão, é mais barato, igual ao salário dos trabalhadores. Em se tratando de obras, elas estão atrasadas e pior, muitas nem começaram ainda e outras ficarão parecidas com o famoso "puxadinho", e se vemos que não irão ficar prontas, não tem problema, existem contratos de emergências, é mais caro um pouco, mas é isso que os parlamentares querem, gerar renda para as construtoras e também para o bolso deles, deverá ser uma excelente oportunidade para alguns corruptos. Tantos gastos, e ainda temos que investir em segurança, educação, combate a fome e a miséria. Muitos problemas existem com a Copa aqui no Brasil segundo Nicolau Gualda (Poli USP),
os problemas do setor começam no interior das cidades-sede, que não possuem acessos adequados a estádios nem oferecem ao público condições plenas de deslocamento para restaurantes, hospitais e outros serviços, além disso, há problemas no transporte interestadual: as rodovias precisam de ajustes, a malha ferroviária é inadequada e a aeroviária está saturada nas principais ligações do país.
Bem tantos sacrifícios, dinheiro gasto, sonhos, sem saber se tudo ficará pronto. Não vale a pena deixar de lado os nossos problemas, os nossos anseios mexer no nosso orçamento para os "outros", deixar de lado o povo brasileiro, deixar de lado a falta do social, em troca da visibilidade, entretanto há uma solução para não passarmos vexame em frente aos turistas: em 2012, teremos eleições municipais, em 2014, federais, então tudo pode acontecer. Alguns dirão que sou pessimista, que não acredito, mas não considero assim, estou falando em realidade, um país assolado pelo tráfico, pelo crime, pelos roubos e assaltos, pela guerra social, ou seja, não dá pra transparecer tranqüilidade em meio a tantos problemas. Não estamos em condições físicas, humanitárias nem mesmo financeiras para receber a Copa, é uma lástima.










Autor: Fabian Carvalho Dos Anjos


Artigos Relacionados


Copa Do Mundo - Um Mundo De Oportunidades

Fim Da Copa Do Mundo

Da Copa Pro Avião. Do Avião Pra Casa!

Curso De Inglês Movimenta Capitais

"copa Do Mundo - Na Marca Do Pênalti"

Entre Estádios E Hospitais

Aumenta A Procura Por Apartamentos Em Niterói E No Rio De Janeiro Para A Copa Do Mundo