Importância do CEO como líder de mudanças no alcance de desempenho estratégico



O cargo CEO (Chief Executive Officer), em muitas organizações, denominado de Diretor Executivo ou Diretor Geral, corresponde à pessoa com mais alta responsabilidade ou autoridade dentro de uma organização.
Ele é o executivo que pode tomar a iniciativa de propor a diversificação de produtos e coordenar todas as atividades necessárias a sua implementação, frente a uma avaliação dos pontos fortes e fracos de uma organização, bem como das oportunidades e ameaças externas.
É responsável pelo bom andamento do marketing, do setor financeiro, das atividades técnicas e operacionais, dos recursos humanos e do cumprimento dos requisitos legais. Logo sua atividade fundamental é coordenar o trabalha dos gestores funcionais.
O CEO é também responsável por equilibrar os interesses de todos os stakeholders, através do balanceamento entre as exigências dos acionistas, de maiores taxas de retorno sobre os investimentos, dos clientes, com produtos de maior qualidade e excelência no serviço, dos funcionários, garantindo boas condições de trabalho e remuneração, e do mercado, com a garantia do pagamento de dívidas contraídas.
O CEO tem, basicamente, dois âmbitos de atuação, as funções operacionais e o papel estratégico.
Em âmbito operacional ele é nomeado ou destituído pelo Conselho Administrativo, que também é responsável pela definição de seu poder. Sua função principal é trabalhar para satisfazer as partes interessadas, acionistas, clientes, funcionários e a sociedade. Ele também é responsável por delegar algumas de suas funções para seus principais subordinados. Ele garante que as empresas cumpram suas obrigações legais. Ele mantém os acionistas, o mercado financeiro e os meios de comunicação atualizados sobre a real situação da empresa.
Em âmbito estratégico ele garante que a empresa tenha a estratégia e os recursos necessários para executá-la. Ele é responsável também por identificar os mercados mais promissores, prosseguir com as aquisições e vendas, no melhor interesse dos acionistas, aperfeiçoa a organização e os processos, dirigindo seu foco para as questões de logo prazo.
O executivo CEO tem uma importante função que é executar a gestão da mudança. A cada dia os mercados e a tecnologia mudam, exigindo das organizações adaptação para manter a competitividade. O CEO deve preparar e implementar hoje, as mudanças que funcionaram amanhã, criando uma visão do negócio, comunicando aos funcionários o motivo das mudanças e coordenando essa mudança. Logo o executivo CEO deve ser capaz de observar as informações de forma criativa, não se acomodando com os resultados financeiros e metas atingidas.
Para garantir uma boa transição em processo de mudanças é necessário que a organização tenha sempre uma visão de crescimento. O papel do CEO, nesse processo, é de garantir é de convidar as pessoas a crescer junto, através da motivação e da liderança. È importante também que um CEO saiba ouvir os clientes, colaboradores, parceiros ou fornecedores, o que lhe despertará a auto-reflexão.
Assim um executivo CEO deve pensar também no comportamento, aprendendo com as pessoas, servindo de exemplo e recompensando o bom desempenho de seus subordinados. Ele deve ser capaz de gerir a empresa de forma participativa, sendo o guardião da estratégia da organização, utilizando-a para coordenar e alinhar a equipe no melhor interesse da empresa. O líder CEO deve estar engajado e envolvido na organização transmitindo motivação e confiança a seus acionistas, funcionários e parceiros.

Autor: Edward Barbosa


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