Quando o Sol Se Põe



QUANDO O SOL SE PÕE.
Efésios 4:17-19

O sol é o astro que sempre foi usado como símbolo de grandeza, brilho e calor. Pelo fato de que Jesus é intitulado o "Sol da Justiça" faz com que ele pareça o maior astro do Universo, mas se for comparado a outros astros encontrar-se-á dentre um grupo de estrelas não tão grandes assim.
O sol, quando usado para simbolizar a pessoa de Jesus, estará servindo para o pregador de figura ilustrativa para demonstrar o quanto a humanidade estava sem rumo. O pecado afastou o homem de seu Criador de tal forma que o tal se embruteceu ao ponto de se encontrar em densas trevas. Efésios 4:17-19 . (17.... E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18... Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19... Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.) O apóstolo Paulo o descreve da seguinte maneira: Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.
Don Richardson, um missionário americano na Nova Guiné Holandesa, conta a história de um povo que ilustra muito bem isto que escrevemos acima. No seu livro "O Totem da Paz" ele retrata o estado em que se encontrava aquele povo como uma figura da Humanidade no seu todo . O povo ?sawi? aceitou como seu herói, a Judas Iscariotes quando ouviram a palavra de pregação do missionário, porque na sua mente obscura, o maior herói era aquele que conseguia enganar mais sofisticadamente a sua vítima para depois matá-la quando estivesse totalmente conquistada pela confiança que demonstrava ter no seu algoz. Este estado de coisas entre aquele povo só alterou por um mistério de Deus que, por providência, deixou em seus registros de tradição a figura do ?menino da paz? que mais tarde foi conhecido pelo missionário, o qual comparou Jesus com essa tradição tão reverenciada pelo povo.
O apóstolo Paulo em Efésios 2:14-15 e 4:17-19, falando pelo Espírito de Deus, esclarece com as palavras reveladas o quanto o ser humano estava sem esperança, afastado de Deus por falta da luz divina. Quando Jesus é retratado como o Sol da Justiça, o que se está querendo demonstrar é que ele traria a luz do conhecimento de Deus. Não estava se referindo exatamente à questão meramente ambiental de falta de iluminação na superfície do planeta Terra, mas na condição em que viviam as pessoas, sem conhecimento do amor de Deus, de um poder que pudesse libertá-las de costumes humilhantes, muitos deles registrados até mesmo na História Geral. Seus desejos carnais sempre o induzindo a fazer o que estava errado e coisas desse tipo, isso é o que a Bíblia chama de viver em meio às trevas. A dispensação da Lei veio para conscientizar o homem da sua situação desastrosa e levá-lo a entender que precisava de salvação, que existia um Deus amoroso. A Lei era um instrumento de revelação do pecado que o destruía e afastava de seu Deus mas não poderia livrá-los, mas que os conscientizava da situação trágica em que se encontravam , ou seja o homem por meio da Lei, passou a conhecer seu estado de condenação e chegou à conclusão em que chegou o apóstolo Paulo em Romanos 7: 7, 24 ... Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Em Gn. 3:15 o Senhor prometera então que lhes mandaria o socorro mesmo que fosse por meio do sacrifício de seu próprio Filho Amado, foi então que veio o "Sol da Justiça" para que a luz representada por Ele lhes abrisse a visão clara de um Deus bom e de seu amor para com a Humanidade (Mt 4:16 ...O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.)
Jesus, quem disse de si mesmo que era a Luz, veio satisfazer essa necessidade do Homem trazendo-lhe luz para sua consciência, de forma tal que não precisasse ficar tateando a procura de Deus. Atos 17:27. Deus sai em busca do amado ser que lhe havia escapado, o qual preferira o pecado da desobediência do que o seu amoroso e seguro cuidado. Em Colossenses 1:9-13, Paulo, o apóstolo, demonstra por palavras reveladas, o quanto o homem era dominado pela ignorância (Col 1.9-13... Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; 10... Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; 11... Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;
12... Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; 13... O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; ).
O apóstolo se refere, na passagem bíblica acima, à sua dedicação em orar pelos colossenses a respeito da sua falta de conhecimento, falava também de algo muito sério que é o fato de alguém tentar andar na presença de Deus sem aplicar a orientação que vem do conhecimento de sua vontade, para cada situação em nossa vida cotidiana, eventualmente alguém pode estar fazendo uma coisa bem bonita e não estar agradando a Deus!
Se alguém quer andar diante de Deus da maneira correta, essa pessoa deve primeiramente conhecer a Deus em profundidade e, então, entenderá de fato o que o Senhor deseja de si. Esse conhecimento não vem pelo esforço feito, nem por meio de seminários, palestras ou outras alternativas, apesar de que todas essas coisas são muito boas para ampliar o nosso conhecimento de Deus, mas é preciso entender que, acima de tudo, existe uma provisão divina que é uma ferramenta que suplanta tudo aquilo que achamos que seja o melhor . A Unção.
A Unção é o conhecimento que é plantado pelo próprio Senhor no nosso espírito renascido, através da sua natureza verdadeira em nós. Em I João 2. 20 e 27, a Palavra ensina que quando alguém nasce realmente de Deus, "todo o conhecimento" é transportado para essa pessoa pela unção que se instala junto com a vida de Deus.
Esse "todo conhecimento" corresponde à santidade de Deus em nós que nos torna santos como Ele é Santo. I Pedro 1:15-16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo... - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. (Negrito e itálico acrescentado).
se ampliará na medida em que o filho de Deus se envolve com o Reino de tal maneira que não consiga respirar sem pensar na sua nova condição de filho. A vida de Deus se manifesta em nós por meio de uma paixão crescente que toma conta do coração do convertido ao Reino.
Muitos andam perdendo tempo fazendo coisas para Deus. Pessoas não fazem coisas pra Deus. Deus faz coisas pra pessoas. Honrando-as com sua vida se manifestando nelas e através delas.
É algo complexo de entender o porquê de algumas coisas. Por exemplo quando se conclui que agradar a Deus é ficar permanentemente ocupado em realizar muitas coisas. Isso é um equívoco. Chegará um tempo em que essa pessoa vai ficar frustrada por ver que está esgotada e sua vida não mudou muita coisa.
Isso é desastroso. O que teria acontecido? Pergunta-se. Será que Deus nem sequer viu o meu esforço? É evidente que viu e tudo faz para que a pessoa que está neste tipo de engano pare um pouco para ler a Bíblia e veja que não direcionou as suas atividades pela "LUZ" da Palavra de Deus, mas que, a bem da verdade, partiam muito mais da ignorância da vontade de Deus do que de qualquer outra coisa.
Ativismo não combina com a Bíblia. Isso também é viver em trevas.
Paulo retrata a situação de ignorância na qual andávamos, entenebrecidos, ou seja caminhando no escuro sem saber o rumo a tomar, sem conhecer Deus. Na escuridão da ignorância ninguém conseguirá encontrar a direção a ser tomada porque essa chega por meio da luz do conhecimento a qual vem pela revelação do Espírito Santo.
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (...) Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (...) Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; (Os. 4:6a; Ef. 5:17, Cl 1:10-11):
Jesus chega neste mundo como o sol da justiça. A Humanidade estava imersa em densas trevas pois se afastara da verdadeira luz do conhecimento de Deus e sem o conhecimento do amor de Deus estava sem esperança. As trevas da ignorância grassavam no coração do ser humano e essa era a condição em que se encontrava quando Jesus chega com o conhecimento trazendo de volta a esperança de relacionamento do homem com seu Criador.
O apóstolo Paulo, ao afirmar que o homem foi tirado da potestade das trevas para a luz do reino do Filho de Deus ... Cl 1.12... Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; 13... O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; estava se referindo ao poder das trevas de dominar por meio do engano. Quando alguém não conhece o caminho, torna-se bastante simples induzi-lo a seguir um caminho errado.
Quase todos já passaram por uma situação de pedir uma informação a um desconhecido e o mesmo dar uma informação errada seja de maneira intencional ou não, e qual foi o resultado de seguir uma informação errada? Claro. Não conseguir chegar no lugar certo. É nisso que está o poder das trevas e aqueles que se utilizam dele para promover o engano. É aqui também que está o poder do diabo. O poder da mentira. Este é o tipo de poder que só pode ser aplicado em cima do ignorante. Ele sempre esteve exercendo esse poder sobre o homem no seu estado de ignorância total.
A falta de conhecimento equivale ao que está sendo usado nos dias atuais pelos manipuladores de massa induzindo a população a crer em um "deus" que vai enriquecê-los se tão somente forem bastante generosos em suas ofertas. Estas, seguindo o seu raciocínio, se transformarão em montanhas de dinheiro como resposta à "fidelidade" a esse "deus". Isto é o que é pregado por esses diabos de plantão.
Se tão somente o homem conhecesse Deus como a Bíblia o apresenta não precisaríamos aspirar as riquezas neste mundo, considerando que o conhecimento de Deus já é, por si mesmo, a maior de todas as riquezas. Abandonar esse tipo de teologia equivale aquilo que o apóstolo Paulo, instruía os cristãos de Colossos.
Em Cristo.


Autor: Renato Apolinário Novais


Artigos Relacionados


Aprenda Amar

O Reino De Deus é Virtude.

Caminhada Dificil

Qual é A Condenação Para Quem Não Crê Em Jesus ?

Clamor Ao Espírito De Deus

CÂntico

Como Se Processa O Nosso Nascimento Espiritual?