Educação a Distância:



Educação a Distância: a conexão em busca da aprendizagem significativa.

RESUMO

Tudo por um ENTER. Eis um novo olhar para essa modalidade de ensino que aos poucos está formatando a sua identidade. Na educação a distância a sala de aula é um computador. O presente trabalho traz informações sobre o mundo moderno da educação, com ferramentas e limites que podem ser alcançados por uma educação de qualidade sem a necessidade do quadro negro e um professor presencial podendo promover uma real aprendizagem significativa.
No primeiro momento irei compartilhar sobre a inclusão da internet no mundo com foco na comunicação, trarei também o histórico da EAD no mundo e alguns fatos importantes dentro do cenário nacional.
Logo será comentando sobre a interação dentro do ambiente virtual, citarei a atuação do tutor com fatores que fazem parte da mediação do conhecimento entre o tutor e o aluno.
Como o foco central é a aprendizagem significativa, trago conceitos que podem ajustar e ajudar na promoção continuada do conhecimento.
Finaliza-se o trabalho com as considerações finais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA
1 - SOCIEDADE E A COMUNICAÇÃO
2 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
3 - A INTERNET
4 - BREVE HISTÓRICO DA EAD NO MUNDO
5 - HISTÓRICO DA EAD NO BRASIL
6 - CARGOS E FUNÇÕES NA EAD
7 - INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
8 - TIPOS DE CURSOS
9 - O QUE DIZ A LEI NO BRASIL
10 - REDES SOCIAIS
11 - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
12 - UMA QUESTÃO DE AMOR
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ANEXO











INTRODUÇÃO

Com a educação a distância o acesso ao conhecimento chega aos mais diferentes locais desse nosso país de dimensões continentais, assim a aprendizagem se torna significativa através da interação assertiva.
Sabemos que a educação é direito de todos e dever do estado, conforme garantido na Constituição Federal de 1988, e nesta modalidade de ensino é nítido o avanço constante da tecnologia, promovendo e valorizando os recursos que são facilitadores no processo de ensino e de aprendizagem.
Devemos valorizar os recursos e desenvolver capacidades entre os usuários da ead afim da verdadeira aprendizagem significativa. Seja por uma atividade, postagens nos fóruns ou uma pesquisa bibliográfica o aluno deve demonstrar maturidade para aprender a distância, de modo que ao final do curso o tutor possa mensurar o conhecimento provocado.
Através de referencias bibliográficas, citações de grandes nomes da EAD descrevo nessa produção o verdadeiro sentido de aprender fora da sala de aula, podendo compartilhar o conhecimento obtido e propagar de modo correto as informações alcançadas, complemento ainda com considerações pessoais no foco central da aprendizagem.











JUSTIFICATIVA

Por ser um profissional e aluno atuante da EAD desenvolvo o real sentido da aprendizagem significativa dentro dessa modalidade de ensino. Sabe-se que o tutor é o facilitador dos processos de aprendizagens, assim espera-se dos alunos maturidade para desenvolver o conhecimento.
Na educação a distância não existe o quadro negro e a figura do professor condicionador de conteúdo, o que difere é a autonomia de produzir, de estudar e de colaborar.
Aprender é respeitar os limites e valorizar as diferenças, criando situações para que os alunos visualizem e tenham mais significação no conhecimento obtido.
Alguns fatores para assimilação do conteúdo dependem não apenas da mediação do conhecimento, mas do momento em que cada encontra-se, Santos (2008, p. 33): "A aprendizagem somente ocorre se quatro condições básicas forem atendidas: a motivação, o interesse, a habilidade de compartilhar experiências e a habilidade de interagir com os diferentes contextos"













1 - SOCIEDADE E A COMUNICAÇÃO
A necessidade de comunicar-se é um fator fundamental na vida do seres, o sujeito humano possui o seu modo de agir, pensar e expor idéias para uma real comunicação. A comunicação não pode ser apenas vista como verbal, existem varias formas de expressar uma mensagem através do corpo, gesto ou olhar, no livro O Corpo Fala dos autores WEIL e TOMPAKOW (2001) falam que a comunicação é uma tradução da linguagem corporal. Colocam as três partes da esfinge para mostrar como é dividido o homem: o boi, seria a referência para os instintos (ou desejos); o leão refere-se aos sentimentos e, a águia estaria ligada aos pensamentos (ou consciência). O homem somente conseguirá o equilíbrio, quando dominar os "três animais" dentro de si e nada acontece na vida sem que este equilíbrio se estabeleça.
Por necessidade do cotidiano o sujeito humano cada vez mais procura fazer suas atividades de modo que possa ganhar tempo, e não podia ser diferença nas questões educacionais surgindo então a educação a distância. A aprendizagem pode ser mediada através de tecnologias sem ter necessidade do espaço físico entre os alunos, assim a comunicação faz parte desse longo processo de ensino e de aprendizagem.

2 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Moran, em 2002, no texto O que é educação a distância, ressalta de forma assertiva sobre essa modalidade de EAD:
O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.

Na publicação de seu artigo MOREIRA, cita sobre o real inicia da EAD: A Educação a Distância - EAD começou no século XV, quando Johannes Guttenberg, em Mogúncia, Alemanha, inventou a imprensa, com composição de palavras com caracteres móveis. Com a criação, tornou-se desnecessário ir às escolas para assistir o venerando mestre ler, na frente de seus discípulos, o raro livro copiado. Antes, os livros, copiados manualmente, eram caríssimos e portanto inacessíveis à plebe, razão pela qual os mestres eram tratados como integrantes da corte.
Conta a história que as escolas da época de Guttenberg resistiram durante anos ao livro escolar impresso mecanicamente, que poderia fazer com que se tornasse desnecessária a figura do mestre.
Na versão moderna, a Suécia registra a primeira experiência nesse campo de ensino em 1883. Em 1840 tem-se notícias da EAD na Inglaterra; na Alemanha foi implementado em 1856 e nos Estados Unidos, notou-se o ensino por correspondência em 1874. O início da EAD no Brasil data provavelmente de 1904.

3 - A INTERNET
Por ser uma informação fechada e que colabora para o cenário estudado, tragos nas palavras de Afonso (2000) informações de grande importância sobre o surgimento da Internet no mundo. ???...Em 1969, pesquisadores do setor público e privado nos EUA foram contratados para desenvolver uma rede para a ARPA -Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos .
Era o auge da Guerra Fria, e a demanda era criar um sistema de interconexões entre computadores de qualquer tipo que pudesse manter-se em operação com redundância de armazenagem de dados e de processamento mesmo que vários nós fossem destruídos.
Nascia a ARPANet, precursora da Internet: quatro locais foram escolhidos como nós iniciais da rede: Network Measurements Center da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Instituto de Matemática Interativa Culler-Fried da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB), Universidade de Utah e o Instituto de Pesquisas de Stanford (SRI).Os métodos de transmissão de dados usados deram origem ao TCP/IP ? o conjunto de protocolos universal de transporte e encapsulamento de dados da Internet...??

Em uma pesquisa realizada no ano de 2010 pelo F/Nazca (http://www.adnews.com.br/internet/110788.html) o site demonstra o quanto o brasileiro acessa a internet, essa informação permite visualizar o quanto pode ser importante o ingresso em um curso a distância.
A sétima edição do levantamento sobre internet no Brasil, realizado semestralmente pela F/Nazca, quantificou o número de brasileiros que acessam a internet, considerando os locais e períodos de acesso, navegação, compras online, transversalidade das mídias e consumo de notícias, além de explorar pela primeira vez o universo dos jogos eletrônicos.
A influência da internet e dos internautas no consumo vem crescendo progressivamente no País, entre os com 12 anos ou mais. Nessa faixa, 23% costumam comprar online, com uma média de 4,2 vezes ao ano, enquanto 41% se sentem mais consumistas depois que começaram a usar a internet. Entre os artigos mais comprados online estão os eletrônicos (11%), seguidos de livros (6%) e eletrodomésticos (5%). Em contrapartida, 77% dos internautas não costumam comprar online, por medo de não receber ou de a entrega da encomenda atrasar (33%). O boca a boca virtual influencia os internautas nas compras ? 48% levam em consideração a opinião de outros consumidores publicadas na internet antes de comprar.
F/Nazca realiza a pesquisa sobre internet desde o início de 2007. No levantamento de abril deste ano, foram feitas 2.247 entrevistas em 143 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. O desenho amostral foi elaborado com base em informações do Censo 2000 e estimativas de 2009 do IBGE.
Esses dados podem são para conhecimento, mas podem ajudar na educação a distância de modo que contribua com as realidades locais dentro do Brasil, para que tenhamos cada vez mais pessoas estudando a distância.

4 - BREVE HISTÓRICO DA EAD NO MUNDO
O ensino a distância é um processo que vem tomando espaço em todo o mundo, por ter flexibilidade, liberdade e também critica em ambientes que podem ser acessados de qualquer lugar, desde que tenha o equipamento correto.
(Litto,2009) fala em seu livro que existem datas citadas por vários autores que demonstram historicamente fatos de sinais do Ensino a Distância, e que além da democratização é nítido as vantagens que a Educação a Distância apresenta, pois existem formas de comunicação, técnicas de ensino, metodologias de aprendizagem, processos de tutorias entre outros fatores que facilitam o estudo e a aprendizagem significativa.
Segundo Landim (1997) existem hoje várias datas com relação aos fatos da Educação a Distância, de forma cronológica ele resgata os fatos marcantes

? 1728 A Gazeta de Boston, em sua edição de 20 de março, oferece num anúcio: "material para ensino e tutoria por correspondência";
? 1833 0 número 30 do periódico sueco Lunds Weckoblad comunica a mudança de endereço, durante o mês de agosto, para as remessas postais dos que estudam "Composição" por correspondência;
? 1840 Um sistema de taquigrafia à base de fichas e intercâmbio postal com os alunos é criado pelo inglês Isaac Pitman;
? 1843 Fundam-se a Phonographic Correspondence Society, que se encarrega de corrigir as fichas com os exercícios de taquigrafia anteriormente aludidos;
? 1856 Em Berlim, a Sociedade de Línguas Modernas patrocina os professores Charles Toussain e Gustav Laugenschied para ensinarem francês por correspondência;
? 1858 A Universidade de Londres passa a conceder certificados a alunos externos que recebem ensino por correspondência;
? 1873 Surge, em Boston, EUA, a Sociedade para a Promoção do Estudo em Casa;
? 1883 Começa a funcionar, em Ithaca, no Estado de Nova Iorque, EUA, a Universidade por Correspondência;
? 1891 Por iniciativa do reitor da Universidade de Chicago, W. Raineu Harper, é criado um Departamento de Ensino por Correspondência;
? 1894 0 Rutinsches Fernelehrinstitut de Berlim organiza cursos por correspondência para obtenção do Abitur (aceitação de matrícula na Universidade);
? 1903 Julio Cervera Baviera abre, em Valência, Espanha, a Escola Livre de Engenheiros;
? 1910 Professores rurais do curso primário começam a receber material de educação secundária pelo correio, em Vitória, Austrália;
? 1911 Ainda na Austrália, com a intenção de minorar os problemas das enormes distâncias, a Universidade de Queensland começa a experiência para solucionar a dificuldade;
? 1914 Na Noruega, funda-se a Norst Correspondanseskole e, na Alemanha, a Fernschule Jena;
? 1920 Na antiga URSS, implanta-se, também, este sistema por correspondência;
? 1922 A New Zeland Correspondence School começa suas atividades com a intenção inicial de atender a crianças isoladas ou com dificuldade de freqüentar as aulas convencionais. A partir de 1928, atende também a alunos do ensino secundário;
1938 No Canadá, na cidade de Victória, realiza-se a Primeira Conferência Internacional sobre a Educação por Correspondência;
? 1939 Nasce o Centro Nacional de Ensino a Distância na França (CNED), que, em principio, atende, por correspondência, a crianças refugiadas de guerra. É um centro público, subordinado ao Ministério da Educação Nacional;
? 1940 Na década de quarenta, diversos países do centro e do leste europeus iniciam esta modalidade de estudos. Já por estes anos os avanços técnicos possibilitam outras perspectivas que as de ensino meramente por correspondência;
? 1946 A Universidade de Sudafrica (UNISA) começa a ensinar também por correspondência;
? 1947 Através da Radio Sorbonne, transmitem-se aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Paris;
? 1951 A Universidade de Sudafrica, atualmente única Universidade a Distância na África, dedica-se exclusivamente a desenvolver cursos a distância;
? 1960 Funda-se o Beijing Television College, na China, que encerra suas atividades durante a Revolução Cultural, o que acontece também ao restante da educação pós-secundária;
? 1962 Inicia-se, na Espanha, uma experiência de Bacharelado Radiofônico;
A Universidade de Dehli cria um Departamento de Estudos por Correspondência, como experiência para atender aos alunos que, de outro modo, não podem receber ensino universitário;
? 1963 Surge na Espanha o Centro Nacional de Ensino Médio por Rádio e Televisão, que substitui o Bacharelado Radiofônico, criado no ano anterior;
? 1968 O Centro Nacional de Ensino Médio por Rádio e Televisão da Espanha se transforma no Instituto Nacional de Ensino Médio a Distância (INEMAD);
? 1969 Cria-se a British Open University, instituição verdadeiramente pioneira e única do que hoje se entende como educação superior a distância. Inicia seus cursos em 1971. A partir desta data, a expansão da modalidade tem sido inusitada;
? l972 Cria-se em Madri, Espanha, a Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED), primeira instituição de ensino superior a suceder a Open University em nível mundial;
? 1974 Criada a Universidade Aberta de Israel, que oferece, em hebreu, cerca de 400 cursos em domínios variados;
? 1975 Criada a Fernuniversitätt, na Alemanha, dedicada exclusivamente ao ensino universitário;
? 1979 Criado o Instituto Português de Ensino a Distância, cujo objetivo era lecionar cursos superiores para população distante das instituições de ensino presencial e qualificar o professorado;
? 1988 0 Instituto Português de Ensino a Distância dá origem a Universidade Aberta de Portugal;

Após o inicio do Século XX até meados a Segunda Guerra Mundial tiveram varias experiências através do ensino, que era por correspondência, e com as necessidades os processos foram inseridas através de informações em massa, uma experiência que tem grande destaque é a que o autor ressalta a de Fred Keller (1983) para o ensino da recepção do Código Morse, que foi usado para tempos de paz, integração social dos atingidos pela guerra e também para o desenvolvimento de novas capacidades laborais nas populações que migraram do campo para as cidades na Europa. (Nunes, 1992) ??...na Europa, investe-se de maneira acelerada em educação a distância para o treinamento de pessoal na área financeira e demais áreas do setor de serviços, o que significa maior produtividade e redução de custos na ponta.

5 - HISTÓRICO DA EAD NO BRASIL
Vários estudiosos trazem datas do inicio da EAD no Brasil, porém, Pimentel (1995) cita as ocorrências mais relevantes na história do EAD no Brasil.

? 1923 Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro;
? 1936 Doação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro ao Ministério da Educação e Saúde;
? 1937 Criação do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação;
? 1959 Início das escolas radiofônicas em Natal (RN);
? 1960 Início da ação sistematizada do Governo Federal em EAD; contrato entre o MEC e a CNBB: expansão do sistema de escolas radiofônicas aos estados nordestinos, que faz surgir o MEB - Movimento de Educação de Base -, sistema de ensino a distância não - formal;
? 1965 Inicio dos trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa;
? 1966 a 1974 Instalação de oito emissoras de televisão educativa: TV Universitária de Pernambuco, TV Educativa do Rio de Janeiro, TV Cultura de São Paulo, TV Educativa do Amazonas, TV Educativa do Maranhão, TV Universitária do Rio Grande do Norte, TV Educativa do Espírito Santo e TV Educativa do Rio Grande do Sul;
? 1967 Criada a Fundação Padre Anchieta, mantida pelo Estado de São Paulo, com o objetivo de promover atividades educativas e culturais através do rádio e da televisão (iniciou suas transmissões em 1969); constituída a Feplam (Fundação Educacional Padre Landell de Moura), instituição privada sem fins lucrativos, que promove a educação de adultos através de tele-educação por multimeios;
? 1969 TVE Maranhão/CEMA - Centro Educativo do Maranhão: programas educativos para a 5ª série, inicialmente em circuito fechado e a partir de 1970 em circuito aberto, também para a 6ª série;
? 1970 Portaria 408 - emissoras comerciais de rádio e televisão: obrigatoriedade da transmissão gratuita de cinco programas semanais de 30 minutos diários, de segunda a sexta- feira, ou com 75 minutos aos sábados e domingos. É iniciada, em cadeia nacional, à serie de cursos do Projeto Minerva, irradiando os cursos de Capacitação Ginasial e Madureza Ginasial, produzidos pela Feplam e pela Fundação Padre Anchieta;
? 1971 Nasce a ABT - inicialmente como Associação Brasileira de Tele-Educação, que já organizava, desde 1969, os Seminários Brasileiros de Tele-Educação atualmente denominados Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional. Foi pioneira em cursos a distância, capacitando os professores através de correspondência;
? 1972 Criação do Prontel - Programa Nacional de Tele-Educação - que fortaleceu o Sinred - Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa;
? 1973 Projeto Minerva passa a produzir o Curso Supletivo de 1º Grau, II fase, envolvendo o MEC, Prontel, Cenafor e secretarias de Educação;
? 1973-74 Projeto SACI conclusão dos estudos para o Curso Supletivo "João da Silva", sob o formato de telenovela, para o ensino das quatro primeiras séries do lº grau; o curso introduziu uma inovação pioneira no mundo, um projeto - piloto de tele - didática da TVE, que conquistou o prêmio especial do Júri Internacional do Prêmio Japão;

? 1974 TVE Ceará começa a gerar tele-aulas; o Ceteb - Centro de Ensino Técnico de Brasília - inicia o planejamento de cursos em convênio com a Petrobrás para capacitação dos empregados desta empresa e do projeto Logus II, em convênio com o MEC, para habilitar professores leigos sem afastá-los do exercício docente;
? 1978 Lançado o Telecurso de 2º Grau, pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e Fundação Roberto Marinho, com programas televisivos apoiados por fascículos impressos, para preparar o tele-aluno para os exames supletivos;
? 1979 Criação da FCBTVE - Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa/MEC; dando continuidade ao Curso "João da Silva", surge o Projeto Conquista, também como telenovela, para as últimas séries do primeiro grau; começa a utilização dos programas de alfabetização por TV - (MOBRAL), em recepção organizada, controlada ou livre, abrangendo todas as capitais dos estados do Brasil;
? 1979 a 1983 É implantado, em caráter experimental, o Posgrad - pós-graduação Tutorial a Distância - pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior - do MEC, administrado pela ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - com o objetivo de capacitar docentes universitários do interior do pais;
? 1981 FCBTVE trocou sua sigla para FUNTEVE: Coordenação das atividades da TV Educativa do Rio de Janeiro, da Rádio MEC-Rio, da Rádio MEC-Brasília, do Centro de Cinema Educativo e do Centro de Informática Educativa;
? 1983 / 1984 Criação da TV Educativa do Mato Grosso do Sul;
Inicio do "Projeto Ipê", da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Padre Anchieta, com cursos para atualização e aperfeiçoamento do magistério de 1º e 2º Graus, utilizando-se de multimeios;
? 1988 "Verso e Reverso - Educando o Educador": curso por correspondência para capacitação de professores de Educação Básica de Jovens e Adultos MEC/Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos (EDUCAR), com apoio de programas televisivos através da Rede Manchete;
? 1991 0 "Projeto Ipê" passa a enfatizar os conteúdos curriculares;
? 1991 A Fundação Roquete Pinto, a Secretaria Nacional de Educação Básica e secretarias estaduais de Educação implantam o Programa de Atualização de Docentes, abrangendo as quatro séries iniciais do ensino fundamental e alunos dos cursos de formação de professores. Na segunda fase, o projeto ganha o titulo de "Um salto para o futuro";
? 1992 0 Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em parceria com a Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) e a Secretaria de Estado de Educação e com apoio da Tele-Université du Quebec (Canadá), cria o projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º grau, utilizando a EAD. 0 curso é iniciado em 1995.


6 - CARGOS E FUNÇÕES NA EAD
Na educação a distância existem nomenclaturas que podem ser confundidas entre cargos e funções. Importante ressaltar que o cargo é a posição em que o profissional atua um exemplo para melhor visualização: O tutor tem o cargo dentro da instituição, a sua função é promover o conhecimento durante o período de curso.

"Nessa perspectiva não resta apenas ao sujeito adquirir conhecimentos operacionais para poder desfrutar das possibilidades interativas com as novas tecnologias. O impacto das novas tecnologias reflete-se de maneira ampliada sobre a própria natureza do que é ciência, do que é conhecimento. Exige uma reflexão profunda sobre as concepções do que é o saber e sobre as formas de ensinar e aprender". Kenski (2003).

Cada instituição possui a sua regra educacional para aplicação de cargos e funções dentro do cenário da EAD, assim saliento a importância de dois papeis que são fundamentais: tutor e aluno. As informações abaixo são fruto de junção de algumas leituras e participação de vários cursos de grandes instituições, no entanto, essa construção está literalmente embasada nas experiências obtidas.

Principais cargos na EAD:
? Gestor do projeto ? profissional que representa o projeto. Esse profissional tem competência e conhecimento das funcionalidades e ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem, é responsável pelos resultados obtidos de toda a equipe. Trabalha diretamente como cliente ou gerente do projeto.
? Orientador Pedagógico ? equipe formada por profissionais especializados em educação a distância.São profissionais capacitados para o bom desenvolvimento das atividades do tutor para com o aluno, são embasados pela Pedagogia.
? Tutor ? o verdadeiro professor on line, tem por função mediar o conhecimento e a aprendizagem significativa, com o objetivo da promoção do ensino e da aprendizagem.

? Monitor ou Help Desk ? profissional responsável pelo suporte técnico, possuindo vários canais de comunicação para que os alunos tenham contato:
? Alunos - é o representante do curso para a instituição. Cada aluno tem um perfil adequado, pois, existem cursos de aperfeiçoamento, graduação, especialização e apenas cursos seqüenciais. O foco do aluno será de responsabilidade da instituição.

Os cargos acima citados dão apenas uma noção da imensidão e possibilidades em que cada projeto pode construir e atuar, sendo necessários outros cargos e funções quem irá definir será o gestor geral do projeto.Nesse raciocínio é importante ressaltar que: ??... o paradigma da aprendizagem contextualizada é adequado à aprendizagem a distância devido aos suportes tecnológicos que permite chegar ao aluno no seu contexto habitual...??Alava (2003),

7 - INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

É preciso deslocar a ênfase do objeto (o computador, o programa, este ou aquele módulo técnico) para o projeto (o ambiente cognitivo, a rede de relações humanas que se quer instituir). Pierre Lévy

Dentro de um cenário virtual de aprendizagem, seja por qual sistema for, é de suma importância que ocorra a interação de forma positiva, assim, o conhecimento mediado será assimilado assertivamente e todos irão absolver o real sentido da educação a distância. Nesse processo de interação é fundamental que o papel do tutor seja motivador e provocador da troca de informações entre os grupos, afim de que todos possam de maneira direta participar da sala de aula.
Segundo Lévy, para ser mais enfático nos relata que:

"A interatividade assinala muito mais um problema, a necessidade de um novo trabalho de observação, de concepção e de avaliação dos modos de comunicação do que uma característica simples e unívoca atribuível a um sistema específico" (1999, p.82).

Na educação a distância um dos mais usados termos entre tutoria e aluno está diretamente ligada ao conceito de interação, mas o que é interação ou interatividade?

Segundo Lemos (2000), interatividade é um caso específico de interação, as interatividades digitais, compreendidas como um tipo de relação tecno-social, ou seja, como um diálogo entre homem e máquina, através de interfaces gráficas, em tempo real.

Para Primo & Cassol(1999).
Esse conceito de interatividade é bem mais recente que o conceito de interação, o qual vem sendo utilizado nas mais variadas ciências como "as relações e influências mútuas entre dois ou mais fatores, entes, etc. Isto é, cada fator altera o outro, a si próprio e também a relação existente entre eles"

Para um dos maiores nomes da EAD no Mundo, M. Moore, da importância quando a interação distingue-se em três :

1.Interação aluno/ conteúdo
2 .Interação aluno/instrutor (tutor)
3. Interação aluno/aluno

Podemos então considerar que através dos conceitos a interação de modo objetivo é a relação positiva entre o tutor e os alunos, de modo que todos tenham contatos com todos, formando na verdade um grupo de aprendizagem dentro da sala de aula virtual. Todas estas noções abrem perspectivas para o planejamento da aprendizagem com apoio dos próprios aprendizes, nas situações de interação e de trabalho colaborativo. É como afirma Pierre Lévy (1999:158):
"A direção mais promissora, que por sinal traduz a perspectiva da inteligência coletiva no domínio educativo, é a da aprendizagem cooperativa. [...] O professor torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão a seu encargo. Sua atividade será centrada no acompanhamento e na gestão das aprendizagens: o incitamento à troca de saberes, a mediação relacional e simbólica, a pilotagem personalizada dos percursos de aprendizagem, etc.

8 - TIPOS DE CURSOS

Cada Instituição, Empresa, Faculdade, Universidade, Centros Escolares, Organização, Escola ou qualquer outro lugar que deseja mediar o conhecimento pode atuar na área da Educação a Distância, respeitando a legislação e as novas que são diretivas pelo MEC.
Os principais tipos de cursos realizados a distância hoje no Brasil são:
? Aperfeiçoamento
? Capacitação
? Reciclagem
? Extensão
? Seqüencial
? Graduação
? Pós-graduação lato sensu - cursos de especialização e MBA ou equivalentes
? Pós-graduação stricto sensu, compreendendo o Mestrado (Acadêmico e Profissional) e o Doutorado.


9 - O QUE DIZ A LEI NO BRASIL
Sabemos que a educação é um direito de todos, já garante a nossa Constituição Federal de 1988, porém, com essa nova modalidade de ensino é de suma importância que devamos também entender o embasamento legal, não apenas para fins de consultas, mas para compartilhar ainda mais o conhecimento.
O objetivo da criação da EAD é foi justamente atender a todos de modo democrático, assim o MEC demonstra em seus interesses a propagação de cursos superiores.
O Ministério das Comunicações e o MEC tomaram medidas concretas para a formulação de uma política nacional de EaD, com elaboração do Decreto nº 1.237, de 06/09/94, do Sistema Nacional de Educação a Distância.

Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Ao tratar de leis teremos inúmeras fontes de consulta, assim nesse trabalho será dado o foco central e de modo superficial a Regulamentação da Educação a Distância estabelecida na Legislação Brasileira:

Lei n.º 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 20 de dezembro de 1996
(Texto Integral)

"Art. 80 O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

§ 1.º A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.

§ 2.º A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação a distância.

§ 3.º As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implementação, caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.

§ 4.º A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:

I - custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
II - concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;
III - reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais comerciais."

O MEC sintetiza de forma objetiva em seu site as leis que estão focadas nesta modalidade de ensino, tai leis são importantes para a atuação correta no cenário educacional:
Leis:
? Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Decretos:
? Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005
? Decreto nº 5.773, de 9 de Maio de 2006
? Decreto nº 5.800, de 8 junho de 2006
Portarias:
? Portaria MEC nº 301, de 7 de abril de 1998
? Portaria MEC nº 335, de 6 de fevereiro de 2002
? Portaria MEC nº 695, de 2004
? Portaria MEC nº 4.059, de 10 dezembro de 2004
? Portaria MEC nº 4.361, de 29 de dezembro de 2004
? Portaria nº 4.363, de 29 de 1 dezembro de 2004
Resoluções:
? Resolução CNE/CES nº 01, de 3 de abril de 2001
Pareceres:
? Parecer CNE/CEB nº 41/2002
Referenciais:
? Referenciais de Qualidade do MEC.

Enquanto educador eu acredito que devamos ter um novo olhar, um verdadeiro repensar na situação de conforto onde pessoas esperam a verdadeira educação que está embasada nas leis, não pode acreditar que tudo será realizado conforme manda o papel. A educação precisa sim do embasamento legal para que seja cumprida, mas ela precisa de educadores com vontade de desenvolver a verdadeira aprendizagem significativa de modo que a lei existindo ou não seja um ponto positivo e não apenas uma desculpa positiva para que esse processo ocorra.

10 - REDES SOCIAIS

Para Castells (1999) esta sociedade apresenta um novo paradigma das tecnologias da informação.

As redes interativas de computadores estão crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicação, moldando a vida e, ao mesmo tempo, sendo moldadas por
ela (1999:22).

Como usuário assíduo das mais importantes redes sociais, acredito que a interação da ead com as redes sociais fazem um elo para o aprender, uma vez que vários alunos estão conectados ao curso e no mesmo tempo no MSN, ORKUT, FACEBOOK entre outras, enfim, a interligação gera uma construção continua na aprendizagem significativa.
Segundo o site www.readwriteweb.com, que em 2010 realizou uma pesquisa em que aqui no Brasil a Rede social do Google, o Orkut não pegou bem na maioria dos países, mas continua a ser a rede social mais popular no Brasil.
Segundo os novos dados da comScore, o Orkut fica segura à frente do Facebook, com 36 milhões de visitantes únicos no mês passado.Facebook é apenas o terceiro site de rede social mais popular no Brasil, mas está crescendo rapidamente, e agora o site recebe cerca de 9 milhões de visitantes por mês - a partir de apenas cerca de 1,5 milhões um ano atrás. O site de rede social a segunda maior no Brasil é o Windows Live, que atinge cerca de 12,5 milhões de visitantes.
Em constante modernização as redes sócias estão com recursos que resgatem a interação entre os usuários, assim favorece nesse processo de comunicação virtual, cito as comunidades virtuais que cada vez mais tornam-se parte dos nossos meios de ligação entre pessoas e tecnologias:

Rheingold em tradução de Recuero (2009) ??...As comunidades virtuais são agregados sociais que surgem da Rede [Internet], quando uma quantidade suficiente de gente adiante essas discussões públicas durante um tempo suficiente, com suficientes sentimentos humanos, para formar redes de relações pessoais no ciberespaço...??

É importante resgatar que ao interagir com o meio temos uma melhor aprendizagem significativa, vejo que ao ter o real contato com as redes sociais iremos aprender a aprender com a prática e fazer com que tenha significado cada uma elas, no entendimento de colaboração sinalizo as principais Redes Sociais cujo estou inserido nelas.
Para uma melhor visualização abaixo trago informações sobre o uso das principais redes sociais (segundo a pesquisa da ComScore) e também demonstro o layout das que mais se destacam hoje no Brasil.

? SLIDESHARE: necessita de um cadastro para compartilhar apresentações e vídeos, todos os cadastrados poderão fazer o upload de vídeos em suas apresentações.
? ORKUT: uma das maiores redes sociais mundiais, promove interação entre amigos e conhecidos através de cadastro e algumas regras de uso, disponibiliza uma série de recursos interessantes para quem quer encontrar os amigos ou até mesmo procurar relacionamento.
? FACEBOOK: pode ser considerado como comunidade social de relacionamento podendo trocar mensagens em tempo real.Permite através de cadastro localizar pessoas, publicar fotos, noticias, ver novidades de seus amigos e publicar vídeos.
? TWITTER: é uma rede mundial de interação, com até 140 caracteres é possível comunicar com o mundo, é necessário que seja cadastrado para usar outros recursos disponíveis.Você ??seguir?? pessoas e acompanhar suas postagens em tempo real.
? YOUTUBE: site público que permite ao usuário cadastrado a inclusão de vídeos em alguns formatos é um site de uso comercial, jornalístico, pessoal, educativo entre outros focos.
? MYSPACE: necessário que faça cadastro, possibilitando a comunicação e interação, com fotos, blogs e outras facilidades entre os usuários.

11 - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Várias serão as teorias que poderão ajudar no real sentido da aprendizagem significativa, porém, na modalidade EAD um ponto considerável para que a assimilação do conteúdo seja valida é mediação correta do conhecimento. Na EaD, a autonomia é essencial para êxito do processo de ensino-aprendizagem, é considerada como recurso valioso do aprendiz segundo Moore (2007).
??...ao organizarmos o conteúdo do mais simples para o mais complexo e dizendo logo para os aprendizes o que se espera deles, para que possam planejar e controlar seus processos de aprendizagem...?? Gagné

A verdadeira aprendizagem não pode ser mensurada apenas por uma realização de tarefa ou finalização correta de uma avaliação, é necessário que o aluno construa o conhecimento para que realmente tenha foco no objetivo. Existem meios facilitadores para que esse processo de ensino e de aprendizagem possam ser alcançados, tais como avaliação, interação e atividades.Um dos provocadores do conhecimento e também teórico que ajuda com um olhar norteador sobre avaliação é Piaget, compartilho:
"(...) a aprendizagem não se confunde necessariamente com o desenvolvimento, e que, mesmo da hipótese segundo a qual as estruturas lógicas não resultam da maturação de mecanismos inatos somente, o problema subsiste em estabelecer se sua formação se reduz a uma aprendizagem propriamente dita ou depende de processos de significação ultrapassando o quadro do que designamos habitualmente sob este nome."



É de importância relevar que a aprendizagem pode ter um foco na mediação do conteúdo, o público de uma sala de aula com quadro negro pode não ser o mesmo dos alunos da EAD, a provocação para que a aprendizagem tenha significação deve ser tida de olhar para a realidade.

Se o ensino consiste em simplesmente em dar aulas, em fazê-las repetir por meio de ?exposições? ou de ?provas?, e aplicá-las em alguns exercícios práticos sempre impostos, os resultados obtidos pelo aluno não tem significação que no caso de um exame escolar qualquer, deixando-se de lado o fator sorte. Unicamente na medida que os métodos de ensino sejam ?ativos? ? isto é, confiram uma participação cada vez maior as iniciativas e aos esforços espontâneos do aluno ? os resultados obtidos serão significativos. Nesse último caso, trata-se de um método bastante seguro, que consiste, se assim pode se dizer, em um espécie de exame psicológico continuo, em oposição àquela espécie de amostragem momentânea que, apesar de tudo, constitui os testes.

É importante pontuar que a atuação do docente em sala de aula é diferente do tutor dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, assim cada atuação tem o seu foco, segundo Ausubel,a aprendizagem torna-se mais fácil quando se tem um conhecimento prévio, assim ressalta :

??...para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada aprendiz faz uma filtragem dos conteúdos que têm significado ou não para si próprio...??.A real Aprendizagem Significativa ocorre quando descrevemos situações ou um caso; quando propomos comparações; quando exigimos uma participação ativa do aprendiz, até quando solicitamos um resumo a ser apresentado em um fórum, como forma de se apresentar e participar.. Ausubel,(1982)


12 - UMA QUESTÃO DE AMOR
Diante dos assuntos mencionados sobre ead é impossível não citar minha paixão e ligação com essa modalidade de ensino. Pedagogo de natureza e formação sempre atuei em processos facilitadores da aprendizagem, na própria Graduação promovia o novo para que o conhecimento tivesse a real significação durante todo o nosso processo educacional.
Desde época do antigo Segundo Grau já fazia cursos ead pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), hoje com mais de 50 cursos nesta modalidade vejo o quanto a tecnologia avança e promove o conhecimento sem barreiras. Passei por cursos rápidos, seqüenciais e tenho intenção de cursar outra graduação na modalidade a distância.
Constantemente procuro informações que possam agregar conhecimentos para que dentro do cenário educacional possa estar mais bem preparado, tive a oportunidade de publicar algumas considerações sobre ead na Revista Dirigida em Janeiro de 2010 (www.revistadirigida.com.br), a matéria completa será anexada ao final do trabalho. Educar é realmente uma questão de amor.









CONCLUSÃO

Finalizando essa produção com o intuído de promover mais o conhecimento de forma que nesta modalidade tenhamos a verdadeira aprendizagem significativa.
Aprender faz parte da provocação do conhecimento, assim como foi proposto no tema que faz uma ligação da mediação do ensinar com o aprender. Na educação a distância é importante que os papéis sejam desenhados de acordo com a necessidade da organização, empresa, escola ou o lugar que desenvolverá o curso, o foco central é que o aluno tenha a assimilação correta do conteúdo.
Seja pelo computador ou pelo rádio, a educação a distância precisa de alunos comprometidos com o aprender, uma vez que não existem barreiras para o alcance da ead.Hoje pessoas de todos os cantos deste nosso país de dimensões continentais estudam em tempo real, não necessitando do contato presencial para desenvolvimento das atividades.
É importante valorizar o cenário local e aproveitar oportunidades de interação durante todo o curso, assim, todos ganham e aprendem de forma que cultivam e respeitam as diferenças, que são distintas.












REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ALAVA, Séraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas. PortoAlegre: Artmed, 2002.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BRASIL. Constituição ( 1988 ). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

______. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2010.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra,1999.

Decreto nº 2.494, de 10 de Fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96)

Fazenda, I.C.A.(1995). Interdisciplinaridade: história teoria e pesquisa.Campinas: Papirus.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia ? Saberes Necessários à Prática Educativa. 1996. São Paulo: PAZ E TERRA (Coleção Leitura)

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2003.

LANDIM, Cláudia M. das M. P. F. Educação à Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: [ s.n ], 1997. 146p.

LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001

MOORE, Michael e KEARSLEY, Greg. Educação a Distância ? Uma Visão Integrada. 2007. São Paulo: THOMSON Learning

PIAGET, Jean. Aprendizagem e Conhecimento. In.: Aprendizagem e conhecimento.Tradução Equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. 1ª Edição. ed. Meridional: Porto Alegre,2009.

WEIL, Pierre. TOMPAKOW, Roland. O corpo fala. 52ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2001.


Acessos eletrônicos


CARLOS A. Afonso Internet no Brasil: o acesso para todos é possível? ANO DE 2000. Acessado 15 de Fevereiro/211 21:19

F/NAZA: Brasil tem 81,3 milhões de internautas.Disponível em Acesso em 10 de Janeiro/2011


LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interafaces digitais. [On line] Disponível em:
MEC. Documentos sobre EAD. Disponível Acesso em 12 de Janeiro/2001

MOREIRA. João Roberto. Educação a Distância e as Novas Tecnologias de informação e Aprendizagem. Disponível em
Acessado dia 13/02/2011

PRIMO, Alex e CASSOL, Márcio. Explorando o Conceito de interatividade: definições e taxonomias Disponível em: . Acesso em 13/02/2011

REDES SOCIAIS, estatística global. Disponível em Inglês Acesso em 25 de Novembro /2010

ANEXO

Minha entrevista sobre Educação a Distância.A revista é digital.
Site: www.revistadirigida.com.br
Ano de Publicação: Janeiro de 2010
Páginas de publicação: 38 e 39

Autor: Rafael Moreira Lima


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