Combustíveis Fósseis X Agrocombustíveis



Resumo

O objetivo geral da monografia foi pesquisar alguns tipos de agrocombustiveis como alternativa ao petróleo e seus derivados, como também as consequênciase impactos da utilização destes agrocombustiveis ao meio ambiente. Além de fazer um breve comparativo entre os combustiveis fósseis e os agrocombustiveis.Concluiu-se que nem sempre a substituição dos combustiveis fósseis pelos agrocombustiveis é a melhor alternativa em virtude dos impactos ambientais causados pela monocultura, a utilização de fertilizantes em larga escala e outros. A metodologia utilizada, pesquisa bibiográfica, mostrou-se adequada á pesquisa das várias alternativas de produção dos agrocombustiveis.

Palavra-chave : Combustiveis fósseis ; Agrocombustíveis ; Impactos ambientais.

ABSTRACT

The general objective of the monograph was to research some types of fuel agricultural as alternative to the petroleum and yours derived, as well as the consequences and impacts of the use of these fuel agricultural on environment. Besides doing a brief one comparative between the fossil fuels and the agricultural fuel. It is ended that not always the substitution of the fossil fuels for the agricultural fuel is the best alternative by virtue of the environmental impacts caused by the monoculture, the use of fertilizers in wide scale and other. The used methodology, bibliographic research, was shown appropriate at the researches of the several alternatives of production of the agricultural fuel.

Key-words: Fossil fuels; Agricultural fuel; Environment impacts.

INTRODUÇÃO

Há indícios da utilização do petróleo a 4000 a.C. Habitantes do Egito, Mesopotâmia, Judéia e Pérsia já utilizavam o betume para pavimentação de estradas, calefação de grandes construções, aquecimento e iluminação das casas.

No Brasil, a industrialização do petróleo iniciou-se tardiamente em relação a outros países. Somente em 1941 o primeiro poço passou a produzir petróleo.No inicio dos anos 50 com aumento no desenvolvimento das cidades brasileiras, aumentou também o consumo de petróleo, mais isso não representava problemas, aparentemente, pois durante a década de 60 existia petróleo em grande quantidade no mercado externo, e, além disso, com preço baixo. Mas, o gasto com a importação do petróleo acarretou no aumento exorbitante da dívida externa brasileira. O Brasil que com a facilidade da importação abandonou a idéia de auto-suficiência em combustíveis, voltou a pensar no assunto nos anos 70 com as crises mundiais do petróleo, onde este produto subiu demasiado. A partir de então, ainda nos governos militares iniciaram pesquisas rumo a auto-suficiência em combustíveis do Brasil. Já em 1984 a produção interna se igualou á importação. Ainda na década de 80 o governo investe pesado no Pró-Alcool, programa criado em 1975 visando aumentar a produção de álcool na tentativa de substituir o petróleo importado e até então muito caro. Porém, antes do fim desta década o Pró-Alcool naufragou, pois o petróleo voltou a baixar no mercado colocando em cheque os programas de substituição dos hidrocarbonetos.

A partir do final da década de 80 com a apresentação do relatório Brundtland e inicio da década 90 com a Eco-92, o mundo começou a olhar o meio ambiente com olhar preocupado. A idéia de deixar um mundo para as gerações futuras fez algumas pessoas repensarem suas atitudes. A comprovação cientifica de que o aquecimento global é fato, veio reforçar ainda mais essas mudanças de atitudes. Porém, juntas com essas mudanças de atitudes, vieram também às oportunidades de negócios, como os créditos de carbono e os agrocombustíveis.

Iniciou-se uma nova corrida mundial, a dos combustíveis renováveis. Os competidores estão de olho num mercado promissor, sem se preocuparem com os impactos causados pela produção e uso da nova fonte de renda.

Por outro lado, a possibilidade do fim do petróleo deixou o mundo em alerta, e países grandes consumidores deste recurso, como os Estados Unidos, já estão produzindo etanol proveniente do milho em larga escala, e isso esta ocasionando o aumento nos preços deste alimento essencial para a alimentação humana.

O objetivo da presente pesquisa é discutir a utilização dos agrocombustíveis e suas conseqüências mediante a crise alimentar e ambiental que pode causar, como também, fazer um comparativo entre os combustíveis fósseis, mais precisamente de seus derivados, diesel e gasolina, e os agrocombustíveis. Utilizando para isso de pesquisa bibliográfica.

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Autor: Creusa Sousa


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