ESTUDO DE CASO DO POGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE- PELC VIDA SAUDÁVEL



ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE- PELC VIDA SAUDÁVEL



Autor (a): Michele Ziegler de Mattos
[email protected]
UFSM
Co-autor (a): Guybson Lovatto Barcelos
[email protected]
UFSM


RESUMO: Considerando a importância atribuída as discussões existentes sobre o tema envelhecimento, temos como objetivo deste estudo a caracterização do Programa de Esporte e Lazer da cidade (PELC VIDA SAUDÁVEL) através de relatos de experiências de coordenadores e agentes sociais participantes do Programa.

Palavras-chave: Envelhecimento, qualidade de vida, esporte e lazer;



INTRODUÇÃO

O Programa Esporte e Lazer da cidade (PELC VIDA SAUDÁVEL) é uma proposta de politica publica e social com o objetivo de atender as necessidades de esporte recreativo e de lazer da população. Na sua essência, além de proporcionar a prática de atividades físicas, jogos e brincadeiras, atua beneficiando todas as faixas etárias, pessoas com deficiência, etc.
A partir desse olhar, o estudo se propõe a diagnosticar como é caracterizado o PELC através de relatos de experiências de agentes sociais e coordenadores que atuam nos Núcleos e Sub- núcleos do Programa em várias regiões da cidade de Santa Maria- Rs.
Este estudo se propôs a debater o tema, a partir dos relatos das aulas realizadas no Programa. O Pelc Vida saudável através das práticas pedagógicas, e mesmo em processo de iniciação verificou que a população de Santa Maria é pouco incentivada a atividades físicas que proporcionem maior qualidade de vida. Isso porque nos tempos de hoje se luta pelo direito ao lazer e a qualidade de vida decorrente do progresso e do ritmo da vida moderna. Em várias modalidades oferecidas no Programa percebeu-se o interesse da população de diferentes faixas etárias, ou seja, jovens, adultos e idosos lutam pelos mesmos direitos ao Lazer.
Com o desenvolvimento da tecnologia e do progresso, surge também o stress da vida moderna e as pessoas vem cada vez mais buscando o bem estar físico, mental, social e cultural sinônimo de qualidade de vida.
Por se entender que a cidade de Santa Maria em que o Programa Esporte e Lazer da cidade é aplicado possuí em algumas regiões, uma população carente de politicas públicas que atendam as necessidades de esporte recreativo e lazer surge a necessidade de democratizar o acesso ao Esporte e ao Lazer, atendendo a todas as faixas etárias sem exclusão de algum grupo específico. Ao incentivar atividades físicas na comunidade Santamariense procura-se a valorização da diversidade dos sujeitos, dos grupos e das culturas, intergeracionalidade, auto-organização dos sujeitos e dos grupos, trabalho coletivo e gestão participativa, intersetorialidade, ludicidade, ação educativa e crítica para a formação de valores e principalmente promoção da cultura da paz.
Nesse contexto de lazer e qualidade de vida, citamos que esse debate tem sido muito discutido, principalmente pelo progresso da tecnologia que tem contribuído para o desenvolvimento, mas também tem sido prejudicial, fazendo da qualidade de vida uma busca necessária e interminável. Nas aulas desenvolvidas durante o Programa Pelc/Vida saudável, notou-se que as mulheres procuram mais as atividades e consideram importantes o que a mídia divulga nos meios de comunicação de massa sobre esporte e lazer, sendo a mídia um instrumento forte para incentivar a adesão ao Programa e isso é comprovado através da inserção quase que de 100% de mulheres comparadas aos homens que procuraram as atividades.
Ao discutir como se vem pensando na adesão a politicas públicas de incentivo ao Esporte e ao Lazer Cavallari, coloca que,
O Lazer é um direito garantido pela Constituição Brasileira a todos os cidadãos (crianças, adolescentes, adultos, terceira idade, portadores de necessidades especiais,etc.)[...] e as pessoas podem escolher sozinhas, com família, com amigos a melhor forma de usufruir do seu tempo livre.

O presente estudo teve por objetivo a caracterização do Programa Esporte e Lazer da cidade (PELC VIDA SAUDÁVEL) através de relatos de experiências de coordenadores e agentes sociais participantes do Programa além de contribuir para a democratização do acesso ao esporte recreativo e ao Lazer, por meio de ações educativas.


CAMINHOS METODOLÓGICOS

O PELC busca o envolvimento direto de pessoas adultas, acima de 45 anos, especialmente as idosas, suas famílias e comunidades, incluindo pessoas com deficiência. A população pode ser de ambos os sexos, e que irão integrar os Nucleos e Sub- núcleos do Programa.
Inicialmente todas as turmas formadas envolvem diferentes faixas etárias em diferentes Núcleos e Sub-núcleos do PELC que buscam a integração entre os mesmos, em micro eventos e macro eventos que ocorrem com frequente regularidade.

Caracteriza-se por um estudo de caso com relatos de experiência de coordenadores e agentes sociais com o objetivo de contribuir com a elaboração de politicas publicas locais de esporte e lazer.

RESULTADOS ESPERADOS

Acreditamos que existem muitos pontos a serem melhorados ao longo do Programa, como aumentar a participação da comunidade através das oficinas regulares e aulas diferenciadas que garantam o envolvimento direto de todas as faixas etárias e atividades como: danças, ginasticas, teatro, orientação a caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura local através de eventos organizados coletivamente. Apesar disso, estamos buscando no decorrer do Programa, democratizar o acesso ao esporte e ao lazer com a elaboração de ruas de lazer, festivais, encontros temáticos, e integração dos Núcleos e Sub-núcleos envolvidos.


DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

O Estudo de caso permite ao pesquisador que, gradativamente, vá chegando mais perto da compreensão da realidade do grupo que será formado durante o desenvolvimento, do Programa PELC. Isso é garantido através de diagnostico dos locais envolvidos. Assim temos o dever de conhecer o local de atuação onde o PELC SERÁ INSERIDO, ou seja, precisamos diagnosticar as condições para a prática das atividades de esporte e lazer nas regiões onde elas serão aplicadas. Temos como meta inicial reconhecer o perfil da população que pretendemos atender, que no nosso caso, PELC VIDA SAUDAVEL, SERÁ A TERCEIRA IDADE.
Ao fazer uso dessa afirmação, queremos dizer que o Lazer tem sido diretamente relacionado ao poder aquisitivo. É preciso que as pessoas entendam que o divertimento, o entretenimento, o lúdico, podem ser adquiridos em quaisquer situações pagas ou não pagas. É preciso politicas públicas que oportunizem tais práticas educativas de incentivo ao esporte e ao lazer, e o PELC tem esse caráter.
Enfim, coordenadores e agentes sociais, com um planejamento participativo que atenda as necessidades da população devem levar em conta os locais, o contexto, o passado daqueles que utilizam determinado espaço. Com mini oficinas e dinâmicas de grupo, temos o dever de oferecer ações mais coletivas e criativas atendendo ao objetivo primordial do Programa (PELC VIDA SAUDAVEL), ou seja, de democratizar o acesso ao esporte e lazer a todos por meio de ações educativas.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
________________________________________________

Cavallari, Vinicius Ricardo
Trabalhando com recreação/ Vinicius Ricardo Cavallari, Vany Zacharias. --- 10.ed.--- São Paulo: Ícone, 2008.


Autor: Michele Ziegler De Mattos


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