A mente de seu filho:como estimular as crianças e identificar os disturbios psicologicos na infância.



BARBIRATO F, Dias G. A mente do seu filho: como estimular as crianças e identificar os distúrbios psicológicos na infância. Rio de Janeiro: Agir; 2009.

O desenvolvimento infantil tem se tornado, cada vez mais, uma questão relevante tanto para profissionais que lidam diretamente com crianças, quanto para pais preocupados em fornecer aos seus filhos uma educação consistente e um crescimento saudável em termos físicos e psicológicos. Em um mundo onde as informações circulam de forma livre e muito rápida, somos todos assolados por diversas teorias acerca de como cuidar das crianças, o que fazer para estimulá-las, quais aspectos relacionados a um atraso cognitivo. No entanto, tais informações chegam muitas vezes desorganizadas, fragmentadas, favorecendo compreensões errôneas e pouco articuladas com a complexidade relacionada ao desenvolvimento infantil, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento da mente. Tal fragmentação acaba por abrir caminho para rotulações e diagnósticos apressados, prejudicando mais do que contribuindo para um bom entendimento do universo da criança. Algumas relevâncias nos primeiros anos de vida da criança para o desenvolvimento cognitivo, em aspectos como a importância da participação dos pais na rotina diária de seus filhos e o estabelecimento de limites; o acolhimento, carinho e proteção da criança, assim como o incentivo à autonomia e independência; o que faz parte do desenvolvimento dentro dos padrões esperados e o que merece a avaliação de um especialista; como lidar com comportamentos como birra e agressividade com firmeza, mas sem cercear a criança. O desenvolvimento deve ser observado desde o nascimento do bebê, oferecendo quadros com as aquisições esperadas em cada etapa de vida do pré-escolar. Observando os transtornos psiquiátricos da infância, buscando descrevê-los e diferenciá-los. A construção de subjetividade implica uma gama extremamente variada de fatores, de modo que cada sujeito é único. Estimular as crianças desde a mais tenra idade sem dúvida é fundamental para um desenvolvimento cognitivo saudável, mas é preciso sempre respeitar as individualidades, evitando a idéia de se formar "super-heróis", prontos para enfrentar sem titubeios a competitividade do mundo atual. Essa abordagem está fadada ao insucesso, podendo vir a causar sofrimento psíquico não só para as crianças como para toda a família. Pois é imprescindível a busca por um equilíbrio. Se a criança não nasce com um manual, os pais também não recebem um quando do nascimento de seus filhos. E será nesse encontro peculiar e único que a criança se desenvolverá. Uma criança que apresenta uma determinada dificuldade hoje pode ser auxiliada através de estímulos adequados e, desse modo, superar a questão. Assim, se coloca o fato de que o desenvolvimento cognitivo pode ser estimulado desde muito cedo. "Cabe aos pais ajudar os filhos sem fazer cobranças exageradas, deixando-os ser crianças e não querendo transformá-los em adultos em miniaturas." Frente às demandas de um mundo competitivo, que muitas vezes enfoca mais o fim do que o processo torna-se fundamental encarar o desenvolvimento infantil como um processo complexo, que requer estímulos pertinentes a cada etapa, mas sempre com carinho, delicadeza, mas também firmeza, para não impor às crianças demandas às quais não se encontram preparadas para atender.



Autor: Lidiana Fonseca Lira


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