Metamorfose do espaço habitado



METAMORFOSE DO ESPAÇO HABITADO
O homem possui a habilidade de conseguir explorar os lugares mais recôntidos do planeta, uma prova disso são as viagens interplanetárias feitas pelo mesmo, sem esquecer que a terra continua sendo a sua morada.
O espaço habitado, trás em seu significado um temo de adaptação do homem ao local a ser habitado pelo mesmo, o que faz do ser humano um ser social por si só, o resultado disso tudo é uma mudança tanto na forma qualitativa, quanto quantitativa sobre o espaço.
Adaptação de vegetais e animais feitos pelo avanço do conhecimento do homem com o passar dos séculos, diminuíram o risco da fome, e a aceleração demográfica foi a resultante de tal avanço.
Cada espaço habitado do globo foi sendo habitado de forma desigual, as migrações tanto internas quanto externas, colaboraram como fator primordial para essa desigualdade na ocupação do espaço.
Na segunda guerra mundial, fez com que o numero de migrações aumentasse, e as mudanças políticas freqüentes nos países subdesenvolvidos levaram a migrações de trabalho elevadas.
A urbanização faz com que a repartição geográfica mude e ela é um fenômeno favorável nos países de terceiro mundo, pois favorece as regiões mais dinâmicas.
O meio geográfico artificial é cada vez mais comum no nosso cotidiano, a paisagem cultural vem substituindo a paisagem natural, e as obras construídas pelo homem, vem encobrindo a natureza.
As inovações tecnológicas e cientificas vem desempenhando um papel importante na agricultura que por sua vez se beneficiou dessas inovações para poder intensificar a sua produção no campo, a modernização que os transportes sofreram fizeram com que as distancias ficassem menores entre as cidades e dentro das mesmas.
As mudanças no território, nos obrigam a uma reflexão de nossas velhas analises, isso nos faz rever conceitos e resulta em uma renovação na categoria das analises, porque o mundo esta em constante mudança, e elas são cada vez mais intensas e em curto período de tempo.
Para se estudar e compreender uma região é necessário estuda - lá a fundo sobre as suas formas, funções, seu modo de organização e suas estruturas.
Um grupo de variáveis de uma região é o elemento que nos leva a compreensão da mesma, as variáveis podem ser interdependentes, não tendo valor se as mesmas não forem abordadas de forma conjunta.
A especialização produtiva, acontece quando a uma difusão nos transportes, que faz com que possa ser possível alcançar e buscar qualquer parte do globo, a diminuição nos preços dos transportes, faz com que fique mais intenso no aumento do movimento, tanto no de mercadorias como de pessoas.
A revolução nas técnicas da produção agrícola, proporcionou a formação das cidades, sendo que a cidade se difere do campo pela condição de trabalho livre que a mesma proporciona.
O capitalismo se torna revolucionário na historia da humanidade, sendo os burgos classificados como a classe revolucionaria.
A relação da cidade com o campo e vice versa e quase que uma necessidade mutua, pois mesmo o campo sendo quase que autônomo ele necessita de uma relação com a cidade, e quanto mais moderna a atividade no campo, mais amplas e intensas se tornam as suas relações.
As pequenas cidade como não conseguem se suprir sozinhas, acabam por vender seus produtos e serviços por um custo mais elevado, isso resulta em uma migração de seus habitantes, fazendo com que o sistema urbano tenha uma pequena e considerável elevação de sua demografia.
O geógrafo hoje acaba por se tornar um empiricista, pois para uma analise ser valida a mesma não poder ser vazia de historia concreta, se o mesmo levasse em conta no seu estudo somente a função da região em que ele esta estudando, o mesmo poderia ser pautado como funcionalista.
Contudo conclui-se que na medida em que a informação se torna imediata, é necessário que se estude um fato vendo varias versões escritas do mesmo, para não correr o risco de se fazer uma interpretação que não seja coerente ao fato no qual esta se buscando compreensão.










Autor: Jhaymerson Moura Sousa


Artigos Relacionados


1_a ImportÂncia Do Estudo Do EspaÇo Industrial E AgrÍcola Do Brasil Para O Ensino De Geografia

NoÇÕes BÁsicas Das Categorias Geoespaciais

Resumo Do Livro De Milton Santos: Espaço E Método

Migração

Construindo O Conceito De RegiÃo

Objeto Em Fuga: As Metamorfoses Do Conceito De RegiÃo

Interpretação Do Texto: O Novo Rural Brasileiro