Revolução Francesa



Revolução Francesa

Podemos refletir que a estrutura francesa causava grandes desigualdades sociais. Os principais ganhos sociais da Revolução Francesa, foi o povo ter ganhado o seu lugar e ter reconhecido seus direitos sociais, e com isso o direito do povo passou a ser respeitado.
Por sua vez, pode-se perceber que mesmo após o fim do sistema absolutista e o corte nas regalias da nobreza, a burguesia conduziu o processo de sua queda garantindo que os mesmos continuassem em sua posição de superioridade, tendo ainda em suas mãos o domínio social.
A França era um pais absolutista, onde o rei detinha o poder absoluto, controlando tudo desde a economia, a justiça e a política dos seus.
A vida dos trabalhadores era passada com o mínimo de condições, pode-se dizer que era de pura miséria, mas enfim esse quadro se reverteu, com o fim do sistema absolutista.
O significado do Congresso de Viena para a Europa, foi a reestruturação, a restauração à posição geopolítica da mesma.
Contudo conclui-se que o Congresso de Viena, não passou de uma tentativa de reestruturação geopolítica.
Pois na época de Napoleão houveram várias mudanças tanto políticas como econômicas. O Congresso de Viena redesenhou o mapa Europeu e trouxe várias vantagens políticas e econômicas aos países que eram superiores.

Autor: Jhaymerson Moura Sousa


Artigos Relacionados


O Iluminismo Como Movimento Político E Econômico Na Europa.

Formação Do Mundo Contemporâneo

Primeiro Periodo Historico Do Direito Internacional

A Grande Revolução Francesa.

A Grande Revolução Inglesa.

Problema Da História

A HistÓria Dos Diversos Liberalismos