Fonoaudiologia e Comunicação Profissional



Arrancar aplausos diante de uma imensa platéia após uma palestra ou apresentação artística, dar aulas várias horas por dia, ou defender um produto ou uma empresa dependem da comunicação oral como principal instrumento de trabalho. Não é apenas ter talento ou vocação e sim habilidade para executar tal função. Esta habilidade pode ser adquirida com muito treino e preparo, mas para isso é necessário técnicas e aperfeiçoamento das mesmas.
O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde habilitado para atuar em pesquisa, avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento nas áreas da comunicação oral e escrita, voz e audição.
Profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, tais como: atores, cantores, oradores, professores, operadores de telemarketing, radialistas e jornalistas são os primeiros a sofrerem danos com o mau uso da voz, pois suas profissões muitas vezes exigem muitas horas por dia de esforço vocal, sem nenhum preparo para o uso excessivo da voz. Isso com o tempo pode trazer vários problemas, sendo o mais freqüente a rouquidão, podendo até mesmo causar perda da voz, necessitando urgentemente de tratamento.
O fonoaudiólogo neste caso irá trabalhar a postura, respiração e fonação de tais profissionais, com o intuito de favorecer o uso adequado da voz conforme a necessidade de comunicação de tais profissionais, sem esforços.
Desvios posturais assim como uma respiração inadequada, podem levar a uma má projeção vocal, dificuldades de pronunciar longos textos, e até mesmo, fendas glóticas e lesões nas pregas vocais por esforços, como nódulos. Estes, são causados por uma tensão excessiva na região de ombros e pescoço onde durante a fonação (a realização da fala) acaba interferindo na musculatura da laringe com um esforço excessivo, podendo causar danos.
Por isso a expressão corporal, postura, voz e respiração são os principais focos para a realização de uma boa comunicação oral, além de certos cuidados como:
*Aqueça bem a voz antes de falar profissionalmente;
*Tome água várias vezes durante o dia pois a água hidrata as pregas vocais;
*Cigarro: Nem pensar! O cigarro paralisa os movimentos da garganta podendo causar diversas lesões nas pregas vocais;
*Comer maçã é essencial pois além de função adstringente para as pregas vocais, proporciona uma boa movimentação dos órgãos fonoarticulatórios, tirando assim a sobre carga do aparelho fonador;
* Procure sempre manter uma boa postura corporal;
* Use roupas confortáveis, principalmente na região de pescoço;
* Evite pigarrear excessivamente, pois faz mal as pregas vocais
* Evitar falar excessivamente durante gripes ou crises alérgicas.
Mas ATENÇÃO!!!!!Rouquidão pode indicar o mau uso da voz, procure um Fonoaudiólogo e siga suas instruções. Não deixe que seu principal instrumento de trabalho sofra qualquer dano, sua voz é o reflexo do que você é e faz.


Mayara Cristina da Conceição
Eduarda Cabral
Acadêmicas do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI
Orientação: Professora Andrea Cristina Rizzotto Grüdtner
Docente do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI



Autor: Mayara Cristina Da Conceição


Artigos Relacionados


Fonoaudiologia E A Arte De Encenar

A Síndrome De Burnout

Fonoaudiologia. Presente Ou Não Em Nossas Vidas?

Prevenção E Uso Da Voz Na Infância

Relação Entre A Fonoaudiologia E Ortodontia

Cuidados Com A Garganta

Fonoaudiologia E Inclusão Social - Um Sonho Em Construção