DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO



É resultado levantado de uma avaliação. O momento de investigação é aquele onde desenvolve uma pesquisa e que esta poderá ser continuamente pesquisada por teste de sondagem, entrevista, observação atitudinal ou comportamental e outras desenvolvidas no processo educativo.
Sendo essa a parte mais importante para o psicopedagógico, pois busca descobrir as causas de insucesso educacional na vida do educando, essa busca da problemática é o que denomina de diagnóstico. E este como objetivo conhecer o aluno e sua dificuldade e sucesso alcançado. Afirma (Oliveira et. al., 2008, p. 334):
Uma avaliação diagnóstica pode e deve ser feito em qualquer momento que o professor ou a escola detectarem problemas graves de aprendizagem, motivação, aproveitamento ou outras. Tal como no diagnóstico médico, fazemos consulta regularmente, preventivas e também consultas de emergência. Não é preciso ter uma doença para procurar um diagnóstico, às vezes basta uma forte suspeita.

Nesta concepção o propósito da avaliação psicopedagógico é o de ajudar o educador a conhecer seu aluno, do que gostam, seus hábitos, preferência, aprendizado e outras situações que possa impedir o progresso do aluno, fazendo assim uma triagem da vida do educando. "Uma avaliação se constrói na obtenção e interação de bom número de informações significativas que podemos obter da criança, de sua dinâmica familiar e da escola". Oliveira, 2008, p. 49. Tendo como propósito de proporcionar uma base ao aluno com sustentabilidade cognitiva.
Nesta forma avaliativa exige certos instrumentos que servem unicamente para a avaliação diagnóstica, sendo que cada um destes instrumentos serve para detectar um tipo de situação, como:
? Avaliação padronizada ? Este tipo verifica o ritmo e o nível de conhecimento de domínio de língua e outros.
? Entrevista ? a entrevista pode ser feita com o aluno, professor e ex-professor, orientador, pais e família.
? Consulta aos históricos escolares ? estas são feitas em consulta de fichas de acompanhamento e escolar da vida do aluno.
? Observação ? observação do comportamento da atitude desde os primeiros dias do aluno.
? Questionários - com perguntas diretas e objetivas.
? Exercício ou simulação ? para identificar colegas do relacionamento do aluno que melhor o interagem. (estes podem ser feitos com atividades escritas ou verbais que permitam ao aluno expressar quais ele gosta de sentar na sala de aula perto, brincar no recreio com este coleguinha ou para passear).
Ø Avaliação de conhecimento, esta elaborada pelo professor.
Poderá aproveitar a partir destas atividades para envolver a família na escola com manuseio e execução dos instrumentos de pesquisa, utiliza-se de procedimentos na verificação de comportamento do educando usando jogos de regras, fotos de sua família e que tenha o desenvolvimento dela neste.
Nas fotos pode observar nestas a cultura familiar e às vezes até a religião. É pertinente colocar a criança para observar e descrever a linha de tempo de sua vida, colocando as fotos de forma crescente de acordo com seu crescimento.
Pode ainda dar varias figuras e pedir para ela manusear gravuras e contar estória destas gravuras, instigando a solar a criatividade, também para analisar a leitura que ela faz da figura e a concatenação das ideias.
Lembrando que todas ou qualquer atividade desenvolvida deve respeitar a faixa etária do aluno. Cada atividade explicita um objetivo e deverá expor para o educando ou para os pais o que pretende com cada atividade que está desenvolvendo, para que os pais ou a criança quando compreende possa compreender mesmo de forma superficial a situação.
Essas atividades devem ter uma representação simbólica da vida cotidiana, ou seja, trazer a realidade o mundo interno do sujeito de pesquisa, sua dinâmica de família ,da escola e igreja. Para que assim o profissional possa enxergar todos estes contextos com sua compreensão especializada com intuito de compreender a queixa ou o problema.
Portanto o psicopedagogo precisa saber de forma global as situações que ocasionaram ou que está impedindo o educando de prosseguir com sucesso na aprendizagem.
Ao compreender a situação de desconforto do aprendiz utiliza dos recursos que lhe postula para proporcional a utilização de recursos que sirva de instrumento de questionário de entrevista para ouvir a família, os educadores, amigos e o próprio aluno.
E assim se necessário aplicar uma avaliação psicológica (caso o psicopedagogo seja um psicólogo) caso não tenha habilitação na área psicológica deve encaminhar alguns alunos para este profissional que fará a avaliação para psicodinamismo do sujeito da pesquisa "aluno". Estes são elementos complementares de seu diagnóstico e se ainda houver problema de fonologia ou neurológico é pertinente encaminhar a um especialista em fonologia isso no caso de problemas detectados na fala ou a um psicanalista caso seja problemas de neurológicos, por fim encaminhá-lo a quem compete a habilitação para tal situação diagnosticada.
Portanto a avaliação psicopedagogia têm várias funções que impulsiona a tomar decisões, como:
? Tratamento especializado. Para o aluno que se encontra com algumas situações desfavoráveis para a aprendizagem que podem ser: pouca ou nenhuma audição, visão baixa, dicção, fonologia, ou caso de desajuste de personalidade e outros.
? Enturmação. Usa o diagnóstico para enturmar um grupo para encaminhar para leitura, selecionar um grupo podem participar de um programa especifico de aceleração ou mesmo alfabetização, atividade diferenciada devida ser uma criança de altas habilidades.
Depois de diagnosticado o educando deve passar uma devolutiva ao mesmo, aos pais e a escola, mostrando o porquê a aquele aluno não aprende ou desenvolve lentamente e não consegue acompanhar os outros alunos e o orientar o que fazer para ajudar estes a terem sucesso. De acordo com (Macedo 2008. p. 196):

A fim de orientar expectativas, uma exposição clara para a família da filosofia da escola e de seus objetivos é de fundamental importância para uma relação dialógica se estabeleça em base de uma aceitação de princípios de parte a parte. Isso evita muito mal entendido, falsas expectativas e exigências descativem.

Para os pais sempre é muito difícil ver o seu filho como sendo parte do grupo dos da esquerda, ou seja, do insucesso. Por isso estabelecer uma relação dialógica com eles é fundamental para mostrar as causas e efeitos na vida educativa de seus filhos como também mostrar os avanços, mesmo que seja lento.
Assim os pais terão motivação para educar de forma que seu filho venha a dar certo na escola e na sociedade, ainda terá maior credibilidade da escola e sentirão que não estão sozinhos na educação de seus filhos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A avalição psicopedagógica é um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor com a orientação do psicopedagogo no inicio do ano letivo para conhecer o aluno em varias facetas de sua vida, poderá ser feito questionários que abranja o afetivo, cognitivo e socioeconômico.
Estes questionários têm o intuito conhecer o aluno para adequar uma melhor metodologia e atividades no desenvolvimento cognitivo de seus alunos no processo de aprendizagem, para tanto é relevante que o educador saiba qual a habilidade, ameaça e fortalezas, ou seja, qual a inteligência que possui.
E em alguns caso orientar os pais a tomarem uma postura diferenciada em atitudes e palavras em casa ao referir o pai com a mãe a dois respeitarem o criança em sua idade cronológica, para evitar maiores transtorno momentânea e na fase adulta desta criança.
A educação deve estar centrada em formar o cidadão no ser, saber fazer e saber conviver.
Portanto a escola precisa compreender que ela sozinha jamais conseguirá transformar a sociedade deixando de lado sua maior aliada a família, ela é o berço educativo da criança onde por despreparação criam traumas tão prejudiciais.
E a escola ao elaborarem seus projetos de ação educativos social precisa focar na demonstração dos valores universais explicitando a condutas nas duas faceta, boas ruins que podem ser encontradas na família e demonstrando ainda que o ser humano precisa embasar no dualidade do ser e na exclusão do ter, portanto faz se necessário a buscar sua espiritualidade, sua realização pessoal no ser e primazia a harmonização e amor familiar.
E assim a escola composta por uma boa equipe possa oferecer uma educação transformadora e eficaz em sua comunidade.

REFERÊNCIAS

Macedo, R. M. (2008). A família diante da dificuldade escolar dos filhos. Pertrópolis: vozes.

Oliveira, J. B. A. & Chidwick, C.(2008). Aprender a Ensinar. Belo Horizonte: Instituto Alfa e Beto.


Autor: Elizabeth Santos Vaz


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