Rotina mata?



Quem ai já reclamou da rotina? É o grande mal do seculo XXI. Quando falo que é o grande mal, me refiro a sociedade "saudavel", que tem capacidade de pensar e raciocinar. Essa insatisfação é algo que acompanha desde o mais baixo na escala social ao mais alto e é um grande veneno na sociedade. Eu mesmo confesso que geralmente reclamo de minha rotina. Reclamo de acordar cedo, de ter que ir trabalhar, de ter que fazer um trabalho repetitivo, de pegar um onibus cheio, de ir estudar uma materia super chata e de chegar em casa tarde da noite apenas para dormir. Ufa! É bastante coisa pra se reclamar. Também, sou um pessimista nato, e um impaciente de primeira categoria, acabo por me afobar em diversas questões. Mas antes que isso pareça um monologo sobre minha vida, quero falar que eu categorizo a rotina em três categorias: a rotina má, a rotina necessária e a rotina boa. Talvez o que eu vá falar aqui se aplique ao que eu penso sobre essas três categorias, talvez você leia e fale: "categorias para rotinas? que?". Vou tentar explicar minha linha de raciocínio. Vamos as rotinas !

1. Rotina má: É aquela que te deixa pra baixo, desanimado e que parece que a cada dia te consome mais, te tira um pouco das coisas que você tem prazer. Essa geralmente é acarretada pelo coquetel trabalho+estudos, ou trabalho+ família ou então trabalho+trabalho. Seja qual for, pra mim o trabalho está envolvido nessa droga de rotina má. Tome cuidado com essa rotina, pois ela é mortal ! Ela mata até o mais otimista dos seres humanos. Pra essa rotina se tem 2 remédios, o primeiro é: saia da rotina. Saia pra uma balada diferente, pegue o metrô e vá pra um bairro que você sempre quis ir, pegue seu carro e vá para a serra, para a praia, viaje com seus amigos, com sua família, almoce em um lugar diferente, conheça pessoas diferente. Tudo isso é muito bom pro ego e faz você ver a vida com mais animo, fora dos padrões da rotina diaria. Se nada disso funcionar, bem, talvez seja a hora de usar o segundo remedio: é hora de mudar. Talvez esse não seja o emprego certo pra você, a carreira certa, a casa certa, o carro certo, a mulher...bem, a mulher você casou então ature ! rs. A questão é que se chegar nesse ponto, você precisa mudar... ou não. Veja bem se vale a pena mudar tudo em sua vida, se realmente é isso que vai te agradar.

2. Rotina necessaria: É aquela rotina que não tem como fugir. Se você não gosta de trabalhar, bem, é uma pena, porque trabalho é uma rotina necessaria pra se viver, já que são poucos hoje que sobrevivem sem trabalhar. Veja bem, não estou falando que você tem que trabalhar, mesmo que seja algo que você não goste. Encontre sua carreira, estude (outra parte da rotina) e trabalhe. Trabalho é rotina, estudos são rotina, mas é o mal necessario. Não vejo o Eike Batista, Steve Jobs, Bill gates mortos por terem feito essa rotina, pelo contrario, são caras super bem sucedidos que hoje podem viver fora da rotina. Então pense bem, se você quer chutar o balde e largar seu emprego só porque tá cansado do povo fofoqueiro, de gente chata, de chefe mandão, saiba que em TODAS as carreiras tem a mesma coisa. Talvez o problema não seja lá seu emprego, viu. Acordar cedo, pegar o onibus lotado, chegar em casa tarde da noite depois da faculdade, tudo isso faz parte dessa rotina, que o lema é: "sofra agora, colha depois". Você vai ver que realmente vai colher, é só ter um pouquinho mais de paciencia.

3. Rotina boa: Quem ai tem filhos? Tá, mesmo que não tenha filhos, quem tem irmãos, sobrinhos, primos? Quem tem avós, avôs? Quem tem pai e mãe? Acho que em pelo menos UMA dessas categorias você se inclui. A rotina boa pra mim inclui família e relacionamentos. Sabe aquelas pessoas que você vê todo santo dia, seu colega do trabalho que senta do teu lado, sua irmã que grita quando você chega em casa, seu amigo da faculdade que insiste em te falar sobre coisas engraçadas que ele encontrou na internet. Então, são todos parte da sua rotina, e eu te pergunto: faz mal? Essa é a parte legal da rotina: encontrar pessoas legais, que apesar de você ver todo dia e fazerem parte de sua rotina, são coisas boas na sua vida. O que a gente tira de legal da rotina são exatamente as amizades e laços que fazemos, porque o trabalho vai, a faculdade acaba, você se muda, se aposenta e as pessoas ainda estão lá, mesmo que o mundo gire e tudo mude, que aquele teu colega que senta do teu lado você o veja só depois de 20 anos, mas ainda vai ter boas lembranças de quando não eram carecas, casados e com filhos. Essa é a parte legal da rotina, que ela vai gerar lembranças que vão durar pra toda a vida.

Consegui explicar meu ponto de vista? Depois disso, eu tiro uma lição pra mim mesmo. Eu detesto rotina, porque é tudo sempre igual, mas não tem como viver sem ela. Saia da rotina de vez em quando, mas certifique-se de voltar !
Autor: Josenildo Amorim Dos Santos


Artigos Relacionados


Horas A Fio, Mas O Pensamento É O Mesmo: VocÊ

Horas A Fio E O Pensamento é Só Você

Dias E Dias

Dicas Para Iniciar O HÁbito Da Caminhada

Hoje é Dia De Rotina

Amor, Sina, Nitroglicerina

Trabalho Em Casa!