A derrota não é motivo para a dor



"... Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder. Portanto, com muito gosto prefiro gabar-me de minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. E é por isso que me alegro nas fraquezas, humilhações, necessidades, perseguições e angústias, por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então sou forte" (2 Cor 12, 9-10)

Existe outro momento mais oportuno para testarmos nossas forças do que na fraqueza? Acredito que seja o único. O ouro se prova pelo fogo, e o que você tem de melhor o fogo vai revelar. O que você tem de melhor, vai ser revelado em sua batalha, após a sua provação.

A idéia de escrever este artigo surgiu de uma perda que me levou a uma reflexão. Não é uma perda de algo, é uma perda de alguém que agora olha para os seus lá do céu. Vendo aquele corpo sendo velado ali, naquela humilde capela, a dor arrebatando o coração de tanta gente e principalmente dos familiares, surge o questionamento, mas por que Senhor? Por que permitir tanta dor aos seus filhos?

Por mais que a gente saiba que a morte é algo natural entre nós, nunca estamos preparados para ela. O homem não foi feito para morte. Sempre achamos que faltou um abraço, um gesto, uma palavra, um eu te amo, para a pessoa que partiu. Minha avó dizia que, para morrer basta estar vivo. Parece tão redundante, mais é a mais pura verdade, dita por alguém que carregava uma sabedoria de vida.

Naquele dia partia deste mundo uma mãe, uma avó e uma esposa, juntas na mesma pessoa. Uma ausência que com certeza iria fazer e faz muita falta. Eu pensava que toda essa dor não poderia ser em vão. Foi então que eu lembrei que o dualismo está presente em todas as coisas. A terra estava triste naquele dia, mas o céu estava em festa, pois tenho certeza que ele ganhou mais um Anjo.

Não existe vitória sem derrota. Quando você perde, foi por que alguém ganhou. Se a terra perdia naquele dia é porque o céu estava ganhando. Quero que você entenda que, a morte não é um processo de luta entre o céu e a terra, mas é apenas o fim do ciclo de uma vida, algo natural, pois algum dia a gente precisa descansar.

A gente sabe que este mundo possibilita muitas voltas, que hoje quem ganha, amanhã pode perder. Quando temos a nossa vitória o céu está em festa por nós, por nossa alegria. Você terá a sua vitória, creia nisso é uma promessa. Então porque não se alegrar com a vitória do céu? Você deve estar pensando que eu sou louco, dar glória a Deus por que a minha mãe, meu filho, meu pai, seja lá quem for, partiu. Não, não estou pedindo isto, estou pedindo que compreenda que agora não há lugar melhor para está pessoa estar. Ao lado Pai, recebendo todo carinho que faltou aqui na terra, todo amor não correspondido. Talvez esta pessoa já estivesse precisando descansar, descansar de tanta dor, aflição e desamor.

Meu irmão, você se lembra da ultima vez em que você conseguiu um emprego, pois precisava sustentar sua família, os seus, você se lembra? Mas para você conseguir, alguém precisou perder o emprego, não é verdade? A sua alegria, foi motivo de tristeza para o outro. Não quero que você fique triste por sua vitória, pelo contrário, dê glória à Deus. Mas apenas quero que você enxergue este processo de perda, por uma nova ótica, com os olhos a fé.

São Paulo nos ensina a estarmos sempre alegres:"Estejam sempre alegres, rezem sem cessar. Dêem graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo" (1 Ts 5,16-18)

Veja que Paulo diz em todas as circunstâncias, não em algumas, alegre-se por que é a vontade de Deus, entregue tudo sem suas mãos. A gente precisa aprender a não reagir às situações, ou seja, se você sabe que vai perder, você cruza os braços e diz que é vontade de Deus. Não coloque em Deus a o motivo de sua perda, às vezes precisamos achar um culpado para nossas falhas. É preciso lutar, e sempre. Não espere as coisas acontecerem se antecipe a elas.

"Agradeçam sempre a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso senhor Jesus Cristo" (Ef 5,20)

"Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou" (Rm 8,37)

Veja, em Jesus você é mais que vencedor. Nem a mais concorrida das medalhas de todas as olimpíadas, nem este atleta que venceu, é mais vencedor que você, pois em Jesus você é mais, muito mais que vencedor! Deus quer te dar a vitória meu irmão, seja nele, seja com ele, juntos vocês podem mais, pare de caminhar sozinho, lamentando suas dores. Com Ele você pode ser mais feliz, acredite nisso e tome posse desta graça.

Autor: Ricardo Da Silva Garcia


Artigos Relacionados


O Vento Do Espirito Santo Soprando Sobre NÓs!

Qual O Tamanho Da Sua VitÓria ?

SÓ Deus...

A Presença De Deus.

"a Vida Ou A Morte"

Jesus é A Nossa Esperança

Jesus é A Nossa Esperança