O Que É Antigo Para Você?



Dependendo com quem vamos falar, temos que ter cuidado com citações de filmes, de programas, de atores, de produtos, de personalidades, etc.

Pois o que realmente é antigo para alguém?

Para quem tem quinze anos, muito antigo é o Windows 98, enquanto para mim, muito antigo é o mimeógrafo. Saio bem feliz da vida dizendo aos quatro cantos que não uso mais mimeógrafo.

Para outros, antigo é o grupo Rebelde enquanto eu ainda escuto um "elepê" dos Menudos.

Dizem alguns maldosos que a Angélica deixou de fazer programas infantis depois que as crianças bem pequenas, com uma certa regularidade, começaram a chamá-la de vovó.

Sem falar que sempre colabora para essa paranóia de ser ultrapassado ou antigo, o fato de ser imperativo que estejamos sempre atualizados, seja para competir no mercado de trabalho ou para competir nas disputas sociais e amorosas que essa vida enlouquecida nos apresenta, chegando ao ponto de classificarmos como filme velho os lançamentos do cinema, uma vez que já vimos há muito tempo esse filme, baixados pela internet.

Já há quem diga que velho é sempre aquele que tem um ano a mais do que a gente. Outros teóricos um pouco mais "pés no chão" já defendem que velho é tudo aquilo que tem vinte anos a mais do que a gente.

Isso para quem tem vinte anos, no mínimo, pois para quem tem treze ou quinze anos, qualquer um com seis meses a mais já está esclerosado.

Também a gente tem certos momentos de glória, com essas refilmagens e re-lançamentos de filmes e heróis do passado, quando podemos falar de igual para igual com qualquer criança sobre o Homem de Ferro, por exemplo. É lógico que as crianças vão se abismar com o fato de você conhecer a história do Homem de Ferro mais do que elas e ainda vão olhar atravessados, pelo fato de você se interessar sobre um herói infantil, ao invés de ver filmes antigos do tipo "Rainha Xuxa Contra o Baixo Astral".

O mínimo que você ouvirá é:

- Meu pai não teve infância!

Algumas crianças que hoje riem com o seriado "A Grande Família" ficam com dó do avô que diz que prefere a versão com o Brandão Filho, o Jorge Dória e a Heloisa Mafalda.

- Brandão o quê? – Perguntam penalizados.

- Coitado do vovô, é a idade!

Com tudo isso, e pelo fato de termos de viver pisando ovos para não cometermos nenhuma gafe temporal, apresentando nossa certidão de nascimento a cada opinião de um determinado assunto, o melhor que podemos fazer nessas horas é dizer apenas: - Você não está sabendo da última versão, não é? – Essa que você fala já está ultrapassada!

Por alguns instantes, você está livre e por cima da situação.

Isso nunca falha!

A não ser que seja um daqueles tarados que tem a internet no celular e resolve pesquisar ali mesmo.

Daí o melhor é duvidar da operadora dele.

Essas realmente, ninguém consegue defender!

Sérgio Lisboa.


Autor: Sérgio Lisboa


Artigos Relacionados


Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

O Século Xxi

Os Nós Do Eu

Como Vejo Meu Futuro

O Chão

Livre ArbÍtrio.

Mistura De Conan Com Predador