MEIOS DE TRASNPORTES TRABALHADO NA SALA DE AULA




MEIOS DE TRASNPORTES TRABALHADO NA SALA DE AULA

CURSO: Licenciatura em Geografia
DISCIPLINA: Geografia
ANO: 2011
PROFESSOR RESPONÁVEL: FERNANDO JOÃO DE JESUS SANTANA
NOME DA ESCOLA: Escola Municipal "Manoel de Paula Menezes Lima"
CARGA HORÁRIA DO PROJETO: 16 horas
MODALIDADE DE ENSINO: Fundamental SÉRIE E TURMA: 7º A e B
JUSTIFICATIVA:
Identificado os problemas de meios de transportes públicos entre eles o escolar no Brasil, faz-se necessário a realização do projeto e sua importância entre o deslocamento de pessoas e objetos. Entretanto, percebemos que com o processo de urbanização nas cidades originadas por uma parcela do êxodo rural, estes por sua vez passa a se transformar em um dos palcos de problemas denominados urbanos, contudo a também procura da locomoção dos cidadãos urbanos para os trabalhos e realizações de viagens assim como transportar mercadorias de uma regiões para outra.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver no aluno a crenticidade do conhecimento sobre os variados meios de transportes, assim como as respectivas leis entre seus direitos e deveres sobre o transporte publico de qualidade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Desenvolver a capacidade de ler o texto e interpretar;
v Ilustrar em desenho livre o texto lido;
v Estimular o gosto pela leitura, despertando o desejo de desenhar, consultar o dicionário, outras fontes de pesquisa e na construção de novos conhecimentos.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
v Percepção dos valores e importância do meio de transporte em suas vidas
v Perceber a qualidade dos meios de transportes em sua cidade
v Identificar as políticas do governo federal para os meios de transportes escolares
CONCEITOS A DESENVOLVER:
? Meios de transportes, tipos de transportes
? Papel do estado,
? Cidadania.
METODOLOGIAS:
Através de leitura de texto de livros, com ajuda de slide com o data show entender o texto, e desenvolvimento de um texto dentro do tema
PARCERIAS:
Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competêcias, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referências para construírem novos conhecimentos.
Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem. E que fique constatado neste projetocom a leitura dos diversos tipos de transportes e suas evoluções, a preparação do aluno de regência a geografia, a transformação dos padrões gestuais, passando a ser muitas vezes não uma ferramenta de trabalho, mas sim o objetivo final dessa atividade. Aqui não cabe, entretanto, uma solução única, para a questão apresentada, pois o desenvolvimento deste projeto, ao contrário de fornecer respostas definitivas à questões que o originaram, mostrou muitas outras problemas devido à subjetividade do tema.

CRONOGRAMA:

Etapas do projeto período Recursos espaço
Problematização De não determinado Quadro/pincel Sala de aula
desenvolvimento / / Livros e vídeos Dependência da escola
Síntese/cuminância / / Data show Sala de aula
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá se proceder da forma mais natural possível, através da conversação diária, da observação de mundanças de atividades e nos registros das rotinas de atividades vivenciadas. Assim procedendo, poderemos verificar a capacidade e o potêncial dos alunos, suas dificuldades e seus limites, interferindo sempre que precisem de ajuda.
Nessa interação serão utilizados questinário informal e formal, desenho livre com base no texto e pesquisa no dicionário para que os alunos sejam capazes de perceber emoções expressas pelo autor. O ato de avaliar é contínuo, e contínuas deverão ser nas dinâmicas de acompanhamento de todos os envolvidos neste projeto.

ITEM LIVRE:
Neste projeto a avaliação será aplicada de acordo com acordos de professor e aluno, sempre modificando também a mesma quando for necessária a consulta dos alunos e professor, que assim as assinaturas destes devem seguir em anexo.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS:
COELHO,Marcos Amorim, geografia geral: o espaço natural e socioeconômico: 3ª edição, editora moderna, São Paulo, 1943-1992.

VESENTINI, José de William, VANIA Vlach, Geografia Crítica, 3ª edição, São Paulo editora àtica,2006



Autor: Fernando João De Jesus Santana


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