Diabetes Mellitus




DIABETES MELLITUS

O Diabetes Mellitus é caracterizada pela alteração da capacidade de metabolizar a glicose sanguínea aumentando a glicemia (taxa de glicose no sangue). Estima-se que o Diabetes Mellitus afeta 246 milhões de pessoas em todo o mundo e que em 2025 esse número atinja 380 milhões de pessoas. No Brasil a prevalência da doença atinge aproximadamente 6.400 pessoas, ou 5,2% da população adulta.
Existem diferentes tipos de Diabetes, sendo os principais classificados em Tipo 1, Tipo 2 e Gestacional.
O Diabetes Tipo 1 é uma doença auto-imune, onde as células beta do pâncreas são destruídas, reduzindo a capacidade de secreção de insulina. Sem a quantidade de insulina suficiente o metabolismo da glicose fica alterado. Esse tipo de Diabetes acomete geralmente pessoas com idade abaixo de 35 anos.
No Diabetes Tipo 2, apesar de o pâncreas conseguir secretar a insulina, as células se tornam resistente à insulina, sendo chamado de resistência à insulina. Essa resistência altera a capacidade do metabolismo da glicose, fazendo com que a taxa de glicose no sangue se mantenha alta.
O Diabetes Gestacional ocorre durante a gravidez, também é característico a presença da resistência à insulina devido ao aumento do peso corporal e alterações fisiológicas durante a gravidez.
Os sintomas da presença de Diabetes podem variar desde fome constante, fraqueza, fadiga, perda de peso, dificuldade de cicatrização e mudança de humor.
A prática de exercícios físicos e alimentação balanceada auxiliam na prevenção do Diabetes Mellitus. O exercício físico aumenta a capacidade de captação da glicose sanguínea, controlando a glicemia. Podem ser realizados tanto exercícios de força, quanto exercícios aeróbicos. Ambos auxiliam no controle da taxa de glicose no sangue.


Autor: Léo De Paiva Montenegro


Artigos Relacionados


Diabetes Uma Questão De Peso

Diabetes: Tipo 2

Diabetes: Conceitos, Tipos E Outros TÓpicos

Conhecendo O Diabetes

Diabetes Mellitus, Neuropatia E Prevenção

Breves Informações Sobre Glicemia, Diabetes E Estudos

Falta De InformaÇÃo Dos Pais Sobre A DoenÇa Diabetes