Milli, micro e nano



Milli, micro e nano

Esses prefixos de unidades são mais comuns do que pensamos, especialmente o "milli". Esse texto é uma tentativa de esclarecê-los.

Na nossa vida, inúmeras vezes, por exemplo, ao ir ao supermercado/mercado/padaria comprar refrigerante, sabemos que uma lata de qualquer refrigerante/cerveja/suco contém, em termos de volume, cerca de 350 mililitros. Também sabe-se 1000 mililitros (ml) equivalem a 1 litro.

O prefixo "mili" que antecede "litros" na palavra "mililitros" quer dizer matematicamente 10 elevado a potência -3, ou seja, 0,001. Assim, quando algum produto contém o volume em mililitros, isto significa que o volume está sendo expresso em uma unidade em que cada mililitro expressa 1 litro dividido por 1000. Ou seja, um pequeno volume do líquido em questão. Assim, a lata de refrigerante contém, no total, 350 pequenos volumes equivalentes a 1 litro dividido por 1000. Também pode-se dizer que 1 mililítro é igual a 0,001 litro que, como já mencionado, equivale a um litro dividido por 1000.

Da mesma forma, quando utiliza-se uma régua, geralmente a unidade apresentada na régua é de centímetros e ainda é possível notar subdivisões dos centímetros denominadas milímetros. Sabe-se que 100 centímetros equivalem a 1 metro. Então, um milímetro consiste em uma unidade de comprimento igual a 1 metro dividido por 1000. Lembre-se que o prefixo "mili" quer dizer 10 elevado a potência -3. Assim, pode-se dizer que uma régua de um metro possui cerca de 1000 milímetros, ou seja, é composta por 1000 subunidades do metro em que cada unidade vale, em termos de comprimento, 1 metro dividido por 1000, isto é, 0,001 metro. Também pode-se dizer que 1 milimetro é igual a 0,001 metro.

Embora muito menos comuns, os prefixos "micro" cujo símbolo é "µ" e "nano" cujo símbolo é "n" significam, respectivamente, 10 elevado a -6 e 10 elevado a -9. Como pode-se notar, o "micro" e o "nano" acompanhando, por exemplo, "metro" designam unidades ainda menores que o "mili" que acabamos de apresentar. Assim, 1 milímetro é maior que 1 micrômetro que, por seu turno, é maior que 1 nanômetro.

Um micrômetro equivale à subunidade do metro que, em termos de comprimento, quer dizer 1 metro dividido por 1 milhão, ou seja, 1.000.000. Assim, pode-se dizer que 1 metro equivale a 1.000.000 micrômetros e que um micrômetro é igual a 0,000001 metro. Dessa forma, é uma unidade de comprimento extremamente diminuta.

Usando o mesmo raciocínio exposto acima, 1 nanômetro equivale a 1 metro dividido por 1 bilhão, isto é, 1.000.000.000. Em outras palavras, pode-se dizer que 1 metro é igual a 1.000.000.000 nanômetros ou que 1 nanômetro é igual a 0,000000001 metro. Assim, também é uma unidade de comprimento extremamente diminuta.

Nos exemplo acima, apenas o metro e o litro foram usados porque são unidades mais comuns no nosso cotidiano. No entanto, milli, micro e nano podem ser usados para subdividir qualquer unidade maior em várias do conhecimento como a química (MICROmol), física (MILLIgrama) e muito mais.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Análise De Solo Para A Avaliação Da Fertilidade: Entendendo O Millimol De Carga

Nutrientes: Calculando Os Estoques Presentes No Solo

Análise De Solo: Calculando O Estoque De Carbono

Exercícios Sobre: “operações Com Números Decimais” E “potências, Raízes E Expressões Numéricas”.

Vestidos De Noiva - Loja Em Sp

Medir Na Prática

Metro Quadrado Não é Parâmetro Para Analisar Investimento Em Imóvel