O DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EJA: A EDUCAÇÃO CONTINUADA



Neste texto, procuramos entender o conceito de Educação Continuada e refletir sobre as Políticas Públicas direcionadas a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Para Haddad (2007, p. 1) a "(...) Educação Continuada é aquela que se realiza ao longo da vida, continuamente, é inerente ao desenvolvimento da pessoa humana e relaciona-se com a idéia de construção do ser". Nesse sentido, a Educação Continuada não se restringe apenas ao aperfeiçoamento profissional, mas a união dos esforços para a garantia do acesso e da qualidade em todas as modalidades de ensino, inclusive na EJA. Na perspectiva psicopedagógica, o desenvolvimento humano é uma constante. A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson apresenta fases de desenvolvimento que vão desde o nascimento até a senescência. Tais idéias, nos levam a refletir sobre a realidade brasileira no que se refere à Educação de Jovens e Adultos, com seu histórico de descaso e fracassos. Podemos observar que o conceito de educação como um processo continuado que ocorre durante todo o ciclo vital com ênfase na aprendizagem, nem sempre esteve presente nas políticas públicas brasileiras, e nas práticas pedagógicas (HADDAD, 2007, p.11). Segundo Haddad (2007, p. 10), na década de 1990 as medidas e os projetos desenvolvidos no âmbito da educação foram voltados especificamente para as crianças e adolescentes. "Nessa visão, o espaço da educação de adultos no âmbito das políticas educacionais ficou restringido, quase desaparecendo em alguns casos". Embora o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) sejam instrumentos da política educacional que estabelecem diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades de ensino, eles acabam por priorizar o atendimento a crianças e adolescentes, deixando brechas para a informalidade na EJA. Portanto, é necessário refletirmos a respeito do que o país e os seguimentos políticos ligados a educação entendem por Educação Continuada. De fato há uma preocupação com a continuidade do desenvolvimento humano no que se refere ao conhecimento cognitivo? Ou esse direito fica restrito a uma pequena parcela que tem acesso a escolarização, chegando ao Ensino Superior? REFERÊNCIAS: HADDAD, Sérgio. A educação continuada e as políticas públicas no Brasil. In: [email protected] - Revista de Educacao de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 27-38, ago. 2007. Disponível em , acesso em 16/03/2010.
Autor: Simone Sandim Silveira


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