Do Politico.



REMOND, Rene. Do Politico. In: REMÒND, René (Org.). Por uma História Política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

Em Do Político, Remond busca explicitar como o político esta presente em todos os campos da sociedade, onde exerce uma interdependência e uma interdeterminância com as demais partes do todo (social, econômico, cultural, mental, cotidiano e etc).
Para melhor exemplificar tal afirmação o autor nos mostra como os meios de comunicações apesar de não serem políticos podem se transformar em veículos da política, onde:

Como mais forte razão, os meios de comunicação não são por natureza realidades propriamente políticas: podem torna-se políticos em virtude de sua destinação, como se diz os instrumentos que são transformados em armas. (REMOND [1988], 2003, p.49).

Conceituando a política como uma atividade que se relaciona com a conquista, o exercício e a prática do poder, fala que os partidos são políticos por possuírem esta finalidade, onde seus membros possuem a motivação de chegar ao poder.
Em suma, o autor acredita que o político é uma construção abstrata, assim como o econômico e o social, onde pode ser considerada a coisa mais concreta, pois com a política todos nos nós deparamos em nossas vidas já que esta interfere em nossas atividades profissionais e está presente até em nossa vida privada cotidianamente.


Autor: Daniel Rodrigues De Lima


Artigos Relacionados


As Eleições.

História E Poder.

As Formas Do Poder

Que PolÍtica É Essa?

O Conflito Entre Ética, Moral E PolÍtica

Partido Político Uma Espécie Em Extinção

A Tática Da Manipulação