O CANDOMBLÉ COMO EXPRESSÃO CULTURAL E RELIGIOSA DA ANCESTRALIDADE AFRICANA



INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na cidade de Macapá, cujo objeto de estudo foi o de mapear a presença de religiões de matriz africana, mais especificamente, o candomblé. Deu-se ênfase à rediscussão das versões existentes sobre a origem e a presença do candomblé em Macapá. O estudo permitiu aproximar as referências entre ciência e religião, na medida em que teve como suporte teórico para a análise as áreas das ciências sociais e da história. Ao longo da pesquisa verificou-se a contribuição cultural do povo africano, a mesma pode ser mensurada quando se estuda a formação e a identidade cultural da região. No decorrer da pesquisa, encontramos na documentação examinada, e nas entrevistas realizadas, suporte material que permitiu sinalizar a existência de duas versões sobre a origem do candomblé em Macapá. A primeira, conforme Pereira (2008) situa a trajetória do candomblé, como uma iniciativa particular de um homem, natural do estado do Pará, no ano de 1982. Este homem é na estrutura hierárquica da religião um babalorixá, o qual passa a difundir a religião de matriz africana neste estado. A segunda destaca SANTOS (2009) o candomblé tem sua origem em Macapá, pela iniciativa de uma senhora, natural do estado do Amapá, em 1985 cuja função é Yalorixá.

MÉTODOS:
A metodologia adotada para realização desta pesquisa foi a técnica da história oral coletando-se depoimentos, e fazendo-se entrevistas e como afirma Becker (2005, p. 31) "A história oral é extremamente útil para preencher as lacunas da história, para compensar a falta de documentação". Foram entrevistadas 5 pessoas, três do sexo masculino, cuja função e hierárquica no candomblé é babalorixá e duas mulheres cuja função hierárquica, dentro do candomblé é yalorixá. A escolha dos informantes deu-se pelo fato de os mesmos residirem em Macapá, serem afro religiosos e ocuparem alto grau hierárquico dentro das religiões de matriz africana e ainda por terem vivenciado o período da chegada do candomblé em Macapá.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No decorrer da pesquisa, constatou-se a presença da cultura africana na arquitetura, na dança e na religião. Na arquitetura temos a construção da fortaleza de São José de Macapá, na dança o Marabaixo e o Batuque. No campo religioso verificou-se o crescimento de várias manifestações afro religiosas como a Umbanda, a Mina e o Candomblé. No tocante ao Candomblé constatou-se a contribuição significativa de uma Yalorixá seguido de um Babalorixá. Todavia apesar deste crescimento, as religiões de matriz africana vivenciam situações de intolerância religiosa e de preconceito, e segundo os informantes desta pesquisa, há registros de ações de intolerância atingindo os templos e adeptos da religião, seguindo-se situações de apedrejamento dos terreiros e agressões verbais. A pesquisa informa a necessidade da implementação da Lei 10.639, que visa incluir no currículo escolar a disciplina História e cultura afro-brasileira. O desenvolvimento deste conteúdo no ensino básico e superior possibilitará à sociedade local compreensão da contribuição da história e da cultura africana. Constata-se que os trabalhos sociais desenvolvidos pelos afro religiosos, as oficinas e os eventos culturais contribuem para a diminuição da intolerância religiosa e o preconceito por parte da população.

CONCLUSÕES:
O Candomblé é uma religião que possui uma capacidade de agregar homens e mulheres na busca de um bem estar social, cultural e espiritual de quem o pratica, além de possibilitar uma melhor integração social das pessoas com a natureza. Conforme o estudo desenvolvido sobre a religião do
Candomblé na cidade de Macapá, constatou-se a existência de 28 templos de candomblé naquela



idade divididos em Ketu, JeJe e Angola. A nação angola foi a pioneira na região, porém a nação Ketu, tem o maior número de templos e adeptos. O Candomblé teve início com a contribuição de dois afros religiosos, sendo uma amapaense e um paraense, praticantes da nação angola que passaram a praticar a religião na cidade na década de 80. Foi pela prática da yalorixá, angoleira (mameto de inkisse), Katulembà, segundo informantes desta pesquisa, que o candomblé iniciou nesta cidade. A contribuição das manifestações culturais africanas e afro descendentes é fundamental para a identidade cultural do povo amapaense, portanto espera-se que a sociedade local após o conhecimento de suas raízes históricas e de seu passado, reveja até que ponto o seu comportamento fere os direitos humanos, quando com suas atitudes estimula a intolerância e o preconceito contra as religiões de matriz africana.

Instituição de Fomento: Recursos próprios

Palavras-chave: Candomblé, Religiões Afro-brasileiras, Macapá






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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras

Anais da 63ª Reunião Anual da SBPC - Goiânia, GO - Julho/2011
Autor: Valter Dos Santos Vieira


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