LEVANTAMENTO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS PELA AÇÃO ANTRÓPICA NOS CÓRREGOS JENIPAPO E CARÁ NO MUNICÍPIO DE ARAGOMINAS - TO



UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS ? ARAGUAÍNA
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD


FRANCISCO NILSON VIANA DA PAZ

LEVANTAMENTO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS PELA AÇÃO ANTRÓPICA NOS CÓRREGOS JENIPAPO E CARÁ NO MUNICÍPIO DE ARAGOMINAS - TO.

ARAGUAÍNA - JUNHO
2011

Francisco Nilson Viana da Paz

LEVANTAMENTO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS PELA AÇÃO ANTRÓPICA NOS CÓRREGOS JENIPAPO E CARÁ NO MUNICÍPIO DE ARAGOMINAS - TO.


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Biologia, pelo curso de Biologia EaD da Universidade Federal do Tocantins.

Orientador: Prof. Dr. Joseilson Alves de Paiva

ARAGUAÍNA - JUNHO
2011

Dedicatória:
Dedico a realização desse trabalho às minhas queridas filhas Mewyllyn de Sousa, Lauren Giovana , Ashely Estephane e em especial à minha querida esposa Nilvânia Ferreira de Sousa pelo apoio incondicional.

AGRADECIMENTOS

? A Deus pela benção e proteção em todos os momentos da vida.
? Ao meu orientador Prof. Dr. Joseilton Paiva, pelo trabalho de arguição e espirituosidade intelectual na orientação.
? A todos os colegas de turma pela presteza e dedicação ao estudo, em especial: Deusivan, Ademilson, Wehbehtt, Cândido, Joilda, Maciel, Nonato, Leidiane, Gizelma, Igleide pelo apoio direto durante o curso.
? À Secretaria Acadêmica por sua dedicação a todos nós.
? À professora Ianeide pelo acompanhamento e dedicação durante o curso.
? A todos os Professores da turma em especial: Prof.ª Leila Ribeiro; Prof. Adriano Dorosci; Prof. Fábio; prof.ª Geane; Prof. Hugo; Prof. Gecilane e Prof. Sandro por suas colaborações intelectuais e pessoais ao curso.
? A meus pais pelas orações e apoio nas atividades desenvolvidas durante o curso.
.
Epígrafe:

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende". Leonardo da Vinci.
RESUMO

Tendo em vista a abrangência da questão ambiental atual e a inexistência de fronteiras para a poluição dos recursos hídricos no mundo a qual ocorre em escalas globais, regionais e locais, propôs-se discutir os principais indícios de contaminação dos córregos Jenipapo e Cará na cidade de Aragominas Tocantins. A metodologia aplicada partiu de uma revisão de literatura dos principais tópicos que retrata a questão ambiental atual, tais como meio ambiente, recursos hídricos, impacto ambiental, poluição e desenvolvimento sustentável. Partindo da observação, registro e análise dos dados obtidos pôde-se mensurar os indícios de contaminação das águas do córrego Jenipapo e córrego Cará. Isso foi feito a partir de visitas de campo aos principais pontos com focos de poluição, as quais se deram a partir de seus leitos na área urbana até suas nascentes. Após a coleta e discussão dos dados, verificou-se que as nascentes dos córregos Jenipapo e Cará se encontram ameaçadas pela ação antrópica. Constatou-se a ausência de mata ciliar na maior parte dos seus leitos incluindo zona rural e urbana. Também foram identificados vários pontos de contaminação por esgoto doméstico, resíduos de lava-jatos, atividade agrícola e presença de materiais sólidos como plásticos na margem e no leito desses córregos.

PALAVRAS CHAVES: Contaminação, poluição, preservação.

ABSTRACT

Given the scope of current environmental issues and the absence of borders to the pollution of water resources in the world which occurs on global, regional and local scales. Has been proposed to discuss the main signs of contamination in streams Jenipapo and Cará in the city of Aragominas Tocantins. The methodology was based on literature review of the main topics that portrays the current environmental issues that foccus on environment, water resources, environmental impact, pollution and sustainable development. Starting from the observation, recording and analysis of data obtained it was possible to measure the evidence of water contamination Jenipapo and Cará?s streams This was done from field visits to the most importan points with outbreaks of pollution, which started from their beds in the urban area to its sources. After the collection and analysis of the data, was clear that the sources of Jenipapo and cará?s streams are threatened by human action. It found a lack of riparian vegetation in most of its beds including rural and urban areas. Also identified several points of contamination by sewage, waste from car washes, agricultural activity and the presence of solid materials like plastic on the bankand the bed of these streams.

Keywords: contamination, pollution, preservation.
INTRODUÇÃO
O avanço desenfreado do capitalismo, favorecido pela globalização durante décadas tem provocado um aumento nos problemas ambientais, ocasionando transtornos para o homem e para o futuro da humanidade. Nesse processo, Santos (2000) afirma que "a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista, a qual é intensificada pelo consumo humano".
Tal mundo capitalista e competitivo tem causado a diminuição das fronteiras internacionais e locais, o que leva o homem a viver e sentir-se alheio às suas próprias ações, o que diminui o seu grau de comprometimento com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.
A globalização se apodera dos recursos naturais em todo o planeta acrescentando novos e importantes elementos na problemática ambiental atual. Daly (1996), Apud Romeiro (1999) chama a atenção para duas ordens desses problemas: uma se refere aos impactos socioambientais locais (degradação ambiental e/ou esgotamento precoce de recursos naturais) que podem resultar das diferenças entre países em termos do grau de internalização dos custos sociais e ambientais. A outra provocada pela expansão excessiva do comércio internacional que diz respeito à escala das atividades econômicas tende a ultrapassar os limites da capacidade de carga do ecossistema mundial.
Esses problemas trazidos pela globalização revelam uma relação de interesses particulares na discussão ambiental atual. Para Rebelo (2010, p.8):

As escolhas morais e ideológicas no debate contemporâneo sobre a natureza e o meio ambiente revelam, na verdade, os interesses concretos das nações ricas e desenvolvidas e de suas classes dominantes na apropriação dos bens naturais já escassos em seus domínios, mas ainda abundantes entre as nações subdesenvolvidas.

Nesse mesmo sentido, o pensador francês, Guattari (1990) defende que somente haverá uma resposta à crise sócio ecológica, se forem em escala planetária e com o surgimento de uma autêntica revolução política, social e cultural, a qual reoriente os objetivos da produção de bens materiais e imateriais.
Assim, devem-se encontrar meios de produção e consumo sustentáveis, pois, conforme afirma Machado (2006), o dinheiro que financia a produção e o consumo fica atrelado à moralidade e à legalidade dessa produção e desse consumo, logo, a destinação desse dinheiro não é neutra ou destituída de coloração ética, não podendo, portanto, financiar a poluição e a degradação da natureza.
A abundância dos bens de consumo continuamente produzidos pelo sistema industrial é considerada, frequentemente um símbolo da performance bem sucedida das economias modernas, (PORTILHO, 2005), o que pode trazer consequências drásticas para o meio ambiente em todo o planeta.
Isso significa que os problemas relacionados ao ambiente são ignorados por quase toda a sociedade, uma vez que, faltam ações concretas, seja por parte do poder público ou dos próprios cidadãos em explorar e utilizar com responsabilidade social os recursos naturais que estão à disposição da humanidade. Essa realidade é também presente no município de Aragominas ? TO, onde esses recursos também passam por um processo de deterioração e escassez, trazendo assim consequências de difícil recuparação ao meio ambiente.
Download do artigo
Autor: Francisco Paz


Artigos Relacionados


A Situação Dos Resíduos Sólidos Urbanos No Município De Ubá (mg)

Gestão Ambiental Em Recursos Hídricos: Sustentabilidade E Equilibrio Nas Relações Entre O Homem E O Meio Ambiente

A Urbanização Do Verde: O Uso Das áreas De Proteção Ambiental E Parques Urbanos De Fortaleza - Ceará

A DegradaÇÃo Dos Recursos HÍdricos Em FunÇÃo Da ExpansÃo Da Monocultura Cafeeira

Avaliação De Impactos Ambientais Do Lixão Do Município De Estância – Sergipe

Programa De Controle Da Poluição Do Ar Por Veículos Automotores - Proconve.

Impactos Sócio-ambientais Dos Resíduos Sólidos E A Gestão Sanitária Em Itabaiana – Se