Entendendo Xiitas e Sunitas desde o princípio do Islã



O Politeísmo era predominante no oriente médio o que causava uma diáspora da população, fazendocom que a economia e a segurança não alavanca-se.
Certo dia Maomé resolveu ir caminhar no deserto e pensou como seria se houvesse apenas um só Deus, concluindo então que só há e que as diferentes denominações são para uma mesma entidade.
Maomé volta à Meca e tenta propagar seus ideais sofrendo no entanto forte perseguições, contudo já havia reunido uma pequena parcela popular que o seguiria no que se chamou de Hégira.
A Hégira é a denominação dada ao momento em que Maomé e seus seguidores saem da Meca e vão à Yatreb, encontrando lá hospitalidade e prazer em ouvir suas palavras, o que lhe gerou um intenso apoio principalmente de sua futura esposa, que conheceu lá, muito rica e poderia bancar uma volta à Meca.
Depois de reuniões e pensamentos o que se sucede é uma volta à Meca, contudo com essa volta Yatreb passa a se chamar Medina pois ganha o conceito de que é o início de um movimento revolucionário.
Agora que entram conceitos de divergência.
OS Xiitas são seguidores que acreditam que o Islamismo foi precedido pelo genro de Maomé, Ali e creem no Jihad ( esforço ) que se entende como Guerra Santa, denotando que a entrada de Maomé em Meca foi de forma violenta.
Os Sunitas creem na Suna, ou seja, na descendência direta do profeto, avaliando ainda que foi em tom pacífico a volta à Meca.
Os Sunitas são maioria no mundo com cerca de 85 % da população islâmica já os Xiitas são somente maioria em Israel (Norte) que é uma das 3 grandes divisões do Oriente Médio, seguido pela Faixa de Gaza e Cis-Jordânia.

Autor: Leonardo Francisco Cavenaghi


Artigos Relacionados


Maomé

Islamismo E As Guerras

Islamismo E As Guerras

A Grande História Sobre O Islamismo E Suas Guerras ....

Islamismo E As Guerras

O Islanismo E As Guerras

Guerras Do Islamismo