A Aplicação do Endomarketing nas Organizações.
Para implantar a gestão participativa em uma empresa, é necessário contar com a colaboração do cliente interno, em todos os aspectos; para isso é de grande relevância a implantação do marketing voltado para o cliente interno.
Cerqueira (1999, p. 51) ressalta o que é endomarketing : "são projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus funcionários com o desenvolvimento adequado das diversas tecnologias". Ou seja, o endomarketing tem como objetivo fortalecer a relação organização/colaborador através da utilização de métodos traçados pela empresa, afim de que os clientes internos conheçam, apóiem e absorvam a cultura organizacional.
Segundo Cerqueira (1999, p. 51), o conceito acima citado está visando:
? A prática dos valores estabelecidos como base da nova cultura;
? A manutenção de um clima ideal de valorização e reconhecimento das pessoas;
? A obtenção de índices maiores de produtividade e qualidade, com a conseqüente redução de custos;
? O estabelecimento de canais adequados de comunicação interpessoal, que permitirão a eliminação de conflitos e insatisfações, que possam afetar o sistema organizacional;
? A melhoria do relacionamento interpessoal;
? O estabelecimento da administração participativa;
? A implantação de ações gerenciais preventivas.
Com as implementações realizadas será mais fácil otimizar os processos para implantação da gestão participativa. Las Casas (2005, p. 39) relata que: "também se constatou que, na década de 90, uma empresa sem marketing interno não permite a motivação dos funcionários, para se levar adiante qualquer plano". Desta forma os colaborados estarão aptos a internalizar as propostas da empresa.
Gil (2008, p. 205) diz que:
Diversas teorias sobre motivação partem de que, mediante oportunidades e estímulos adequados, as pessoas passam a trabalhar com maior motivação e entusiasmo. Logo, requer-se dos gerentes que saibam quais são esses estímulos.
Com a implantação do Endomarketing será possível que a empresa tenha maior conhecimento de seus colaboradores, e desta forma poder avaliá-los, para então aplicar as estratégias cabíveis para melhor satisfação dos mesmos dentro da organização.
Autor: Marcos Silvestre Da Silva Borges
Artigos Relacionados
A Importância Do Endomarketing Nas Organizações
Endomarketing: Público Interno E Sua Produtividade.
A Importância Do Endomarketing Para A Qualidade Do Serviço
Tranformando Empregados Em Colaboradores AtravÉs Do Endomarketing
Endomarketing Como Ferramenta Para Motivação E Integração De Equipes
Endomarketing: Conceito E Aplicação Dentro Das Organizações
A Importância Do Endomarketing Para A Produtividade