Responsabilidade Social da Empresa



INTRODUÇÃO


O presente relatório tem por finalidade analisar como começou a se desenvolver nas Empresas, a necessidade de programas sócias em benefício do bem comum de uma sociedade, não apenas a finalidade econômica que é e sempre foi a única preocupação de Empresas de todos os ramos. Hoje a Sociedade atual cobra projetos, faz movimentos para ajudar o próximo, e não poderia ser diferente uma vez que vivemos tempos difíceis para a maioria da população mundial, com isso há uma preocupação de modo geral em se fazer algo para diminuir a fome, a marginalidade, para proteger o meio ambiente, com esse objetivo as Empresas estão se engajando em campanhas, projetos e outros para fazer algo na tentativa de amenizar tantos problemas que enfrentamos todos os dias.



FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Responsabilidade Social da Empresa

A desenvolvimento da responsabilidade social começou a aumentar em nosso meio à partir da década de 1990, tornando-se quase indispensável para as empresas que pretendem se manter competitivas em seus respectivos mercados.
Nos últimos 200 anos nós nos portamos muito mal, poluímos rios, devastamos florestas, extinguimos espécies animais e vegetais, porém, agora todos se preocupam em manter programas de ajuda, alguns se resumem em puramente Marketing Social, sem resultados significantes.
A Responsabilidade Social da Empresa Significa uma visão empreendedora, mas preocupada com o meio social em que a empresa esta inserida, ou seja sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas não colocando-o como um fim e sim como um meio para atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida. Claro que isso é a minoria das Empresas, pois a finalidade sim da maioria dos Empresários é obter lucros, porém estão conscientes que suas empresas terão um respaldo maior se estiver ajudando a sociedade em que está inserida.
A Constituição Federal traça os princípios gerais da atividade econômica, pois garantiu a livre iniciativa, mas, a concedendo mediante uma contraprestação da própria empresa de que ela deverá participar da integração do cidadão ao meio em que está, garantindo-lhe um bem estar e uma vivência digna, mas nem sempre as empresas cumprem esse papel, agora é que esta visão está fazendo parte da rotina destas.
O uso da responsabilidade social é forma de se obter benefícios, mas ao mesmo tempo, é uma oportunidade de agir de acordo com os ditames constitucionais, recebendo como já dito, benefícios e garantias estatais e ainda promover o bem estar da sociedade e agregar valor à empresa, melhorando assim, a vida da coletividade, da empresa e sua imagem no mercado, o que trata, com certeza, maior desenvolvimento econômico.
Responsabilidade social, pode ser a diferença entre sobreviver no mercado ou não. É, portanto conceito estratégico e quem não estiver atento a esse diferencial, vai deixar o convívio social e, conseqüentemente, sairá do mercado.
Com essa realidade, as empresas devem assumir posições como agentes transformadores da sociedade, assumindo papeis para coibir ações que possam prejudicar seu público, seus clientes, seus fornecedores e na sociedade em que está estabelecida.
Dessa forma, a Responsabilidade Social deve ir além de campanhas de poda de grama na cidade, ou de apoio a comunidade, mas deve transparecer seus valores, seus princípios em prol do bem estar da sociedade e a possibilidade de proporcionar a todos a que se relaciona a existência digna.
Por fim, na sociedade de hoje, essa preocupação com o social, o ecológico, o humano e a valoração dos princípios básicos de convivência, como o trabalho e a existência digna poderá representar o diferencial entre o sucesso e o fracasso na atividade econômica e a inserção ou não da empresa, no contexto mundial.
Vejamos exemplos de Empresa que realizam projetos sociais em benefício da comunidade de modo geral:
? Petrobras: com o programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras é resultado de um conjunto de esforços. Elaborado com a participação de membros das diferentes áreas da Petrobras, representantes da sociedade civil e do governo, seu conteúdo reflete o compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco social no Brasil. O programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras prevê a continuidade das ações bem sucedidas no Programa Petrobras Fome Zero, com um horizonte de atuação ampliado e um processo de gestão dos investimentos sociais aprimorado pela empresa. São temas transversais: gênero, igualdade racial, pessoas com deficiência, pescadores e outros povos e comunidades tradicionais. O programa tem como meta atender 4 milhões de pessoas diretamente e outros 14 milhões indiretamente em todo o território nacional, e pretende alcançar ainda, com ações de comunicação e difusão da cidadania, outros 27 milhões de pessoas.
http://www2.petrobras.com.br/portal/frame.asp?pagina=/ResponsabilidadeSocial/portugues/index.asp&lang=pt&area=rsa

? Instituto Roberto Bosch: Responsabilidade Social Empresarial na visão da Bosch é utilizar de práticas cujos objetivos não são apenas reduzir os problemas sociais, mas contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, através da condução dos negócios de tal forma que a empresa se torne um agente de evolução social, suprindo as demandas atuais e futuras, desde a concepção de seus produtos até a sua utilização pelo consumidor final, contemplando a cadeia de suprimentos, o processo industrial, a gestão dos colaboradores e o atendimento ao cliente.
http://www.bosch.com.br/br/responsabilidade_social/fundacao/index.html

? Bunge: Ciente de seu papel como organização atenta a seu tempo, a Bunge vai além da performance financeira. Para ela, é fundamental difundir e praticar um modelo de desenvolvimento capaz de alinhavar, a um só tempo, prosperidade econômica, justiça social e respeito ao meio ambiente. A Bunge fortalece a crença na participação comunitária e nos valores da cidadania empresarial, moldando políticas em benefício de toda a sociedade. Seu compromisso com as comunidades e o respeito ao relacionamento com todas as partes interessadas no desenvolvimento social, regem suas diretrizes. Com o objetivo de valorizar a educação e a produção do conhecimento é a base que sustenta projetos como a Fundação Bunge, entre outros.
www.bungefertilizantes.com.br/quemsomos/responsabilidadesocial.asp
? No Estado do Mato Grosso podemos citar várias empresas atuando como por exemplo:
Grupo André Maggi,
Rede Cemat,
Unimed-Cuiabá,
Serviço Social da Indústria (Sesi-MT),
Instituto Lojas Renner,
Itaú Social,
Instituto HSBC Solidariedade
Marajá Refrigerantes
Banco Sicred
http://www.kanitz.com.br/impublicaveis/responsabilidade_social.asp
Assim temos vários exemplos de Empresas que fazem algo pelo social, nem que seja somente para cumprir o seu papel em uma sociedade que está cobrando algo a mais.
A responsabilidade social está se transformando em uma das estratégias mais importantes para as empresas brasileiras. Além do preço e da qualidade esperada, participar efetivamente para o desenvolvimento de seus públicos, faz as empresas perceberem que isso também satisfaz seus clientes, ou melhor, conquista-os. Se antigamente a empresa era alienada de seu ambiente, hoje deverá atuar na comunidade para que possa garantir sua sobrevivência.
As empresas que investem socialmente estão modificando seu próprio conceito, pois melhoram a qualidade de vida de seus funcionários, apresentam maior produtividade, melhor acesso ao capital com o crescente apoio de investidores, preocupam-se com o meio ambiente e com o desenvolvimento da comunidade.
A responsabilidade social é como uma estratégia para as Empresas de todo o nosso país. Além das modificações no interior das Empresas, com relação aos colaboradores, satisfaz também os seus clientes, que hoje cobram e valorizam o social, a preocupação com o futuro. Hoje para devido a grande concorrência existente no mercado, sobrevive os que estão em destaque, e como compromisso com o social é matéria de destaque acaba impulsionando as Empresas para grandes lucros, garantindo assim a sua sobrevivência.


















CONCLUSÃO:




Observa-se no mercado atual que as Empresas que investem socialmente, estão modificando seus próprios conceitos, melhoram a qualidade de vida de seus funcionários, apresentam maior produtividade, preocupa-se com o ambiente e com a comunidade em que está inserida.
As empresas devem melhorar a cada vez mais suas práticas sociais, resgatando a função social da empresa, tendo por objetivo maior a promoção da qualidade de vida de quem produz e de quem consome seus produtos, sendo assim promoverá a construção de uma sociedade mais justa e qualitativamente melhor para o viver humano, com atividade mais condizente com os ditames sociais e legais hoje estabelecidos em nossa comunidade.



















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



http://www2.petrobras.com.br/portal/frame.asp?pagina=/ResponsabilidadeSocial/portugues/index.asp&lang=pt&area=rsa

http://www.bosch.com.br/br/responsabilidade_social/fundacao/index.html

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5612
www.bungefertilizantes.com.br/quemsomos/responsabilidadesocial.asp
www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_fae_business/.../01_rs.pdf






Autor: Isabel Scheffel


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