Edir Macedo: O Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus



Edir Macedo: o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus
Edir Macedo Bezerra nasceu em 18 de fevereiro de 1945, no Estado do Rio de Janeiro, filho de Henrique Bezerra e Eugenia Macedo, sendo o quarto filho do casal num total de sete irmãos, onde Edir nasceu com uma deficiência na mão esquerda.
O mais importante acerca da história desse personagem histórico entendemos que é quando Macedo começa sua trajetória religiosa que será marcada por várias polêmicas em torno de sua figura como: acusações de charlatanismo, estelionato, exploração de miseráveis, sua prisão, a Igreja Católica, sua relação com a Rede Globo, a compra da Rede Record, a corrupção de dissidentes da Universal, o desastroso chute na santa que um dos membros da igreja acabou executando, e por fim, a teoria da prosperidade.
Macedo começou sua vida religiosa passando doze anos como membro da Igreja Nova Vida, onde conheceu sua esposa Ester, mãe de seus três filhos (um homem e duas mulheres), em que tentou torna-se pregador evangélico, contudo a congregação não acreditava no Bispo.
O exército de pastores liderado por Macedo começou a ser formado em 1975, com a fundação de A Cruzada do Caminho Eterno que depois passou chamar-se Casa de Benção até chegar ao nome Igreja Universal do Reino de Deus.
Edir Macedo começou sua empreitada ao lado de seu cunhado Romildo Ribeiro Soares (missionário RR Soares), que conhecerá em 1968 na Igreja Nova vida.
No dia 9 de julho de 1977, foi realizado o primeiro culto na Igreja da Benção, que dois anos mais tarde mudaria definitivamente de nome para Igreja Universal do Reino de Deus, ano esse instituído como data da fundação da igreja apesar da nomenclatura diferente.
Os cultos começaram a ser proferidos inicialmente aos sábados no final da tarde no Jardim do Méier no Rio de Janeiro, onde o público nunca era dos maiores, mas que pouco a pouco voltavam nos sábados seguintes atraídos pelas palavras de Macedo, e nem faziam idéia que ali nascia uma das maiores igrejas evangélicas do planeta.
Em 1980, uma cisão. Soares e Macedo decidiram romper. Haviam discórdias no direcionamento da igreja, que já contava com quinze pastores. O bispo Macedo, então propôs uma assembléia excepcional para decidir quem seria o novo comandante da Universal. O que perdesse renunciaria à liderança. O então pastor Macedo ganhou por 12 votos a 3.
A partir de 1980, três anos depois do primeiro culto, dezenas de outras unidades da Igreja Universal do Reino de Deus foram abertas em vários pontos do Rio de Janeiro, de São Paulo e por todo o Brasil.
Os anos de 1980 foram uma década positiva para a política expansionista de Edir Macedo. Em 1980 também foi aberto o primeiro templo no exterior, em Mount Vernon, em Nova Iorque (EUA), era o avanço internacional: Argentina, Portugal, Estados Unidos, México e África do Sul.
O crescimento no Brasil foi rápido. Em oito anos, já havia 195 templos em catorze estados brasileiros e no Distrito Federal. Em média, 24 templos por ano, dois a cada mês. Um a cada quinze dias.
Edir Macedo sempre acreditou que para o crescimento da sua igreja seria necessário o uso dos veículos de comunicação de massa, onde ainda nos anos 1970 a proposta ganha vida, quando Macedo adquiriu 15 minutos na programação da rádio Metropolitana do Rio de Janeiro e levou ao ar o programa O Despertar da Fé. Não demorou muito para a compra da rádio Copacabana, hoje exclusivamente voltada à programação da igreja, onde o rádio teve papel decisivo na divulgação da Igreja Universal país adentro.
No fim da década de 1980, Macedo daria o salto empresarial mais arriscado de sua vida, com a compra da falida TV Record em 1989 por 45 milhões de dólares, processo esse complicado pelo fato de outros interesses impedirem a sua compra, contudo acabando com a chancela presidencial em 1991.
A Igreja Universal possuí alguns símbolos cristãos e judaicos que estão presentes em seu cotidiano como: A cruz, o candelabro, o óleo representado por azeite, o pão, o sangue simbolizado por suco de uva, além da inscrição na fachada e no altar das igrejas ordem expressa de Macedo "Jesus Cristo é o Senhor".
Alguns lugares são tidos como sagrados pelos fiéis e pela igreja como: Israel e o Monte Sinai, para onde é organizada peregrinação anualmente, intitulada "Fogueira Santa".
O bispo é conhecido como orador nato, além de colecionar diversas graduações em teologia como: Doutor em filosofia cristã, mestre em ciências teológicas, doutor em divindade, bacharel e doutor em teologia. Por isso, já no décimo aniversário da igreja, um megaevento denominado "Duelo dos Deuses" lotou simultaneamente diversos estádios do país. Em abril de 2004, Edir Macedo realizou o mais numeroso de seus megaeventos: 1,5 milhões de fiéis lotaram o Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro.
Em 24 de maio de 1992, Macedo é preso e levado para uma delegacia de São Paulo permanecendo detido por 11 dias, acusado de estelionato, charlatanismo e curandeirismo, acusações essas que Macedo faz questão de dizer que foram feitas por seus vários desafetos públicos como o clero Católico, a Rede Globo, pois este acredita que a Igreja Universal incomoda o primeiro e a Rede Record o segundo.
A época da prisão de Macedo a principal noticia no Brasil era o escândalo de corrupção ocorrido no governo do então presidente Fernando Collor de Mello.
Acerca da questão dos chutes na santa Macedo acredita que foi um erro, onde isso atrasou os trabalhos da igreja, e este episódio foi interpretado por muitos como um ultraje a Igreja Católica, gerando revolta de diversas religiões contra fiéis da igreja Universal, sendo a igreja taxada de radical.
A relação da Universal com a Igreja Católica é de oposição as suas praticas religiosas, onde a Igreja Católica considera a Universal como uma seita segundo o papa Bento XVI, consideração esta vista como preconceituosa por parte do líder da Universal.
A teologia da prosperidade proposta por Macedo consiste numa critica ao que ele chama de teologia da miséria da Igreja católica, onde prega a questão do dinheiro como à vitória da saúde perfeita contra o diabo, incutindo a necessidade dos fiéis buscarem o poder e o sucesso, em que a pobreza e a miséria são vistas como males causados por forças diabólicas que devem ser exorcizadas da mente e do corpo, a fim de se ganhar a bênção de Deus através da fé.
O dinheiro da igreja arrecado através do dízimo é todo para a construção de templos, despesas com os pastores e entre outras questões, segundo afirma o bispo.
Com sua mente controversa Macedo apresenta opiniões acerca de vários assuntos e esse pensamento pode ser considerado como o da igreja já que é o pensamento de seu líder como, os são exemplificados os seguintes:
O aborto é aceito por parte do Bispo Macedo já que considera um direito da mulher em casos como estupro e má-formação do feto.
O homossexualismo, Macedo se diz, contrário a relação homossexual e não aos homossexuais, pois acredita na Bíblia.
Sobre métodos anticoncepcionais se diz a favor principalmente ao uso da camisinha, da vasectomia, das pílulas para o controle da natalidade.
A submissão feminina diz que existe na Universal, onde o homem é visto como o cabeça e a mulher como o corpo.
O carnaval considera uma festa da carne já que é uma época em que ocorrem mortes, brigas e desgraças em geral, contudo do ponto de vista social é um bem para o Brasil.
O fanatismo religioso considera uma fé sem razão. E essa e outras questões que o bispo da Universal toma posicionamentos enérgicos e fortes.
A igreja Universal do Reino de Deus hoje é considerada um império religioso, já que possui 9.960 pastores, 4.778 templos apenas no Brasil, em que segundo o IBGE calcula-se 2 milhões de fiéis, contudo essa estatistifica é contestada pela igreja que acredita possuir até 8 milhões de fiéis.
A igreja ultrapassou as fronteiras do Brasil na década de 1980 atingindo: Américas, Europa, Ásia e África. A presença da igreja já é maior que a de muitas multinacionais do porte de Phillips Morris, dona da marca de cigarros Marlbolro, em 160 países e o Mac Donald' s em 118. A Universal já chegou a 172 países.
A universal conta com um conglomerado midiático que inclui estações de rádio, a Rede Record de Televisão, uma gráfica e editora responsável pela produção gráfica de livros e panfletos, o semanário Folha Universal, de circulação nacional, e o diário Hoje em Dia em Minas Gerais.
Em suma, a Igreja Universal do Reino de Deus através de seu Bispo construiu sua identidade não apenas como herdeira do protestantismo pentecostal, mas em oposição à religiosidade afro-espirita. Tanto o Catolicismo como as religiões afro-brasileiras são demonizadas por seus pastores e encaradas como inimigas preferências na disputa do espaço e legitimidade no campo religioso. Ao mesmo tempo, ela incorpora sincreticamente elementos do catolicismo e dos cultos afro, reconhecendo, instrumentalizando e dialogando com suas crenças e símbolos.
Referencias Bibliográficas:
ALMEIDA, Ronaldo de. A expansão pentecostal: circulação e flexibilidade.
CONRADO, Flávio. A Reinvenção da fé protestante.
TAVALORO, Douglas. O Bispo: a história revelada de Edir Macedo. São Paulo: Larrousse do Brasil, 2007.

Autor: Daniel Rodrigues De Lima


Artigos Relacionados


Sobre Como O Edir Macedo Maquiou O Seu Movimento Contraditório Para Parecer Igreja Evangélica.

Briga De Cachorro Grande

Eu Odeio ReligiÃo!

Iurd (igreja Universal Do Reino De Deus) Defende Aborto Utilizando Falaciosamente A Autoridade E Testemunhos De Artistas Da Mídia.

Record E Globo E A Guerra No Horário Nobre

Record E Globo E A Guerra No Horário Nobre

O Homem Que Se Intitulou Bispo